O conceito de escuta significativa dentro do contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diaz, Paulo Coelho, 1989-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9424
Resumo: Orientador: Ana Archangelo
id UNICAMP-30_58d74290d2447bc0679e102b71f9c61f
oai_identifier_str oai::1268820
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O conceito de escuta significativa dentro do contexto escolarThe concept of meaningful listening within the school contextEscutaEducaçãoNarraçãoSujeito inconscienteEscola significativaListeningEducationNarrativeSubject of the unconsciousMeaningful schoolOrientador: Ana ArchangeloDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este projeto investiga a contribuição do conceito de escuta para as práticas próprias ao ambiente escolar. São analisadas situações narradas por bolsistas do subprojeto Pibid/Pedagogia, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido com crianças de uma escola de Ensino Fundamental I, em que o brincar e a escuta eram eixos estruturantes das atividades. Para isso, são apresentados os conceitos de escuta psicanalítica, escuta lúdica, escola significativa e transferência, a partir dos quais são explorados o manejo da relação professor-aluno e seus efeitos. A partir de tal estudo, o trabalho propõe o conceito de escuta significativa, capaz de promover mudanças de abordagem na ação do(a) bolsista ou professor(a)Abstract: This project investigates the concept of listening contribution to practices inside a school environment. Scholarship holders that belong to a subproject called Pibid/Pedagogia were responsible for writing their experiences when applying the project in an elementary school. The subproject was based in the Education College of University of Campinas and its main goal was set a moment to play and tell stories at an elementary school in Campinas. In this thesis we analyze the scholarship holders’ writings where playing and listening were structuring pillars in the activities. In this regard, it’s presented listening concepts where listening can help to manage the teacher-student relationship, or scholarship holder-student relationship and its effects. Based on this study, this work proposes the concept of meaningful listening which can promote changes in the action of teachers and scholarship holdersMestradoEducaçãoMestre em EducaçãoCAPES88882.434781/2019-01[s.n.]Archangelo, Ana, 1965-Souza, SorayaPaixão, Alexandro HenriqueUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDiaz, Paulo Coelho, 1989-20222022-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (108 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/9424DIAZ, Paulo Coelho. O conceito de escuta significativa dentro do contexto escolar. 2022. 1 recurso online (108 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9424. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1268820Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-15T12:24:12Zoai::1268820Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-05-15T12:24:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O conceito de escuta significativa dentro do contexto escolar
The concept of meaningful listening within the school context
title O conceito de escuta significativa dentro do contexto escolar
spellingShingle O conceito de escuta significativa dentro do contexto escolar
Diaz, Paulo Coelho, 1989-
Escuta
Educação
Narração
Sujeito inconsciente
Escola significativa
Listening
Education
Narrative
Subject of the unconscious
Meaningful school
title_short O conceito de escuta significativa dentro do contexto escolar
title_full O conceito de escuta significativa dentro do contexto escolar
title_fullStr O conceito de escuta significativa dentro do contexto escolar
title_full_unstemmed O conceito de escuta significativa dentro do contexto escolar
title_sort O conceito de escuta significativa dentro do contexto escolar
author Diaz, Paulo Coelho, 1989-
author_facet Diaz, Paulo Coelho, 1989-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Archangelo, Ana, 1965-
Souza, Soraya
Paixão, Alexandro Henrique
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Diaz, Paulo Coelho, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Escuta
Educação
Narração
Sujeito inconsciente
Escola significativa
Listening
Education
Narrative
Subject of the unconscious
Meaningful school
topic Escuta
Educação
Narração
Sujeito inconsciente
Escola significativa
Listening
Education
Narrative
Subject of the unconscious
Meaningful school
description Orientador: Ana Archangelo
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-12-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/9424
DIAZ, Paulo Coelho. O conceito de escuta significativa dentro do contexto escolar. 2022. 1 recurso online (108 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9424. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/9424
identifier_str_mv DIAZ, Paulo Coelho. O conceito de escuta significativa dentro do contexto escolar. 2022. 1 recurso online (108 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9424. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1268820
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (108 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189189381521408