De pe no chão tambem se aprende a ler : politica e educação no Rio Grande do Norte, 1960-1964

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Germano, José Willington
Data de Publicação: 1981
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577914
Resumo: Orientador: Evaldo Amaro Vieira
id UNICAMP-30_5ba4760a6d22c32bef2110a9d6beb6ba
oai_identifier_str oai::48251
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling De pe no chão tambem se aprende a ler : politica e educação no Rio Grande do Norte, 1960-1964Politica e educação - Rio Grande do NorteEducação e EstadoOrientador: Evaldo Amaro VieiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: O presente trabalho tem como principal objeto de investigação a Campanha "De pé no Chão Também se Aprende a Ler", movimento educacional desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Natal-RN, no período 1961/64, e que alcançou acentuada repercussão na época. Trata-se, pois, de uma contribuição com visitas à recomposição da memória da "Campanha", não somente no que diz respeito 'às suas formas peculiares de organização e ao seu desenvolvimento respectivo, bem como no tocante ao contexto histórico em que surgiu. Dessa maneira, importa salientar, ainda, que este estudo tem a pretensão, igualmente, de investigar as relações entre política e educação no Rio Grande do Norte, no citado período (1960/64). Os resultados da pesquisa evidenciam que contexto histórico em que surgiu a Campanha "De pé no chão Também se Aprende a Ler", bem como dos de Dais movimentos de educação e cultura popular Ida época, se caracterizava como sendo um momento de crise econômica e política das classes dominantes e de ascensão política dos trabalhadores urbanos e rurais. A mobilização popular, decorrente, possibilitou o aparecimento de práticas educativas alternativas com relação à "educação do sistema" e que se traduziam em propostas de conscientização e politização das pessoas envolvidas em tais práticas. No caso específico da Campanha "De pé no Chão...", verifica-se que ela originou-se da reivindicação popular feita por ocasião da campanha política de 1960, quando Dja1ma Maranhão foi eleito prefeito de Natal. Surge a partir daí uma escola desburocratizada que atendia a crianças e adultos, cuja arquitetura também originou-se de uma sugestão popular. Tratava-se de escolas feitas de madeira e cobertas com palha de coqueiro. Por fim, deve-se destacar que a direção intelectual da "Campanha" coube a marxistas e cristãos de esquerda, que assumiam uma postura nacionalista. Nessa perspectiva, a educação e a cultura se revestiam de um caráter instrumenta1 no sentido de contribuir para a libertação popular. Entretanto, as fortes críticas que faziam desferir, em suas formulações, contra o imperialismo dificultavam, muitas vezes, o desvendamento das contradições sociais internas e isso constitui um dos seus principais limites. O movimento militar de 1964 golpeou as forças progressistas e com isso pôs fim a essa experiência de educação, destruindo-a e reprimindo severamente os seus membros.Abstract: The study is an investigation of the educational campaign entitled "With Feet on the Ground One Also Learns to Read". The campaign was developed by the municipal government of Natal, R.N. during the years 1961/64, and, it exerted a strong repercussion at that time. The study, therefore, contributes to the reconstruction of the memoriam of the movement, not only in regard to its particular organization and its development, but also in relation to the historical context from which it originated. In addition, the study investigates the political and educational relationship in Rio Grande do Norte during the 1960/64 period. The results demonstrate that the historical context of the campaign "With Feet on the Ground One Also Learns to Read", as well as that of other educational and popular cultural movements of the time, was characterized by a state of economic crises, political control by the dominant classes, and political uprising of the urbahn and rural laborers. This popular mobilization made possible the appearance of educational practices as alternatives to the "educational system" and the practices were then translated into proposals of concientization and politization of the people involved in such activities. It was verified that this specific campaign originated from the people's revindication of the political campaign of 1960 when Djalma Maranhão was elected mayor of Natal. A nonbureaucratic school for children and adults emerged whose arquitectural design also originated from the people's suqqestions. The, schools were of wooden frame construction covered with palm tree straw material. Lastly, it should be noted that the intellectual leadership of the campaign consisted of marxists and leftist christians that were assuming a nationalistic position. In that perspective, both education and culture acquired an instrumental characteristic in the sense that they contributed to the people's liberation. However the manner in which the strong criticisms struck out against imperialism often made difficult the unmasking of the internal social contradictions of the system. This constituted one of the principal limitations of the campaign. The military movement of 1964 defeated the progressive forces and thus put an end to this educational experience, destroying it and severely repressing its members.MestradoMestre em Sociologia[s.n.]Vieira, Evaldo, 1942-Vieira, Evaldo, 1942-Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGermano, José Willington1981info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf224f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577914GERMANO, José Willington. De pe no chão tambem se aprende a ler: politica e educação no Rio Grande do Norte, 1960-1964. 1981. 224f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577914. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/48251porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:04:08Zoai::48251Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:04:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv De pe no chão tambem se aprende a ler : politica e educação no Rio Grande do Norte, 1960-1964
title De pe no chão tambem se aprende a ler : politica e educação no Rio Grande do Norte, 1960-1964
spellingShingle De pe no chão tambem se aprende a ler : politica e educação no Rio Grande do Norte, 1960-1964
Germano, José Willington
Politica e educação - Rio Grande do Norte
Educação e Estado
title_short De pe no chão tambem se aprende a ler : politica e educação no Rio Grande do Norte, 1960-1964
title_full De pe no chão tambem se aprende a ler : politica e educação no Rio Grande do Norte, 1960-1964
title_fullStr De pe no chão tambem se aprende a ler : politica e educação no Rio Grande do Norte, 1960-1964
title_full_unstemmed De pe no chão tambem se aprende a ler : politica e educação no Rio Grande do Norte, 1960-1964
title_sort De pe no chão tambem se aprende a ler : politica e educação no Rio Grande do Norte, 1960-1964
author Germano, José Willington
author_facet Germano, José Willington
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Evaldo, 1942-
Vieira, Evaldo, 1942-
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Sociologia
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Germano, José Willington
dc.subject.por.fl_str_mv Politica e educação - Rio Grande do Norte
Educação e Estado
topic Politica e educação - Rio Grande do Norte
Educação e Estado
description Orientador: Evaldo Amaro Vieira
publishDate 1981
dc.date.none.fl_str_mv 1981
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577914
GERMANO, José Willington. De pe no chão tambem se aprende a ler: politica e educação no Rio Grande do Norte, 1960-1964. 1981. 224f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577914. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577914
identifier_str_mv GERMANO, José Willington. De pe no chão tambem se aprende a ler: politica e educação no Rio Grande do Norte, 1960-1964. 1981. 224f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577914. Acesso em: 14 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/48251
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
224f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138289495572480