As disputas em torno do cidadão : a reestruturação urbana, as políticas curriculares e a formação do jovem na cidade - qual o papel da geografia escolar?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640743 |
Resumo: | Orientador: Rafael Straforini |
id |
UNICAMP-30_57cb436e16e7a076cd1f9a0cf9373e44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1161823 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
As disputas em torno do cidadão : a reestruturação urbana, as políticas curriculares e a formação do jovem na cidade - qual o papel da geografia escolar?Thes disputes around the citizen : urban restructuring, curricular policies and the formation of young people in the city - what is the role of school geography?UrbanizaçãoTeoria do discursoPlanejamento urbanoJovensCurrículo escolarUrbanizationDiscourse theoryCity planningYoung adultsSchool curriculumOrientador: Rafael StraforiniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: Tendo a Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe como referencial teórico-metodológico esta pesquisa inicia-se discutindo o direito à cidade em relação às novas formas urbanas. Diante de um modelo de cidade que limita a ação do cidadão e contribui para seu desgaste ao promover a desigualdade e a sensação de ocupação de diferentes universos entre grupos sociais distintos, busquei discutir a vida cotidiana de uma grande parcela da população que não é contemplada ao se pensar e moldar a cidade, enfatizando os jovens escolares. Fazendo um paralelo entre a reestruturação do espaço urbano e o processo de reestruturação educacional ¿ principalmente no que tange as reformas curriculares das últimas décadas ¿ analisei os sentidos de cidadão fixados, considerando-o como um significante vazio, em diversas propostas curriculares contemporâneas e produzidas em diferentes escalas - os currículos dos munícipios de Campinas/SP e São Paulo/SP, do estado de São Paulo e a Base Nacional Comum Curricular, de âmbito nacional. Para isso, procurei refletir sobre a relação da escola e, principalmente, da geografia escolar na formação do jovem cidadão brasileiro, visto que a temática "cidade" e a compreensão da complexidade do espaço urbano são assuntos pertinentes a geografia escolarAbstract: Faced with a city model that limits citizen action and contributes to its wear and tear by promoting inequality and the feeling of occupation of different universes between different social groups, I sought to discuss the daily life of a large portion of the population that is not covered by to think and shape the city, with an emphasis on young students. Making a parallel between the restructuring of the urban space and the educational restructuring process - mainly with regard to the curricular reforms of the last decades - I sought to understand and analyze the fixed citizen meanings, considering it as an empty signifier, in several contemporary curricular produced at different scales - the curriculum of the cities of Campinas/SP and São Paulo/SP, the curriculum of the state of São Paulo and the Base Nacional Comum Curricular, of national scope. For this, I tried to reflect on the relationship of the school and, mainly, of school geography in the formation of the young Brazilian citizen, since the theme "city" and the understanding of the complexity of urban space are relevant issues to school geographyMestradoAnálise Ambiental e Dinâmica TerritorialMestra em GeografiaCAPES88882.180285/2018-01[s.n.]Straforini, Rafael, 1973-Cavalcanti, Lana de SouzaSilva, Adriana Maria Bernardes daCosta, Hugo Heleno CamiloUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASJordão, Gabriela Fernandes, 1990-20202020-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (140 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640743JORDÃO, Gabriela Fernandes. As disputas em torno do cidadão: a reestruturação urbana, as políticas curriculares e a formação do jovem na cidade - qual o papel da geografia escolar?. 2020. 1 recurso online (140 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640743. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161823Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-16T18:45:52Zoai::1161823Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-03-16T18:45:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As disputas em torno do cidadão : a reestruturação urbana, as políticas curriculares e a formação do jovem na cidade - qual o papel da geografia escolar? Thes disputes around the citizen : urban restructuring, curricular policies and the formation of young people in the city - what is the role of school geography? |
title |
As disputas em torno do cidadão : a reestruturação urbana, as políticas curriculares e a formação do jovem na cidade - qual o papel da geografia escolar? |
spellingShingle |
As disputas em torno do cidadão : a reestruturação urbana, as políticas curriculares e a formação do jovem na cidade - qual o papel da geografia escolar? Jordão, Gabriela Fernandes, 1990- Urbanização Teoria do discurso Planejamento urbano Jovens Currículo escolar Urbanization Discourse theory City planning Young adults School curriculum |
title_short |
As disputas em torno do cidadão : a reestruturação urbana, as políticas curriculares e a formação do jovem na cidade - qual o papel da geografia escolar? |
title_full |
As disputas em torno do cidadão : a reestruturação urbana, as políticas curriculares e a formação do jovem na cidade - qual o papel da geografia escolar? |
title_fullStr |
As disputas em torno do cidadão : a reestruturação urbana, as políticas curriculares e a formação do jovem na cidade - qual o papel da geografia escolar? |
title_full_unstemmed |
As disputas em torno do cidadão : a reestruturação urbana, as políticas curriculares e a formação do jovem na cidade - qual o papel da geografia escolar? |
title_sort |
As disputas em torno do cidadão : a reestruturação urbana, as políticas curriculares e a formação do jovem na cidade - qual o papel da geografia escolar? |
author |
Jordão, Gabriela Fernandes, 1990- |
author_facet |
Jordão, Gabriela Fernandes, 1990- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Straforini, Rafael, 1973- Cavalcanti, Lana de Souza Silva, Adriana Maria Bernardes da Costa, Hugo Heleno Camilo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências Programa de Pós-Graduação em Geografia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jordão, Gabriela Fernandes, 1990- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Urbanização Teoria do discurso Planejamento urbano Jovens Currículo escolar Urbanization Discourse theory City planning Young adults School curriculum |
topic |
Urbanização Teoria do discurso Planejamento urbano Jovens Currículo escolar Urbanization Discourse theory City planning Young adults School curriculum |
description |
Orientador: Rafael Straforini |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-12-17T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640743 JORDÃO, Gabriela Fernandes. As disputas em torno do cidadão: a reestruturação urbana, as políticas curriculares e a formação do jovem na cidade - qual o papel da geografia escolar?. 2020. 1 recurso online (140 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640743. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640743 |
identifier_str_mv |
JORDÃO, Gabriela Fernandes. As disputas em torno do cidadão: a reestruturação urbana, as políticas curriculares e a formação do jovem na cidade - qual o papel da geografia escolar?. 2020. 1 recurso online (140 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640743. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161823 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (140 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189170745180160 |