Considerações sobre os aspectos multimodais nas terapias fonoaudiológicas de crianças com alterações fonêmicas
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/18148 |
Resumo: | Orientador: Irani Rodrigues Maldonade |
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Considerações sobre os aspectos multimodais nas terapias fonoaudiológicas de crianças com alterações fonêmicasConsiderations on multimodal aspects in speech therapy for children with phonemic disordersFonoaudiologiaLinguagemFonoterapiaMultimodalidade (Linguística)Speech, Language and hearing sciencesLanguageSpeech therapyMultimodality, LinguisticsOrientador: Irani Rodrigues MaldonadeDissertação (mestrado) Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: As alterações fonêmicas na fala de crianças são casos corriqueiros na clínica fonoaudiológica. Existem variações na terminologia empregada para defini-los e no tratamento para estes casos, sendo que nem sempre é possível compreender o porquê de sucessos e insucessos na terapia. Segundo a abordagem interacionista de aquisição da linguagem desenvolvida por De Lemos e colaboradores (1982), o "erro" na fala da criança é tomado como marcas do sujeito em seu processo de aquisição da linguagem, ou seja, como pontos de subjetivação, de modo a relacionar-se diferentemente com: o discurso do outro, a língua e o seu próprio discurso. Desta forma, ao se relacionar com o "Outro", a criança é capturada pelo funcionamento da língua, marcando pontos de subjetividade, a imprevisibilidade própria do sujeito e da sua fala, tornando seu processo de aquisição da linguagem único, singular. E, neste cenário, a interpretação do terapeuta pode tornar-se dependente da especificidade desta fala e da singularidade dos movimentos do sujeito na língua(gem). Estudos sobre a multimodalidade têm encontrado terreno fértil no Brasil e podem iluminar os afazeres do fonoaudiólogo na avaliação e intervenções nas alterações de linguagem, uma vez que durante o diálogo os gestos e as produções prosódico-vocais se aperfeiçoam em um contínuo e se mesclam formando uma única matriz de significação linguística. Este estudo propõe investigar os efeitos dos aspectos multimodais nas terapias fonoaudiológicas a partir da abordagem interacionista à luz da multimodalidade. Foram filmadas 16 sessões de terapia fonoaudiológica, de quatro crianças de 5 a 9 anos de idade que frequentaram atendimento semanal no CEPRE-UNICAMP devido às alterações fonêmicas na fala. Os dados de quatro sessões de duas crianças foram transcritos e analisados qualitativamente. Os trechos selecionados para análise foram os enunciados em que os erros ocorrem nas falas dos pacientes e trechos em que a terapeuta corrige a fala dessas crianças. Os resultados dessa pesquisa iluminam a prática clínica, pois através da análise dos dados foi possível compreender que existem posicionamentos da terapeuta, durante o processo terapêutico, que influenciam as reformulações das falas das crianças, colaborando para a evolução de cada caso. Observou-se que os aspectos multimodais estão presentes no diálogo entre terapeuta e paciente e contribuem no processo terapêutico, portanto, devem ser também analisadosAbstract: Phonemic changes in children's speech are common cases in speech therapy clinics. There are variations in the terminology used to define them and in the treatment of these cases, and it is not always possible to understand the reasons for successes and failures in therapy. According to the interactionist approach to language acquisition developed by De Lemos and collaborators (1982), the "error" in the child's speech is taken as marks of the subject in his language acquisition process, that is, as points of subjectivation, so to relate differently to: the other's speech, language and their own speech. In this way, when relating to the "Other", the child is captured by the functioning of the language, marking points of subjectivity, the unpredictability inherent to the subject and his speech, making his language acquisition process unique, singular. And, in this scenario, the therapist's interpretation can become dependent on the specificity of this speech and the uniqueness of the subject's movements in the language. Studies on multimodality have found fertile ground in Brazil and can shed light on the speech therapist's tasks in assessing and intervening in language disorders, since during dialogue gestures and prosodic-vocal productions are perfected in a continuum and merge to form a single matrix of linguistic meaning. This study proposes to investigate the effects of multimodal aspects in speech therapy based on the interactionist approach in light of multimodality. 16 speech therapy sessions were filmed, involving four children aged 5 to 9 years old who attended weekly services at CEPRE-UNICAMP due to phonemic changes in speech. The data will be transcribed and analyzed qualitatively. For this stage of master's qualification, two sessions of two subjects were transcribed and the excerpts selected for analysis were the statements in which errors occur in the patients' speech and excerpts in which the therapist corrects the speech of these children. The results of this research can illuminate clinical practice, as through data analysis it was possible to understand that there are therapist positions, during the therapeutic process, that influence the reformulations of children's statements, contributing to the evolution of each case. It was observed that multimodal aspects are present in the dialogue between therapist and patient and influence the therapeutic process, therefore, they must also be analyzedAbertoMestradoInterdisciplinaridade e ReabilitaçãoMestra em Saúde, Interdisciplinaridade e ReabilitaçãoCAPES001[s.n.]Maldonade, Irani Rodrigues, 1963-Cavalcante, Marianne Carvalho BezerraSilva, Ivani RodriguesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e ReabilitaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPereira, Karina Garcia Lopes, 199520242024-01-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (144 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/18148PEREIRA, Karina Garcia Lopes. Considerações sobre os aspectos multimodais nas terapias fonoaudiológicas de crianças com alterações fonêmicas. 2024. 1 recurso online (144 p.) Dissertação (mestrado) Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18148. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1389992Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1389992Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T09:57:10Zoai::1389992Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-06-13T09:57:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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