Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação "melhor gestão, melhor ensino" da SEE/SP (2013-2017)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Luis Fernando Ferreira, 1971-
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Régis Henrique dos Reis, 1978-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12702
Resumo: Resumo: Este artigo objetiva identificar e discutir os pressupostos políticos e teóricos do curso de formação de diretores "Melhor Gestão, Melhor Ensino" da SEE/SP oferecido entre os anos de 2013 e 2017. Metodologicamente, os pressupostos da Pedagogia Histórico- Crítica guiaram uma abordagem histórica do projeto de formação do diretor a partir da análise de decretos e leis em vigor entre 1996 e 2016. Os resultados consideram o contexto histórico, político e teórico em que o curso foi proposto e permitem perceber a influência da mundialização da cultura do capital e da "Pedagogia do Aprender a Aprender"
id CAMP_b1471665099351728ca02ab993b8469a
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1350570
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação "melhor gestão, melhor ensino" da SEE/SP (2013-2017)Political and theoretical assumptions on the training course ‘better management, better teaching’, of the São Paulo State Department of Education (2013-2017)Supuestos políticos y teóricos del curso de formación "mejor gestión, mejor enseñanza" de la Secretaría de Educación del Estado de São Paulo (2013-2017)Diretores escolaresGestão educacionalNeoliberalismoSchool directorsEducational managementNeoliberalismArtigo originalResumo: Este artigo objetiva identificar e discutir os pressupostos políticos e teóricos do curso de formação de diretores "Melhor Gestão, Melhor Ensino" da SEE/SP oferecido entre os anos de 2013 e 2017. Metodologicamente, os pressupostos da Pedagogia Histórico- Crítica guiaram uma abordagem histórica do projeto de formação do diretor a partir da análise de decretos e leis em vigor entre 1996 e 2016. Os resultados consideram o contexto histórico, político e teórico em que o curso foi proposto e permitem perceber a influência da mundialização da cultura do capital e da "Pedagogia do Aprender a Aprender"Abstract: This article aims to identify and discuss the political and theoretical assumptions of the training course for directors "Better Management, Better Teaching" (MGME), offered by the São Paulo State Department of Education (SEE/SP) from 1996 to 2016. Methodologically, the assumptions of critical historical pedagogy guided a historical approach to the training project for directors based on the analysis of decrees and laws in effect between 1996 and 2016. The results consider the historical, political, and theoretical context in which the course was proposed and allow to perceive the infuence of globalization of the capital culture and the "Learn to Learn Pedagogy".Resumen: Este artículo tiene el objetivo de identifcar y discutir los supuestos políticos y teóricos del curso de formación de directores "Mejor Gestión, Mejor Enseñanza" de la Secretaría de Educación del Estado de São Paulo (SEE/SP) ofrecido entre 2013 y 2017. Metodológicamente, los supuestos de la pedagogía histórica crítica orientaron un abordaje histórico del proyecto de formación del director basado en el análisis de decretos y leyes vigentes entre 1996 y 2016. Los resultados consideran el contexto histórico, político y teórico en el que se propuso el curso y permiten percibir la infuencia de la globalización de la cultura del capital y de la "Pedagogía del Aprender a Aprender"AbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPinto, Luis Fernando Ferreira, 1971-Silva, Régis Henrique dos Reis, 1978-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/12702PINTO, Luis Fernando Ferreira; SILVA, Régis Henrique dos Reis. Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação "melhor gestão, melhor ensino" da SEE/SP (2013-2017). Revista brasileira de política e administração da educação. Brasília, DF : Associação Brasileira de Política e Administração da Educação, 2021. Vol. 37, n. 1 (jan./abr., 2021), p. 42 -62. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12702. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1350570porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-26T16:51:51Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1350570Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-26T16:51:51Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação "melhor gestão, melhor ensino" da SEE/SP (2013-2017)
Political and theoretical assumptions on the training course ‘better management, better teaching’, of the São Paulo State Department of Education (2013-2017)
Supuestos políticos y teóricos del curso de formación "mejor gestión, mejor enseñanza" de la Secretaría de Educación del Estado de São Paulo (2013-2017)
title Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação "melhor gestão, melhor ensino" da SEE/SP (2013-2017)
spellingShingle Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação "melhor gestão, melhor ensino" da SEE/SP (2013-2017)
Pinto, Luis Fernando Ferreira, 1971-
Diretores escolares
Gestão educacional
Neoliberalismo
School directors
Educational management
Neoliberalism
Artigo original
title_short Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação "melhor gestão, melhor ensino" da SEE/SP (2013-2017)
title_full Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação "melhor gestão, melhor ensino" da SEE/SP (2013-2017)
title_fullStr Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação "melhor gestão, melhor ensino" da SEE/SP (2013-2017)
title_full_unstemmed Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação "melhor gestão, melhor ensino" da SEE/SP (2013-2017)
title_sort Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação "melhor gestão, melhor ensino" da SEE/SP (2013-2017)
author Pinto, Luis Fernando Ferreira, 1971-
author_facet Pinto, Luis Fernando Ferreira, 1971-
Silva, Régis Henrique dos Reis, 1978-
author_role author
author2 Silva, Régis Henrique dos Reis, 1978-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Luis Fernando Ferreira, 1971-
Silva, Régis Henrique dos Reis, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Diretores escolares
Gestão educacional
Neoliberalismo
School directors
Educational management
Neoliberalism
Artigo original
topic Diretores escolares
Gestão educacional
Neoliberalismo
School directors
Educational management
Neoliberalism
Artigo original
description Resumo: Este artigo objetiva identificar e discutir os pressupostos políticos e teóricos do curso de formação de diretores "Melhor Gestão, Melhor Ensino" da SEE/SP oferecido entre os anos de 2013 e 2017. Metodologicamente, os pressupostos da Pedagogia Histórico- Crítica guiaram uma abordagem histórica do projeto de formação do diretor a partir da análise de decretos e leis em vigor entre 1996 e 2016. Os resultados consideram o contexto histórico, político e teórico em que o curso foi proposto e permitem perceber a influência da mundialização da cultura do capital e da "Pedagogia do Aprender a Aprender"
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/12702
PINTO, Luis Fernando Ferreira; SILVA, Régis Henrique dos Reis. Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação "melhor gestão, melhor ensino" da SEE/SP (2013-2017). Revista brasileira de política e administração da educação. Brasília, DF : Associação Brasileira de Política e Administração da Educação, 2021. Vol. 37, n. 1 (jan./abr., 2021), p. 42 -62. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12702. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/12702
identifier_str_mv PINTO, Luis Fernando Ferreira; SILVA, Régis Henrique dos Reis. Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação "melhor gestão, melhor ensino" da SEE/SP (2013-2017). Revista brasileira de política e administração da educação. Brasília, DF : Associação Brasileira de Política e Administração da Educação, 2021. Vol. 37, n. 1 (jan./abr., 2021), p. 42 -62. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12702. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1350570
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030831480569856