Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação "melhor gestão, melhor ensino" da SEE/SP (2013-2017)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/12702 |
Resumo: | Resumo: Este artigo objetiva identificar e discutir os pressupostos políticos e teóricos do curso de formação de diretores "Melhor Gestão, Melhor Ensino" da SEE/SP oferecido entre os anos de 2013 e 2017. Metodologicamente, os pressupostos da Pedagogia Histórico- Crítica guiaram uma abordagem histórica do projeto de formação do diretor a partir da análise de decretos e leis em vigor entre 1996 e 2016. Os resultados consideram o contexto histórico, político e teórico em que o curso foi proposto e permitem perceber a influência da mundialização da cultura do capital e da "Pedagogia do Aprender a Aprender" |
id |
CAMP_b1471665099351728ca02ab993b8469a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1350570 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação "melhor gestão, melhor ensino" da SEE/SP (2013-2017)Political and theoretical assumptions on the training course ‘better management, better teaching’, of the São Paulo State Department of Education (2013-2017)Supuestos políticos y teóricos del curso de formación "mejor gestión, mejor enseñanza" de la Secretaría de Educación del Estado de São Paulo (2013-2017)Diretores escolaresGestão educacionalNeoliberalismoSchool directorsEducational managementNeoliberalismArtigo originalResumo: Este artigo objetiva identificar e discutir os pressupostos políticos e teóricos do curso de formação de diretores "Melhor Gestão, Melhor Ensino" da SEE/SP oferecido entre os anos de 2013 e 2017. Metodologicamente, os pressupostos da Pedagogia Histórico- Crítica guiaram uma abordagem histórica do projeto de formação do diretor a partir da análise de decretos e leis em vigor entre 1996 e 2016. Os resultados consideram o contexto histórico, político e teórico em que o curso foi proposto e permitem perceber a influência da mundialização da cultura do capital e da "Pedagogia do Aprender a Aprender"Abstract: This article aims to identify and discuss the political and theoretical assumptions of the training course for directors "Better Management, Better Teaching" (MGME), offered by the São Paulo State Department of Education (SEE/SP) from 1996 to 2016. Methodologically, the assumptions of critical historical pedagogy guided a historical approach to the training project for directors based on the analysis of decrees and laws in effect between 1996 and 2016. The results consider the historical, political, and theoretical context in which the course was proposed and allow to perceive the infuence of globalization of the capital culture and the "Learn to Learn Pedagogy".Resumen: Este artículo tiene el objetivo de identifcar y discutir los supuestos políticos y teóricos del curso de formación de directores "Mejor Gestión, Mejor Enseñanza" de la Secretaría de Educación del Estado de São Paulo (SEE/SP) ofrecido entre 2013 y 2017. Metodológicamente, los supuestos de la pedagogía histórica crítica orientaron un abordaje histórico del proyecto de formación del director basado en el análisis de decretos y leyes vigentes entre 1996 y 2016. Los resultados consideran el contexto histórico, político y teórico en el que se propuso el curso y permiten percibir la infuencia de la globalización de la cultura del capital y de la "Pedagogía del Aprender a Aprender"AbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPinto, Luis Fernando Ferreira, 1971-Silva, Régis Henrique dos Reis, 1978-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/12702PINTO, Luis Fernando Ferreira; SILVA, Régis Henrique dos Reis. Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação "melhor gestão, melhor ensino" da SEE/SP (2013-2017). Revista brasileira de política e administração da educação. Brasília, DF : Associação Brasileira de Política e Administração da Educação, 2021. Vol. 37, n. 1 (jan./abr., 2021), p. 42 -62. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12702. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1350570porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-26T16:51:51Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1350570Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-26T16:51:51Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação "melhor gestão, melhor ensino" da SEE/SP (2013-2017) Political and theoretical assumptions on the training course ‘better management, better teaching’, of the São Paulo State Department of Education (2013-2017) Supuestos políticos y teóricos del curso de formación "mejor gestión, mejor enseñanza" de la Secretaría de Educación del Estado de São Paulo (2013-2017) |
title |
Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação "melhor gestão, melhor ensino" da SEE/SP (2013-2017) |
spellingShingle |
Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação "melhor gestão, melhor ensino" da SEE/SP (2013-2017) Pinto, Luis Fernando Ferreira, 1971- Diretores escolares Gestão educacional Neoliberalismo School directors Educational management Neoliberalism Artigo original |
title_short |
Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação "melhor gestão, melhor ensino" da SEE/SP (2013-2017) |
title_full |
Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação "melhor gestão, melhor ensino" da SEE/SP (2013-2017) |
title_fullStr |
Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação "melhor gestão, melhor ensino" da SEE/SP (2013-2017) |
title_full_unstemmed |
Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação "melhor gestão, melhor ensino" da SEE/SP (2013-2017) |
title_sort |
Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação "melhor gestão, melhor ensino" da SEE/SP (2013-2017) |
author |
Pinto, Luis Fernando Ferreira, 1971- |
author_facet |
Pinto, Luis Fernando Ferreira, 1971- Silva, Régis Henrique dos Reis, 1978- |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Régis Henrique dos Reis, 1978- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Luis Fernando Ferreira, 1971- Silva, Régis Henrique dos Reis, 1978- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diretores escolares Gestão educacional Neoliberalismo School directors Educational management Neoliberalism Artigo original |
topic |
Diretores escolares Gestão educacional Neoliberalismo School directors Educational management Neoliberalism Artigo original |
description |
Resumo: Este artigo objetiva identificar e discutir os pressupostos políticos e teóricos do curso de formação de diretores "Melhor Gestão, Melhor Ensino" da SEE/SP oferecido entre os anos de 2013 e 2017. Metodologicamente, os pressupostos da Pedagogia Histórico- Crítica guiaram uma abordagem histórica do projeto de formação do diretor a partir da análise de decretos e leis em vigor entre 1996 e 2016. Os resultados consideram o contexto histórico, político e teórico em que o curso foi proposto e permitem perceber a influência da mundialização da cultura do capital e da "Pedagogia do Aprender a Aprender" |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/12702 PINTO, Luis Fernando Ferreira; SILVA, Régis Henrique dos Reis. Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação "melhor gestão, melhor ensino" da SEE/SP (2013-2017). Revista brasileira de política e administração da educação. Brasília, DF : Associação Brasileira de Política e Administração da Educação, 2021. Vol. 37, n. 1 (jan./abr., 2021), p. 42 -62. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12702. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/12702 |
identifier_str_mv |
PINTO, Luis Fernando Ferreira; SILVA, Régis Henrique dos Reis. Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação "melhor gestão, melhor ensino" da SEE/SP (2013-2017). Revista brasileira de política e administração da educação. Brasília, DF : Associação Brasileira de Política e Administração da Educação, 2021. Vol. 37, n. 1 (jan./abr., 2021), p. 42 -62. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12702. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1350570 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030831480569856 |