Pedagogia severina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fernando Cardoso da, 1980-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11711
Resumo: Orientador: Mara Regina Lemes de Sordi
id UNICAMP-30_5a94d6dfd9deb5dc249dbcb756ca52d3
oai_identifier_str oai::1345094
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Pedagogia severinaSeverina pedagogyNarrativasPrática pedagógicaFormação humanaNarrativesPedagogical practiceHuman formationOrientador: Mara Regina Lemes de SordiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O trabalho investiga as descobertas, compreensões e elaborações de dois docentes sobre seus fazeres pedagógicos no contexto de um trabalho de dupla docência sobre o tema Drogas junto a algumas turmas em uma EJA de Campinas no Ano de 2019. Novas compreensões e a reafirmação de antigas visões sobre seus saberes e seres emergem a partir da lida com narrativas que contam daquele período. A Metodologia Narrativa de Pesquisa e a questão "Como as relações entre professores e alunos criaram possibilidades de formação humana e dialógica num dado contexto?" permitiram diálogos e conversas entre o "professor-narrador-pesquisador" de História com a "professora-pesquisadora" de Ciências. O texto dá a ver possibilidades de destacar a potência do currículo real, vivo, que entenda a educação como formação humana e em diálogo intersubjetivo e histórico a partir dos sujeitos que estão fazendo-a e se fazendo nela. Estes movimentos não se fazem sem impasses, potências e contradições que constituíram os sujeitos e a escolas em suas constituições e saberes. A memória e as descontinuidades de produção coletiva ao longo de tempos-espaços-sujeitos diversos constituem possibilidades de uma pedagogia outra frente ou junto daquelas tecnicizantes e/ou social-darwinistas que tentam justamente eliminar os aspectos de educação aqui defendidosAbstract: The article investigates the discoveries, understandings and elaborations of two professors about their pedagogical activities in the context of a double teaching work on the topic of Drugs with some classes in an EJA in Campinas in 2019. New understandings and the reaffirmation of old views about their knowledge and beings emerge from dealing with narratives that tell of that period. The Narrative Research Methodology and the question "How did the relationships between teachers and students create possibilities for human and dialogic formation in a certain context?" allowed dialogues and conversations between the History "teacher-narrator-researcher" and the Science "teacher-researcher". The text reveals possibilities of highlighting the power of the real, living curriculum, which understands education as a human formation and in an intersubjective and historical dialogue from the subjects who are doing it and making themselves in it. These movements are not made without impasses, powers and contradictions that constituted the subjects and the schools in their constitutions and knowledge. The memory and the discontinuities of collective production over different times-spaces-subjects constitute possibilities of a pedagogy on another front or alongside those technicizing and/or social-Darwinist ones that try precisely to eliminate the aspects of education defended hereMestradoEducaçãoMestre em Educação[s.n.]Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955-Valle, Maria Teresa Esteban doSerodio, Liana ArraisUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Fernando Cardoso da, 1980-20232023-06-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (224 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/11711SILVA, Fernando Cardoso da. Pedagogia severina. 2023. 1 recurso online (224 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11711. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345094Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-16T14:55:36Zoai::1345094Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-08-16T14:55:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia severina
Severina pedagogy
title Pedagogia severina
spellingShingle Pedagogia severina
Silva, Fernando Cardoso da, 1980-
Narrativas
Prática pedagógica
Formação humana
Narratives
Pedagogical practice
Human formation
title_short Pedagogia severina
title_full Pedagogia severina
title_fullStr Pedagogia severina
title_full_unstemmed Pedagogia severina
title_sort Pedagogia severina
author Silva, Fernando Cardoso da, 1980-
author_facet Silva, Fernando Cardoso da, 1980-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955-
Valle, Maria Teresa Esteban do
Serodio, Liana Arrais
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fernando Cardoso da, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas
Prática pedagógica
Formação humana
Narratives
Pedagogical practice
Human formation
topic Narrativas
Prática pedagógica
Formação humana
Narratives
Pedagogical practice
Human formation
description Orientador: Mara Regina Lemes de Sordi
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-06-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/11711
SILVA, Fernando Cardoso da. Pedagogia severina. 2023. 1 recurso online (224 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11711. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/11711
identifier_str_mv SILVA, Fernando Cardoso da. Pedagogia severina. 2023. 1 recurso online (224 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11711. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345094
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (224 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189191932706816