As disputas em torno do cidadão : a reestruturação urbana, as políticas curriculares e a formação do jovem na cidade - qual o papel da geografia escolar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jordão, Gabriela Fernandes, 1990-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640743
Resumo: Orientador: Rafael Straforini
id UNICAMP-30_57cb436e16e7a076cd1f9a0cf9373e44
oai_identifier_str oai::1161823
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling As disputas em torno do cidadão : a reestruturação urbana, as políticas curriculares e a formação do jovem na cidade - qual o papel da geografia escolar?Thes disputes around the citizen : urban restructuring, curricular policies and the formation of young people in the city - what is the role of school geography?UrbanizaçãoTeoria do discursoPlanejamento urbanoJovensCurrículo escolarUrbanizationDiscourse theoryCity planningYoung adultsSchool curriculumOrientador: Rafael StraforiniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: Tendo a Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe como referencial teórico-metodológico esta pesquisa inicia-se discutindo o direito à cidade em relação às novas formas urbanas. Diante de um modelo de cidade que limita a ação do cidadão e contribui para seu desgaste ao promover a desigualdade e a sensação de ocupação de diferentes universos entre grupos sociais distintos, busquei discutir a vida cotidiana de uma grande parcela da população que não é contemplada ao se pensar e moldar a cidade, enfatizando os jovens escolares. Fazendo um paralelo entre a reestruturação do espaço urbano e o processo de reestruturação educacional ¿ principalmente no que tange as reformas curriculares das últimas décadas ¿ analisei os sentidos de cidadão fixados, considerando-o como um significante vazio, em diversas propostas curriculares contemporâneas e produzidas em diferentes escalas - os currículos dos munícipios de Campinas/SP e São Paulo/SP, do estado de São Paulo e a Base Nacional Comum Curricular, de âmbito nacional. Para isso, procurei refletir sobre a relação da escola e, principalmente, da geografia escolar na formação do jovem cidadão brasileiro, visto que a temática "cidade" e a compreensão da complexidade do espaço urbano são assuntos pertinentes a geografia escolarAbstract: Faced with a city model that limits citizen action and contributes to its wear and tear by promoting inequality and the feeling of occupation of different universes between different social groups, I sought to discuss the daily life of a large portion of the population that is not covered by to think and shape the city, with an emphasis on young students. Making a parallel between the restructuring of the urban space and the educational restructuring process - mainly with regard to the curricular reforms of the last decades - I sought to understand and analyze the fixed citizen meanings, considering it as an empty signifier, in several contemporary curricular produced at different scales - the curriculum of the cities of Campinas/SP and São Paulo/SP, the curriculum of the state of São Paulo and the Base Nacional Comum Curricular, of national scope. For this, I tried to reflect on the relationship of the school and, mainly, of school geography in the formation of the young Brazilian citizen, since the theme "city" and the understanding of the complexity of urban space are relevant issues to school geographyMestradoAnálise Ambiental e Dinâmica TerritorialMestra em GeografiaCAPES88882.180285/2018-01[s.n.]Straforini, Rafael, 1973-Cavalcanti, Lana de SouzaSilva, Adriana Maria Bernardes daCosta, Hugo Heleno CamiloUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASJordão, Gabriela Fernandes, 1990-20202020-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (140 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640743JORDÃO, Gabriela Fernandes. As disputas em torno do cidadão: a reestruturação urbana, as políticas curriculares e a formação do jovem na cidade - qual o papel da geografia escolar?. 2020. 1 recurso online (140 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640743. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161823Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-16T18:45:52Zoai::1161823Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-03-16T18:45:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv As disputas em torno do cidadão : a reestruturação urbana, as políticas curriculares e a formação do jovem na cidade - qual o papel da geografia escolar?
Thes disputes around the citizen : urban restructuring, curricular policies and the formation of young people in the city - what is the role of school geography?
title As disputas em torno do cidadão : a reestruturação urbana, as políticas curriculares e a formação do jovem na cidade - qual o papel da geografia escolar?
spellingShingle As disputas em torno do cidadão : a reestruturação urbana, as políticas curriculares e a formação do jovem na cidade - qual o papel da geografia escolar?
Jordão, Gabriela Fernandes, 1990-
Urbanização
Teoria do discurso
Planejamento urbano
Jovens
Currículo escolar
Urbanization
Discourse theory
City planning
Young adults
School curriculum
title_short As disputas em torno do cidadão : a reestruturação urbana, as políticas curriculares e a formação do jovem na cidade - qual o papel da geografia escolar?
title_full As disputas em torno do cidadão : a reestruturação urbana, as políticas curriculares e a formação do jovem na cidade - qual o papel da geografia escolar?
title_fullStr As disputas em torno do cidadão : a reestruturação urbana, as políticas curriculares e a formação do jovem na cidade - qual o papel da geografia escolar?
title_full_unstemmed As disputas em torno do cidadão : a reestruturação urbana, as políticas curriculares e a formação do jovem na cidade - qual o papel da geografia escolar?
title_sort As disputas em torno do cidadão : a reestruturação urbana, as políticas curriculares e a formação do jovem na cidade - qual o papel da geografia escolar?
author Jordão, Gabriela Fernandes, 1990-
author_facet Jordão, Gabriela Fernandes, 1990-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Straforini, Rafael, 1973-
Cavalcanti, Lana de Souza
Silva, Adriana Maria Bernardes da
Costa, Hugo Heleno Camilo
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação em Geografia
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Jordão, Gabriela Fernandes, 1990-
dc.subject.por.fl_str_mv Urbanização
Teoria do discurso
Planejamento urbano
Jovens
Currículo escolar
Urbanization
Discourse theory
City planning
Young adults
School curriculum
topic Urbanização
Teoria do discurso
Planejamento urbano
Jovens
Currículo escolar
Urbanization
Discourse theory
City planning
Young adults
School curriculum
description Orientador: Rafael Straforini
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-12-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640743
JORDÃO, Gabriela Fernandes. As disputas em torno do cidadão: a reestruturação urbana, as políticas curriculares e a formação do jovem na cidade - qual o papel da geografia escolar?. 2020. 1 recurso online (140 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640743. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640743
identifier_str_mv JORDÃO, Gabriela Fernandes. As disputas em torno do cidadão: a reestruturação urbana, as políticas curriculares e a formação do jovem na cidade - qual o papel da geografia escolar?. 2020. 1 recurso online (140 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640743. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161823
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (140 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189170745180160