Sebenta de apoio à improvisação e construção de linhas de baixo na música ritmicamente orientada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/9632 |
Resumo: | Com o objectivo de aumentar o rigor na composição individual em tempo real, na sua componente rítmica, melódica e harmónica, pretendo com esta proposta, acrescentar alguns elementos de apoio no estudo do contrabaixo e do baixo eléctrico. O conteúdo da proposta consiste na criação de um algoritmo que constrói uma relação direta entre uma figura rítmica e o intervalo melódico mais pequeno da escala temperada; o meio tom cromático. Para aumentar a diversidade rítmica e respeitando um compromisso entre o estudo abstracto e a aplicação prática, escolho as 6 famílias heptatónicas que não contêm 2 intervalos de meio tom cromático consecutivos, como também alguns modos de transposição limitada como as escalas cromática, de tons inteiros, diminuta e aumentada. A identificação e separação da linguagem estética na aprendizagem do contrabaixo e baixo eléctrico. |
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Sebenta de apoio à improvisação e construção de linhas de baixo na música ritmicamente orientadaAlgoritmo rítmico-melódicoContrabaixoBaixo-elétricoRhythmic-melodic algorithmDouble bassBass-guitarCom o objectivo de aumentar o rigor na composição individual em tempo real, na sua componente rítmica, melódica e harmónica, pretendo com esta proposta, acrescentar alguns elementos de apoio no estudo do contrabaixo e do baixo eléctrico. O conteúdo da proposta consiste na criação de um algoritmo que constrói uma relação direta entre uma figura rítmica e o intervalo melódico mais pequeno da escala temperada; o meio tom cromático. Para aumentar a diversidade rítmica e respeitando um compromisso entre o estudo abstracto e a aplicação prática, escolho as 6 famílias heptatónicas que não contêm 2 intervalos de meio tom cromático consecutivos, como também alguns modos de transposição limitada como as escalas cromática, de tons inteiros, diminuta e aumentada. A identificação e separação da linguagem estética na aprendizagem do contrabaixo e baixo eléctrico.With the aim of increasing the rigor in individual composition in real time, in its rhythmic, harmonic and melodic component, I want to with this proposal, add some supporting elements in the study of double bass and electric bass. The content of the proposal is to create an algorithm that constructs a direct relationship between a rhythmic figure and the smaller melodic interval of the scale: the chromatic halftone. To increase the rhythmic diversity and respecting a compromise between the study abstract and practical application, I choose the 6 heptatonic families that do not contain 2 consecutive chromatic halftone ranges, as well as some modes of limited transposition as chromatic scales, whole tone, diminished and augmented. The identification and separation of aesthetics language while learning double bass and electric bass.Guedes, Carlos Alberto Barbosa da Cunha MendonçaAguiar, António Augusto Martins da Rocha OliveiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPinto, Pedro de Jesus Barreiros2017-03-20T16:18:09Z2012-04-102012-04-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9632porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:13Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9632Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:33.903588Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Com o objectivo de aumentar o rigor na composição individual em tempo real, na sua componente rítmica, melódica e harmónica, pretendo com esta proposta, acrescentar alguns elementos de apoio no estudo do contrabaixo e do baixo eléctrico. O conteúdo da proposta consiste na criação de um algoritmo que constrói uma relação direta entre uma figura rítmica e o intervalo melódico mais pequeno da escala temperada; o meio tom cromático. Para aumentar a diversidade rítmica e respeitando um compromisso entre o estudo abstracto e a aplicação prática, escolho as 6 famílias heptatónicas que não contêm 2 intervalos de meio tom cromático consecutivos, como também alguns modos de transposição limitada como as escalas cromática, de tons inteiros, diminuta e aumentada. A identificação e separação da linguagem estética na aprendizagem do contrabaixo e baixo eléctrico. |
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