Panorama da competência estatística no ensino médio brasileiro : das ideias e práticas dos professores ao desempenho dos alunos no ENEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giordano, Letícia Vieira Oliveira, 1983-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632781
Resumo: Orientador: Maurício Urban Kleinke
id UNICAMP-30_5b9e67c25aa9540b4e8987761b22a8f0
oai_identifier_str oai::991250
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Panorama da competência estatística no ensino médio brasileiro : das ideias e práticas dos professores ao desempenho dos alunos no ENEMAn overview of statistical competence in brazilian high school : from teachers 'ideas and practices to students' performance in the ENEMExame Nacional do Ensino Médio (Brasil)Ensino médioEducação - EstatísticasDesempenho - EstatísticasProfessores de matemáticaNational Secondary Education Examination (Brazil)High schoolEducation - StatisticsPerformance - StatisticsMathematics teachersOrientador: Maurício Urban KleinkeTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: Desde o final da década de 1990, com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, a Educação Estatística compõe o currículo da Educação Básica brasileira, vindo a se consolidar como uma linha de pesquisa com temáticas associadas ao ensino e a aprendizagem de conceitos estatísticos e probabilísticos. A preocupação do desenvolvimento da Estatística como ciência e, principalmente, como método científico experimental foi sendo aperfeiçoada nos últimos anos. No entanto, assim como ocorre em outros países, a Educação Estatística ainda hoje busca seu lugar nas escolas brasileiras. Essa pesquisa busca auxiliar na compreensão de como as perspectivas teóricas dos documentos oficiais, as práticas docentes e o desempenho dos nossos estudantes têm se organizado, sobretudo no que tange ao desenvolvimento da competência estatística. A presente tese tem seu suporte empírico associado a duas vertentes metodológicas distintas: a) A aplicação de um questionário a professores que ministram aulas de Estatística na educação básica; e b) A avaliação e análise do desempenho dos candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em questões associadas à Estatística presentes nas provas de Matemática entre os anos de 2012 a 2014. Os resultados do questionário foram avaliados utilizando medidas estatísticas de frequência; análise de conteúdo para as respostas dissertativas de uma questão aberta e Análise Fatorial Exploratória (AFE). A competência estatística dos candidatos do Enem foi estimada em 30 questões, as quais foram agrupadas segundo uma categorização baseada no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) complementada por outros indicadores. As diferentes metodologias aplicadas ao questionário indicam que os entrevistados ensinam Estatística com o foco na leitura e interpretação de dados relacionados a contextos próximos aos alunos. Situações escolares mais elaboradas, como o trabalho com resolução de problemas; cálculos estatísticos e a reflexão associada às medidas estatísticas não parecem ser foco do ensino de Estatística para os professores entrevistados. Observamos uma preocupação com o desenvolvimento da argumentação e senso crítico, entretanto essa não está associada aos conhecimentos estatísticos mais elaborados esperados para a escolaridade média. Ao acompanhar o desempenho dos candidatos no ENEM, observamos que eles resolvem questões que necessitam de leitura e interpretação em nível simples, sem conexões e/ou inferências; mas não aparentam dominar o conhecimento estatístico com a profundidade necessária para sua aplicação em situações problema de que necessitem de níveis de compreensão mais elevadosAbstract: Statistical Education has integrated the Basic Education System in Brazil since the 1990s decade, consolidating itself as a research trend, whose thematic is associated with the learning process as well as with statistical and probabilistic concepts. Subsequently, the concern to establish the development of Statistics as science has been perfected through recent years, with emphasis on its recognition as a valid experimental scientific method. However, like in other countries, Statistical Education has not yet found its place in the schoolrooms in Brazil. This research seeks to develop an understanding of how theoretical perspectives found in official documents, teaching practices and students¿ performances have been laid out, mainly regarding the development of Statistical Competence. This thesis finds empirical support associated with two methodological approaches: a) A questionnaire for mathematics teachers, who teach Statistics in elementary schools; b) Evaluate and assess students¿ performance in statistical questions in the 2012 to 2014 editions of Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a national high school exam. The results of the questionnaire were evaluated using statistical measures of frequency, content analysis to the explanatory responses of an open question and Exploratory Factorial Analysis (EFA). The Statistical Competence of the ENEM candidates was estimated in 30 questions grouped according to a categorization based on the Programme for International Student Assessment (PISA) and additional indicators.The different methodologies applied to the questionnaire indicated that the interviewees teach Statistics focusing on reading and interpreting data related to closed contexts to students. More elaborate school situations like solving problems, calculations and reflection associated with statistical measures do not seem to be a priority in Statistics teaching. Though a concern with the development of argumentation and critical sense was observed, that was not associated with a most elaborate statistical knowledge expected from the interviewees¿ students. By monitoring the performance of the candidates in the ENEM, it was noticeable that they solve reading and interpretation questions at a simple level, without connections and/or inferences. Moreover, statistical knowledge was not applied in solving problem situations, which would require higher levels of comprehension and familiarity with itDoutoradoEnsino de Ciências e MatemáticaDoutora em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Kleinke, Maurício Urban, 1958-Diniz, Maria Ignez de Souza VieiraCoutinho, Cileda de Queiroz e SilvaRifo, Laura Leticia RamosOliveira, Samuel Rocha deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGiordano, Letícia Vieira Oliveira, 1983-20172017-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (274 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632781GIORDANO, Letícia Vieira Oliveira. Panorama da competência estatística no ensino médio brasileiro: das ideias e práticas dos professores ao desempenho dos alunos no ENEM. 2017. 1 recurso online (274 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632781. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/991250Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-27T12:43:49Zoai::991250Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-06-27T12:43:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Panorama da competência estatística no ensino médio brasileiro : das ideias e práticas dos professores ao desempenho dos alunos no ENEM
An overview of statistical competence in brazilian high school : from teachers 'ideas and practices to students' performance in the ENEM
title Panorama da competência estatística no ensino médio brasileiro : das ideias e práticas dos professores ao desempenho dos alunos no ENEM
spellingShingle Panorama da competência estatística no ensino médio brasileiro : das ideias e práticas dos professores ao desempenho dos alunos no ENEM
Giordano, Letícia Vieira Oliveira, 1983-
Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
Ensino médio
Educação - Estatísticas
Desempenho - Estatísticas
Professores de matemática
National Secondary Education Examination (Brazil)
High school
Education - Statistics
Performance - Statistics
Mathematics teachers
title_short Panorama da competência estatística no ensino médio brasileiro : das ideias e práticas dos professores ao desempenho dos alunos no ENEM
title_full Panorama da competência estatística no ensino médio brasileiro : das ideias e práticas dos professores ao desempenho dos alunos no ENEM
title_fullStr Panorama da competência estatística no ensino médio brasileiro : das ideias e práticas dos professores ao desempenho dos alunos no ENEM
title_full_unstemmed Panorama da competência estatística no ensino médio brasileiro : das ideias e práticas dos professores ao desempenho dos alunos no ENEM
title_sort Panorama da competência estatística no ensino médio brasileiro : das ideias e práticas dos professores ao desempenho dos alunos no ENEM
author Giordano, Letícia Vieira Oliveira, 1983-
author_facet Giordano, Letícia Vieira Oliveira, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kleinke, Maurício Urban, 1958-
Diniz, Maria Ignez de Souza Vieira
Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva
Rifo, Laura Leticia Ramos
Oliveira, Samuel Rocha de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Giordano, Letícia Vieira Oliveira, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
Ensino médio
Educação - Estatísticas
Desempenho - Estatísticas
Professores de matemática
National Secondary Education Examination (Brazil)
High school
Education - Statistics
Performance - Statistics
Mathematics teachers
topic Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
Ensino médio
Educação - Estatísticas
Desempenho - Estatísticas
Professores de matemática
National Secondary Education Examination (Brazil)
High school
Education - Statistics
Performance - Statistics
Mathematics teachers
description Orientador: Maurício Urban Kleinke
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-11-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632781
GIORDANO, Letícia Vieira Oliveira. Panorama da competência estatística no ensino médio brasileiro: das ideias e práticas dos professores ao desempenho dos alunos no ENEM. 2017. 1 recurso online (274 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632781. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632781
identifier_str_mv GIORDANO, Letícia Vieira Oliveira. Panorama da competência estatística no ensino médio brasileiro: das ideias e práticas dos professores ao desempenho dos alunos no ENEM. 2017. 1 recurso online (274 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632781. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/991250
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (274 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189118695964672