Compromisso com o graduar-se, com a instituição e com o curso : estrutura fatorial e relação com a evasão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Júnior, Edgar, 1984-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617838
Resumo: Orientador: Elizabeth Nogueira Gomes da Silva Mercuri
id UNICAMP-30_5abb0355000c4cdae8d0eb85fc7422f9
oai_identifier_str oai::862453
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Compromisso com o graduar-se, com a instituição e com o curso : estrutura fatorial e relação com a evasãoGoal, institutional and course commitment : factor structural and dropout relationEvasão universitariaEnsino superiorGraduaçãoDropoutHigher educationUndergraduationOrientador: Elizabeth Nogueira Gomes da Silva MercuriDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Vincent Tinto, em seu modelo teórico de evasão do ensino superior, propõe que estudantes não integrados aos sistemas acadêmico e social do ambiente universitário podem ter seus níveis de compromisso com o graduar-se e com a instituição afetados, o que poderá levá-los à decisão de evasão. Os compromissos representam a análise que o estudante realiza sobre os custos e os benefícios de estar cursando o ensino superior e numa específica instituição, refletindo as avaliações, satisfações e desapontamentos do percurso acadêmico. No Brasil há poucos estudos voltados a relação destes compromissos com a evasão. Aspectos relacionados à definição do curso de ingresso têm se mostrado de maior importância para prever os níveis de permanência na educação superior - emergindo daí o conceito de um terceiro compromisso, o compromisso com o curso. Face à presença na literatura de diferenças na definição conceitual dos três compromissos, na sua operacionalização e de resultados distintos sobre a sua relação com a evasão, o presente estudo assumiu os seguintes objetivos: identificar, descrever e analisar (1) a estrutura fatorial dos compromissos com o graduar-se, com a instituição e com o curso em estudantes brasileiros, (2) a relação entre os fatores identificados e a evasão de cursos de graduação e (3) o grau de predição dos fatores identificados sobre a evasão, controlados pelas variáveis sexo, idade e área de conhecimento do curso dos alunos. O conjunto de dados analisados neste estudo é proveniente de dois bancos complementares, sendo o primeiro formado a partir dos resultados da aplicação da Escala de Integração Acadêmica-Social, que possuía questões que avaliavam os compromissos, em 408 estudantes ingressantes de uma universidade pública do estado de São Paulo, e o segundo banco contendo informações sobre a condição acadêmica dos mesmos estudantes (evadido, curso concluído ou ativo) sete anos após. Os resultados da análise fatorial exploratória sugerem uma nova estrutura de fatores de compromisso, que propõe o agrupamento do compromisso com o graduar-se e do compromisso com a instituição como fator único, que indica uma nova composição do compromisso com o curso e que emerge a dimensão da empregabilidade. Dados da análise de regressão logística indicam convergência com os de pesquisas anteriores sobre a relação e a predição dos fatores de compromisso com o curso, de compromisso com o graduar-se e com a instituição e de empregabilidade para o comportamento de evasão entre estudantes brasileiros, tendo o compromisso com o curso e a empregabilidade relação significante com o fenômeno da evasão.Abstract: Vincent Tinto, in his theoretical model of dropout from higher education, proposes that the student not integrated in the academic and social systems in college environment could have a level of goal and institutional commitments affected, which may lead to the dropout decision. The commitments represent an analyze that the students perform about the costs and benefits of enrollment in higher education and a specific institution, reflections of the person's experiences, disappointments and satisfactions in that collegiate environment. In Brazil there are few studies focused on the relation of these commitments with dropout. Aspects related with students decisions about the choice of the course are strongest prediction of higher education persistence - emerging the concept of a third commitment, the course commitment. As the literature shows difference in the conceptual definitions with the three commitments, in your operational and the different results about the relation with dropout, this research take on the follow objectives: identify, describe and analyze (1) the factor structural about the goal, institution and course commitments within Brazilian students, (2) the relation between the factor identified and the course dropout (3) and the level of predictions of the factors identified over dropout, controlled by variables gender, age and knowledge area of the students courses. The set of data analyzed in this research is from two databases: the first created by the results of scale academic and social integration applications, which contains questions that assessed the commitments, with 408 freshman in one of public university located in the countryside of São Paulo state, and the second database containing the information about the academic student conditions (dropout, graduated or active) seven years later. The Exploratory Factor Analysis suggested a new structure of commitment factors, which propose the composing of commitment with the goal and the institution commitment as a unique factor, that indicates a new structure of course commitment and that emerge an employability dimension. The analysis data of logistic regression indicates agreement with the previous researches about the relation and prediction of course commitment, goal and institution commitments and employability for the dropout behavior within Brazilian students, with the course commitment and employability significant relation with dropout phenomenon.MestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Mercuri, Elizabeth Nogueira Gomes da Silva, 1952-Polydoro, Soely Aparecida JorgePereira, José Tomaz VieiraFior, Camila AlvesAzzi, Roberta GurgelUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPereira Júnior, Edgar, 1984-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf89 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617838PEREIRA JÚNIOR, Edgar. Compromisso com o graduar-se, com a instituição e com o curso: estrutura fatorial e relação com a evasão. 2012. 89 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617838. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/862453porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:38:12Zoai::862453Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:38:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Compromisso com o graduar-se, com a instituição e com o curso : estrutura fatorial e relação com a evasão
Goal, institutional and course commitment : factor structural and dropout relation
title Compromisso com o graduar-se, com a instituição e com o curso : estrutura fatorial e relação com a evasão
spellingShingle Compromisso com o graduar-se, com a instituição e com o curso : estrutura fatorial e relação com a evasão
Pereira Júnior, Edgar, 1984-
Evasão universitaria
Ensino superior
Graduação
Dropout
Higher education
Undergraduation
title_short Compromisso com o graduar-se, com a instituição e com o curso : estrutura fatorial e relação com a evasão
title_full Compromisso com o graduar-se, com a instituição e com o curso : estrutura fatorial e relação com a evasão
title_fullStr Compromisso com o graduar-se, com a instituição e com o curso : estrutura fatorial e relação com a evasão
title_full_unstemmed Compromisso com o graduar-se, com a instituição e com o curso : estrutura fatorial e relação com a evasão
title_sort Compromisso com o graduar-se, com a instituição e com o curso : estrutura fatorial e relação com a evasão
author Pereira Júnior, Edgar, 1984-
author_facet Pereira Júnior, Edgar, 1984-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mercuri, Elizabeth Nogueira Gomes da Silva, 1952-
Polydoro, Soely Aparecida Jorge
Pereira, José Tomaz Vieira
Fior, Camila Alves
Azzi, Roberta Gurgel
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira Júnior, Edgar, 1984-
dc.subject.por.fl_str_mv Evasão universitaria
Ensino superior
Graduação
Dropout
Higher education
Undergraduation
topic Evasão universitaria
Ensino superior
Graduação
Dropout
Higher education
Undergraduation
description Orientador: Elizabeth Nogueira Gomes da Silva Mercuri
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617838
PEREIRA JÚNIOR, Edgar. Compromisso com o graduar-se, com a instituição e com o curso: estrutura fatorial e relação com a evasão. 2012. 89 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617838. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617838
identifier_str_mv PEREIRA JÚNIOR, Edgar. Compromisso com o graduar-se, com a instituição e com o curso: estrutura fatorial e relação com a evasão. 2012. 89 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617838. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/862453
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
89 f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1822248971875123200