Didatica e sociedade : o conteudo inplicito do ato de ensinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damis, Olga Teixeira
Data de Publicação: 1990
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575584
Resumo: Orientador: Dermeval Saviani
id UNICAMP-30_587ff2113ff5afc309286abe76d823ef
oai_identifier_str oai::33164
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Didatica e sociedade : o conteudo inplicito do ato de ensinarDidáticaSociologia educacionalOrientador: Dermeval SavianiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Qual o significado do ensino escolar? Por que/em determinado momento, a escola capitalista, através de sua prática pedagógica, enfatizou ora a forma do professor ensinar, ora a forma do aluno aprender? Por que hoje a escola, na prática de sua função específica, prioriza conhecimentos, habilidades e valores mais práticos que teóricos, mais técnicos que científicos e sociais? De que maneira Um ensino pode contribuir para a superação da realidade capitalista predominante? Tomando por base estas e outras questões sobre o "como ensinar" o presente estudo foi estruturado e desenvolvido com a finalidade de identificar a contribuição específica da Didática para a superação-conservação da sociedade capitalista. No plano de desenvolvimento, a Didatica Magna de Comênio foi situada como expressão inicial das transformações que atingiram a sociedade no momento em que o modo produção capitalista, emergente no interior da sociedade de feudal, contribuía para alterar as condições e necessidades materiais, políticas e ideológicas predominantes. A partir desta compreensão articulada do pensamento de Comênio, no contexto mais amplo da sociedade, foram ainda analisadas algumas expressões do "como ensinar" nas formas de sociedade anteriores ao capitalismo e nos diferentes estágios posteriores de seu desenvolvimento. Nestes últimos as propostas pedagógicas de Herbart, Dewey e Skinner, expressam as formas da escola vivenciar, em sua prática pedagógica, os conhecimentos, as habilidades, os hábitos e os valores adequados ao capital. Nesta contribuição específica da escola, levando em conta as condições antagônicas produzidas pela realidade econômica e política da relação capital x trabalho, constata-se anão neutralidade da Didática e amplia-se a possibilidade de praticar (teorizar) "formas de ensino" que expressem condições e necessidades emergentes de um novo projeto históricoMestradoFilosofia e História da EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Saviani, Dermeval, 1944-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDamis, Olga Teixeira19901990-03-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf266f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575584DAMIS, Olga Teixeira. Didatica e sociedade: o conteudo inplicito do ato de ensinar. 1990. 266f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575584. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/33164porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T01:56:34Zoai::33164Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T01:56:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Didatica e sociedade : o conteudo inplicito do ato de ensinar
title Didatica e sociedade : o conteudo inplicito do ato de ensinar
spellingShingle Didatica e sociedade : o conteudo inplicito do ato de ensinar
Damis, Olga Teixeira
Didática
Sociologia educacional
title_short Didatica e sociedade : o conteudo inplicito do ato de ensinar
title_full Didatica e sociedade : o conteudo inplicito do ato de ensinar
title_fullStr Didatica e sociedade : o conteudo inplicito do ato de ensinar
title_full_unstemmed Didatica e sociedade : o conteudo inplicito do ato de ensinar
title_sort Didatica e sociedade : o conteudo inplicito do ato de ensinar
author Damis, Olga Teixeira
author_facet Damis, Olga Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saviani, Dermeval, 1944-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Damis, Olga Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
Sociologia educacional
topic Didática
Sociologia educacional
description Orientador: Dermeval Saviani
publishDate 1990
dc.date.none.fl_str_mv 1990
1990-03-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575584
DAMIS, Olga Teixeira. Didatica e sociedade: o conteudo inplicito do ato de ensinar. 1990. 266f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575584. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575584
identifier_str_mv DAMIS, Olga Teixeira. Didatica e sociedade: o conteudo inplicito do ato de ensinar. 1990. 266f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575584. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/33164
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
266f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188709851987968