Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação : melhor gestão, melhor ensino da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (2013-2017)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Luis Fernando Ferreira, 1971-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638575
Resumo: Orientador: Régis Henrique dos Reis Silva
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spelling Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação : melhor gestão, melhor ensino da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (2013-2017)Political and theoretical assumptions of the training course : better management, better theaching of the Secretariat of Education of the State of Sâo Paulo  Diretores escolaresGestão educacionalPedagogia histórico-críticaNeoliberalismoSchools directorsEducational managementHistorical critical pedagogyNeoliberalismOrientador: Régis Henrique dos Reis SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito da Linha "Historiografia e Concepções Teórico-Metodológicas da História da Educação" do Grupo de Estudos e Pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR) e teve como objetivo analisar o processo de formação do diretor escolar da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, no período de 2013 a 2017. Mais precisamente, investigamos o curso de formação oferecido pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores Paulo Renato de Souza (EFAP) intitulado Melhor Gestão, Melhor Ensino (MGME), lançado em 2013. A intenção foi identificar e discutir os pressupostos políticos e teóricos desse curso e também compreender o projeto de formação do diretor no âmbito da mundialização do Capital, levando em conta a particularidade das políticas públicas educacionais brasileiras das últimas décadas. Para tanto, realizamos uma análise histórica do projeto de formação do diretor, abordando os decretos e leis que estiveram em vigor desde a gênese da constituição desse profissional até os dias atuais. Em seguida, mostramos como esse projeto foi influenciado pela mundialização da cultura do capital e pela pedagogia do aprender a aprender. Por meio dessa análise de caráter histórico e filosófico, pretendemos contribuir para a história da educação brasileira e problematizar o projeto de formação do diretor escolar proposto pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, em sua singularidade através do Curso MGME. Nossas reflexões dialogam mais especificamente com a linha de pesquisa dedicada a abordar questões relacionadas à historiografia e às concepções teórico-metodológicas da história da educaçãoAbstract: This research was developed within the line "Historiography and Theoretical-Methodological Conceptions of the History of Education" of the Study and Research Group in History, Society and Education in Brazil (HISTEDBR) and aimed to analyze the process of training the school director of São Paulo State Department of Education, from 2013 to 2017. More precisely, we investigated the training course offered by the School of Training and Improvement of Teachers Paulo Renato de Souza (EFAP) entitled Best Management, Best Teaching (MGME), launched in 2013. The intention was to identify and discuss the political and theoretical assumptions of this course and also to understand the project of training the director in the scope of the globalization of Capital, taking into account the particularity of Brazilian educational public policies of the last decades. To this end, we conducted a historical analysis of the director's training project, addressing the decrees and laws that were in force from the genesis of the constitution of this professional to the present day. Then, we show how this project was influenced by the globalization of capital culture and the pedagogy of learning to learn. Through this analysis of a historical and philosophical character, we intend to contribute to the history of Brazilian education and to problematize the project of formation of the school director proposed by the Secretary of Education of the State of São Paulo, in its singularity through the MGME Course. Our reflections dialogue more specifically with the line of research dedicated to addressing issues related to historiography and theoretical-methodological conceptions of the history of educationMestradoEducaçãoMestre em Educação[s.n.]Silva, Régis Henrique dos Reis, 1978-Coutinho, Luciana Cristina SalvattiNoronha, Olinda MariaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPinto, Luis Fernando Ferreira, 1971-20202020-02-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (125 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638575PINTO, Luis Fernando Ferreira. Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação: melhor gestão, melhor ensino da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (2013-2017) . 2020. 1 recurso online (125 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638575. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1127258Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-05T10:05:47Zoai::1127258Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-05-05T10:05:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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