Didatica e sociedade : o conteudo inplicito do ato de ensinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1990 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575584 |
Resumo: | Orientador: Dermeval Saviani |
id |
UNICAMP-30_587ff2113ff5afc309286abe76d823ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::33164 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Didatica e sociedade : o conteudo inplicito do ato de ensinarDidáticaSociologia educacionalOrientador: Dermeval SavianiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Qual o significado do ensino escolar? Por que/em determinado momento, a escola capitalista, através de sua prática pedagógica, enfatizou ora a forma do professor ensinar, ora a forma do aluno aprender? Por que hoje a escola, na prática de sua função específica, prioriza conhecimentos, habilidades e valores mais práticos que teóricos, mais técnicos que científicos e sociais? De que maneira Um ensino pode contribuir para a superação da realidade capitalista predominante? Tomando por base estas e outras questões sobre o "como ensinar" o presente estudo foi estruturado e desenvolvido com a finalidade de identificar a contribuição específica da Didática para a superação-conservação da sociedade capitalista. No plano de desenvolvimento, a Didatica Magna de Comênio foi situada como expressão inicial das transformações que atingiram a sociedade no momento em que o modo produção capitalista, emergente no interior da sociedade de feudal, contribuía para alterar as condições e necessidades materiais, políticas e ideológicas predominantes. A partir desta compreensão articulada do pensamento de Comênio, no contexto mais amplo da sociedade, foram ainda analisadas algumas expressões do "como ensinar" nas formas de sociedade anteriores ao capitalismo e nos diferentes estágios posteriores de seu desenvolvimento. Nestes últimos as propostas pedagógicas de Herbart, Dewey e Skinner, expressam as formas da escola vivenciar, em sua prática pedagógica, os conhecimentos, as habilidades, os hábitos e os valores adequados ao capital. Nesta contribuição específica da escola, levando em conta as condições antagônicas produzidas pela realidade econômica e política da relação capital x trabalho, constata-se anão neutralidade da Didática e amplia-se a possibilidade de praticar (teorizar) "formas de ensino" que expressem condições e necessidades emergentes de um novo projeto históricoMestradoFilosofia e História da EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Saviani, Dermeval, 1944-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDamis, Olga Teixeira19901990-03-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf266f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575584DAMIS, Olga Teixeira. Didatica e sociedade: o conteudo inplicito do ato de ensinar. 1990. 266f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575584. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/33164porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T01:56:34Zoai::33164Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T01:56:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Didatica e sociedade : o conteudo inplicito do ato de ensinar |
title |
Didatica e sociedade : o conteudo inplicito do ato de ensinar |
spellingShingle |
Didatica e sociedade : o conteudo inplicito do ato de ensinar Damis, Olga Teixeira Didática Sociologia educacional |
title_short |
Didatica e sociedade : o conteudo inplicito do ato de ensinar |
title_full |
Didatica e sociedade : o conteudo inplicito do ato de ensinar |
title_fullStr |
Didatica e sociedade : o conteudo inplicito do ato de ensinar |
title_full_unstemmed |
Didatica e sociedade : o conteudo inplicito do ato de ensinar |
title_sort |
Didatica e sociedade : o conteudo inplicito do ato de ensinar |
author |
Damis, Olga Teixeira |
author_facet |
Damis, Olga Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Saviani, Dermeval, 1944- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damis, Olga Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática Sociologia educacional |
topic |
Didática Sociologia educacional |
description |
Orientador: Dermeval Saviani |
publishDate |
1990 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1990 1990-03-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575584 DAMIS, Olga Teixeira. Didatica e sociedade: o conteudo inplicito do ato de ensinar. 1990. 266f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575584. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575584 |
identifier_str_mv |
DAMIS, Olga Teixeira. Didatica e sociedade: o conteudo inplicito do ato de ensinar. 1990. 266f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575584. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/33164 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 266f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188709851987968 |