Pedagogia severina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/11711 |
Resumo: | Orientador: Mara Regina Lemes de Sordi |
id |
UNICAMP-30_5a94d6dfd9deb5dc249dbcb756ca52d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1345094 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogia severinaSeverina pedagogyNarrativasPrática pedagógicaFormação humanaNarrativesPedagogical practiceHuman formationOrientador: Mara Regina Lemes de SordiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O trabalho investiga as descobertas, compreensões e elaborações de dois docentes sobre seus fazeres pedagógicos no contexto de um trabalho de dupla docência sobre o tema Drogas junto a algumas turmas em uma EJA de Campinas no Ano de 2019. Novas compreensões e a reafirmação de antigas visões sobre seus saberes e seres emergem a partir da lida com narrativas que contam daquele período. A Metodologia Narrativa de Pesquisa e a questão "Como as relações entre professores e alunos criaram possibilidades de formação humana e dialógica num dado contexto?" permitiram diálogos e conversas entre o "professor-narrador-pesquisador" de História com a "professora-pesquisadora" de Ciências. O texto dá a ver possibilidades de destacar a potência do currículo real, vivo, que entenda a educação como formação humana e em diálogo intersubjetivo e histórico a partir dos sujeitos que estão fazendo-a e se fazendo nela. Estes movimentos não se fazem sem impasses, potências e contradições que constituíram os sujeitos e a escolas em suas constituições e saberes. A memória e as descontinuidades de produção coletiva ao longo de tempos-espaços-sujeitos diversos constituem possibilidades de uma pedagogia outra frente ou junto daquelas tecnicizantes e/ou social-darwinistas que tentam justamente eliminar os aspectos de educação aqui defendidosAbstract: The article investigates the discoveries, understandings and elaborations of two professors about their pedagogical activities in the context of a double teaching work on the topic of Drugs with some classes in an EJA in Campinas in 2019. New understandings and the reaffirmation of old views about their knowledge and beings emerge from dealing with narratives that tell of that period. The Narrative Research Methodology and the question "How did the relationships between teachers and students create possibilities for human and dialogic formation in a certain context?" allowed dialogues and conversations between the History "teacher-narrator-researcher" and the Science "teacher-researcher". The text reveals possibilities of highlighting the power of the real, living curriculum, which understands education as a human formation and in an intersubjective and historical dialogue from the subjects who are doing it and making themselves in it. These movements are not made without impasses, powers and contradictions that constituted the subjects and the schools in their constitutions and knowledge. The memory and the discontinuities of collective production over different times-spaces-subjects constitute possibilities of a pedagogy on another front or alongside those technicizing and/or social-Darwinist ones that try precisely to eliminate the aspects of education defended hereMestradoEducaçãoMestre em Educação[s.n.]Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955-Valle, Maria Teresa Esteban doSerodio, Liana ArraisUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Fernando Cardoso da, 1980-20232023-06-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (224 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/11711SILVA, Fernando Cardoso da. Pedagogia severina. 2023. 1 recurso online (224 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11711. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345094Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-16T14:55:36Zoai::1345094Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-08-16T14:55:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia severina Severina pedagogy |
title |
Pedagogia severina |
spellingShingle |
Pedagogia severina Silva, Fernando Cardoso da, 1980- Narrativas Prática pedagógica Formação humana Narratives Pedagogical practice Human formation |
title_short |
Pedagogia severina |
title_full |
Pedagogia severina |
title_fullStr |
Pedagogia severina |
title_full_unstemmed |
Pedagogia severina |
title_sort |
Pedagogia severina |
author |
Silva, Fernando Cardoso da, 1980- |
author_facet |
Silva, Fernando Cardoso da, 1980- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955- Valle, Maria Teresa Esteban do Serodio, Liana Arrais Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fernando Cardoso da, 1980- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativas Prática pedagógica Formação humana Narratives Pedagogical practice Human formation |
topic |
Narrativas Prática pedagógica Formação humana Narratives Pedagogical practice Human formation |
description |
Orientador: Mara Regina Lemes de Sordi |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-06-07T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11711 SILVA, Fernando Cardoso da. Pedagogia severina. 2023. 1 recurso online (224 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11711. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11711 |
identifier_str_mv |
SILVA, Fernando Cardoso da. Pedagogia severina. 2023. 1 recurso online (224 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11711. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345094 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (224 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189191932706816 |