O conceito de escuta significativa dentro do contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/9424 |
Resumo: | Orientador: Ana Archangelo |
id |
UNICAMP-30_58d74290d2447bc0679e102b71f9c61f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1268820 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O conceito de escuta significativa dentro do contexto escolarThe concept of meaningful listening within the school contextEscutaEducaçãoNarraçãoSujeito inconscienteEscola significativaListeningEducationNarrativeSubject of the unconsciousMeaningful schoolOrientador: Ana ArchangeloDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este projeto investiga a contribuição do conceito de escuta para as práticas próprias ao ambiente escolar. São analisadas situações narradas por bolsistas do subprojeto Pibid/Pedagogia, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido com crianças de uma escola de Ensino Fundamental I, em que o brincar e a escuta eram eixos estruturantes das atividades. Para isso, são apresentados os conceitos de escuta psicanalítica, escuta lúdica, escola significativa e transferência, a partir dos quais são explorados o manejo da relação professor-aluno e seus efeitos. A partir de tal estudo, o trabalho propõe o conceito de escuta significativa, capaz de promover mudanças de abordagem na ação do(a) bolsista ou professor(a)Abstract: This project investigates the concept of listening contribution to practices inside a school environment. Scholarship holders that belong to a subproject called Pibid/Pedagogia were responsible for writing their experiences when applying the project in an elementary school. The subproject was based in the Education College of University of Campinas and its main goal was set a moment to play and tell stories at an elementary school in Campinas. In this thesis we analyze the scholarship holders’ writings where playing and listening were structuring pillars in the activities. In this regard, it’s presented listening concepts where listening can help to manage the teacher-student relationship, or scholarship holder-student relationship and its effects. Based on this study, this work proposes the concept of meaningful listening which can promote changes in the action of teachers and scholarship holdersMestradoEducaçãoMestre em EducaçãoCAPES88882.434781/2019-01[s.n.]Archangelo, Ana, 1965-Souza, SorayaPaixão, Alexandro HenriqueUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDiaz, Paulo Coelho, 1989-20222022-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (108 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/9424DIAZ, Paulo Coelho. O conceito de escuta significativa dentro do contexto escolar. 2022. 1 recurso online (108 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9424. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1268820Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-15T12:24:12Zoai::1268820Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-05-15T12:24:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conceito de escuta significativa dentro do contexto escolar The concept of meaningful listening within the school context |
title |
O conceito de escuta significativa dentro do contexto escolar |
spellingShingle |
O conceito de escuta significativa dentro do contexto escolar Diaz, Paulo Coelho, 1989- Escuta Educação Narração Sujeito inconsciente Escola significativa Listening Education Narrative Subject of the unconscious Meaningful school |
title_short |
O conceito de escuta significativa dentro do contexto escolar |
title_full |
O conceito de escuta significativa dentro do contexto escolar |
title_fullStr |
O conceito de escuta significativa dentro do contexto escolar |
title_full_unstemmed |
O conceito de escuta significativa dentro do contexto escolar |
title_sort |
O conceito de escuta significativa dentro do contexto escolar |
author |
Diaz, Paulo Coelho, 1989- |
author_facet |
Diaz, Paulo Coelho, 1989- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Archangelo, Ana, 1965- Souza, Soraya Paixão, Alexandro Henrique Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diaz, Paulo Coelho, 1989- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escuta Educação Narração Sujeito inconsciente Escola significativa Listening Education Narrative Subject of the unconscious Meaningful school |
topic |
Escuta Educação Narração Sujeito inconsciente Escola significativa Listening Education Narrative Subject of the unconscious Meaningful school |
description |
Orientador: Ana Archangelo |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-12-07T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/9424 DIAZ, Paulo Coelho. O conceito de escuta significativa dentro do contexto escolar. 2022. 1 recurso online (108 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9424. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/9424 |
identifier_str_mv |
DIAZ, Paulo Coelho. O conceito de escuta significativa dentro do contexto escolar. 2022. 1 recurso online (108 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9424. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1268820 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (108 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189189381521408 |