Professores e alunos construindo saberes e significados em um projeto de estatistica para a 6ª serie : estudo de duas experiencias em escolas publica e particular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593479
Resumo: Orientador : Dione Lucchesi de Carvalho
id UNICAMP-30_5914e5b3b3364db40363002ff2ecc1b7
oai_identifier_str oai::276525
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Professores e alunos construindo saberes e significados em um projeto de estatistica para a 6ª serie : estudo de duas experiencias em escolas publica e particularEducação matemáticaEstatísticaDiálogosOrientador : Dione Lucchesi de CarvalhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O estudo objetiva investigar a construção dos saberes docentes e discentes em um projeto sobre ensino de Estatística com turmas de 6a série, a partir da seguinte questão orientadora: Como professores e alunos de 6a série de escolas pública e privada interagem e constroem saberes em um projeto de estatística? Inicialmente, apresenta-se um estudo das Propostas Curriculares para o Ensino Fundamental; de livros didáticos e paradidáticos que abordam o tema Estatística e das Teses e Dissertações sobre Ensino de Estatística; além de se discorrer sobre aspectos do Ensino de Estatística, de Educação e de Educação Matemática. As atividades de ensino aprendizagem são realizadas com duas turmas de 6a série: uma da rede pública estadual e outra da rede particular, ambas do município de Campinas. O estudo apresenta a descrição dos encontros ocorridos nas duas escolas; os diálogos estabelecidos entre aluno-aluno e alunos-professora; o projeto de pesquisa estatística realizada pelos alunos em ambas as turmas; o processo de tabulação dos dados e confecção de tabelas e gráficos por parte dos alunos; as produções dos alunos com o objetivo de divulgar os resultados obtidos na pesquisa escolar. Os dados da investigação foram coletados por intermédio de diário de campo, de gravações em áudio e vídeo, entrevistas com alunos e com as professoras auxiliares de pesquisa, além das produções escritas dos alunos, sendo analisadas em duas categorias: 1. O processo de produção e elaboração dos conhecimentos pelos alunos e 2. O processo de produção de conhecimentos pedagógicos e profissionais pela professora. Estas duas categorias foram permeadas por outras transversais: a mediação e os encontros de professora e alunos durante o trabalho pedagógico e os aspectos socioculturais presentes em todo o processo investigativo. Com as análises, alguns aspectos emergiram. Destacam-se os conhecimentos matemáticos trabalhados durante a investigação, entre eles: cálculo de porcentagem; cálculo com graus; gráficos e tabelas. Também a importância da interação entre alunos nas tarefas realizadas em grupo e nas negociações coletivas, na interação com a professora, proporcionando uma melhor compreensão dos procedimentos matemáticos e estatísticos; auxiliando o aluno a verbalizar o que pensa; a representar matematicamente as suas idéias. Tudo isso contribui para o desenvolvimento do raciocínio, a flexibilidade do pensamento matemático e o desenvolvimento da linguagem matemáticaAbstract: This study investigates the building of both teachers¿ and students¿ knowledge in a project concerning Statistics teaching with 6th grade students. It was held based on the following research question: How do teachers and students of the 6th grade in public and private schools build their knowledge in a Statistics project? Firstly a study is presented related to the ¿Propostas Curriculares para o Ensino Fundamental¿ (an official Brazilian document for Education), course books and reading books which approach Statistics themes as well as thesis and dissertations on Statistics Teaching, besides covering aspects of Statistics, Education and Math Education teaching. The teaching/learning activities are carried with two groups of 6th graders: one at a state public school and the other one at a private school, both in the city of Campinas. The study presents the description of the classes carried in both schools: the dialogues established between student/student and students/teacher; the Statistics research project performed by the students in both groups; the data tabulation process as well as the production of charts and graphs by the students; the students¿ papers relating the school research results The investigation data were collected through diaries, audio and video recordings, and interviews with students and research assistant teachers, besides the students¿ written productions, being then analyzed in two categories: 1. The knowledge production and elaboration process by the students and 2. The teacher¿s production process concerning pedagogic and professional knowledge. These two categories were crossed by other elements: the mediation and the encounters between the teacher/students during the educational work and the social and cultural aspects involved throughout the investigation process. With the analysis some aspects came to light. The Math knowledge worked during the investigation can be detached, and more specifically: percentage calculation; calculations with degrees; graphs and tables. It is also important to mention the importance of the interaction among students in the tasks performed in groups and in the group negotiations, in the interaction with the teacher, providing a better comprehension of the Math and Statistics procedures, helping the student in terms of verbalizing what he thinks, representing his ideas mathematically. These events contribute for the thinking development, the flexibility of the Math thinking and the Math language developmentMestradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresMestre em Educação[s.n.]Carvalho, Dione Lucchesi de, 1946-Lorenzatto, SergioFiorentini, DarioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMegid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf219p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593479MEGID, Maria Auxiliadora Bueno Andrade. Professores e alunos construindo saberes e significados em um projeto de estatistica para a 6ª serie: estudo de duas experiencias em escolas publica e particular. 2002. 219p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593479. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/276525porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:43:46Zoai::276525Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:43:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores e alunos construindo saberes e significados em um projeto de estatistica para a 6ª serie : estudo de duas experiencias em escolas publica e particular
title Professores e alunos construindo saberes e significados em um projeto de estatistica para a 6ª serie : estudo de duas experiencias em escolas publica e particular
spellingShingle Professores e alunos construindo saberes e significados em um projeto de estatistica para a 6ª serie : estudo de duas experiencias em escolas publica e particular
Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
Educação matemática
Estatística
Diálogos
title_short Professores e alunos construindo saberes e significados em um projeto de estatistica para a 6ª serie : estudo de duas experiencias em escolas publica e particular
title_full Professores e alunos construindo saberes e significados em um projeto de estatistica para a 6ª serie : estudo de duas experiencias em escolas publica e particular
title_fullStr Professores e alunos construindo saberes e significados em um projeto de estatistica para a 6ª serie : estudo de duas experiencias em escolas publica e particular
title_full_unstemmed Professores e alunos construindo saberes e significados em um projeto de estatistica para a 6ª serie : estudo de duas experiencias em escolas publica e particular
title_sort Professores e alunos construindo saberes e significados em um projeto de estatistica para a 6ª serie : estudo de duas experiencias em escolas publica e particular
author Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
author_facet Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Dione Lucchesi de, 1946-
Lorenzatto, Sergio
Fiorentini, Dario
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Estatística
Diálogos
topic Educação matemática
Estatística
Diálogos
description Orientador : Dione Lucchesi de Carvalho
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593479
MEGID, Maria Auxiliadora Bueno Andrade. Professores e alunos construindo saberes e significados em um projeto de estatistica para a 6ª serie: estudo de duas experiencias em escolas publica e particular. 2002. 219p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593479. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
MEGID, Maria Auxiliadora Bueno Andrade. Professores e alunos construindo saberes e significados em um projeto de estatistica para a 6ª serie: estudo de duas experiencias em escolas publica e particular. 2002. 219p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593479. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/276525
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
219p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188880892559360