Um sistema de ensino de projeto baseado no conhecimento : sistemas generativos e ontologias aplicados no ensino de arquitetura paisagística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Carlos Eduardo Verzola
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616702
Resumo: Orientador: Maria Gabriela Caffarena Celani
id UNICAMP-30_5c241971a555d7757712a6185d364d24
oai_identifier_str oai::839722
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Um sistema de ensino de projeto baseado no conhecimento : sistemas generativos e ontologias aplicados no ensino de arquitetura paisagísticaDeveloping a knowledge based design education method : using generative systems and onthology to teach landscape designArquitetura paisagísticaProjetoEducaçãoLandscape architectureDesignEducationOrientador: Maria Gabriela Caffarena CelaniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoResumo: O objetivo deste trabalho é propor uma nova abordagem para o ensino de arquitetura paisagística, baseada nas teorias computacionais aplicadas ao projeto, como a linguagem de padrões de Alexander, a gramática da forma e a modelagem paramétrica. A pesquisa propõe um modelo que relaciona os conceitos, relações, regras e propriedades que formam o universo de discurso de um arquiteto paisagista como precendentes de projeto, por meio de uma ontologia. Os conceitos são apresentados aos alunos no formato de regras esquemáticas e derivações semelhantes às existentes em uma gramática da forma. Cada um deles representa um padrão e está, como na linguagem de padrões de Alexander, conectado a outros formando assim uma rede. Por outro lado, diferentemente do sistema de Alexander, os precedentes não estão encapsulados nos padrões. Estes formam uma segunda estrutura em rede que relaciona as referências com diferentes padrões. No protótipo desenvolvido nesta pesquisa o sistema está preenchido com conceitos e precedentes extraídos da obra do paisagista Roberto Burle Marx. Este projetista pode ser considerado um especialista, pois sua obra contém uma parcela expressiva dos conceitos pertencentes ao universo de discurso em arquitetura paisagística aplicados em soluções que podem ser consideradas importantes referências de projeto. Além dessa estrutura que relaciona conceitos e precedentes, o sistema possui ainda um módulo interativo em que o aluno pode gerar e inserir automaticamente, em um modelo geométrico digital, diferentes componentes para criar um projeto paisagístico, como conjuntos de árvores, arbustos, esculturas, etc., definidos e agrupados de maneira paramétrica. A hipótese deste trabalho é que o uso de sistemas generativos e referências de projeto podem colaborar no aumento da eficiência do ensino sem que haja a redução da qualidade do trabalho ou o cerceamento da criatividade do aluno. Para comprovar a eficácia do sistema foram realizados workshops com alunos de graduação nos quais estes desenvolveram propostas de projeto com e sem o auxílio das ferramentas desenvolvidas. Esses testes colaboraram para a verificação da eficácia do sistema e permitiram introduzir ajustes no mesmo. Espera-se futuramente desenvolver um sistema online que possa ser utilizado como apoio no processo de ensino de paisagismoAbstract: The purpose of this research is to present a case based system to support students during the search for a solution to a landscape design problem. The system model is based on computational theories applied to design, such as Alexander's pattern language, shape grammar and parametric modeling. In the system, a design concept, also called pattern, can be represented as a schematic shape grammar rules or by its derivations - rule application. The patterns are connected to each other framing a network similar to Alexander's pattern language hierarchy structure. However, differently from Alexander's system, the precedents (or design references) are not encapsulated in a pattern. In this case, precedents are responsible to structure the other branch of the network. The prototype developed in this research is filled with concepts and design precedents extracted from Roberto Burle Marx landscape designs. Burle Marx can be seen as an expert, since his work contains an expressive parcel of concepts that belong to the landscape architecture universe of discourse. These are the sort of reference that students should research during design process. Beyond the structure to search for design concepts and precedents, it's also proposed an interactive module implemented in a parametric design tool. This module allows students generate and insert automatically different parametric components, such as a group of trees, bushes, sculptures, in a digital 3D model. Using that module students can create design solutions, assisted by the precedent based system, entirely through a digital media. Some tests were performed with undergraduate students in a workshop to prove the system efficacy. The tests helped to verify the hypothesis and showed how design references are a very important design tool. In the near future is expected that the implementation of an online system can help students, supporting them during design process. The work hypothesis is that the use of generative systems and design references can collaborate to increase teaching efficiency without the reduction of work quality or creating boundaries in student's creativityDoutoradoArquitetura e ConstruçãoDoutor em Engenharia Civil[s.n.]Celani, Maria Gabriela Caffarena, 1967-Ruschel, Regina CoeliMoreira, Daniel de CarvalhoNardelli, Eduardo SampaioMacedo, Silvio SoaresUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVaz, Carlos Eduardo Verzola2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf240 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616702VAZ, Carlos Eduardo Verzola. Um sistema de ensino de projeto baseado no conhecimento: sistemas generativos e ontologias aplicados no ensino de arquitetura paisagística. 2011. 240 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616702. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/839722porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:27:57Zoai::839722Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:27:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um sistema de ensino de projeto baseado no conhecimento : sistemas generativos e ontologias aplicados no ensino de arquitetura paisagística
Developing a knowledge based design education method : using generative systems and onthology to teach landscape design
title Um sistema de ensino de projeto baseado no conhecimento : sistemas generativos e ontologias aplicados no ensino de arquitetura paisagística
spellingShingle Um sistema de ensino de projeto baseado no conhecimento : sistemas generativos e ontologias aplicados no ensino de arquitetura paisagística
Vaz, Carlos Eduardo Verzola
Arquitetura paisagística
Projeto
Educação
Landscape architecture
Design
Education
title_short Um sistema de ensino de projeto baseado no conhecimento : sistemas generativos e ontologias aplicados no ensino de arquitetura paisagística
title_full Um sistema de ensino de projeto baseado no conhecimento : sistemas generativos e ontologias aplicados no ensino de arquitetura paisagística
title_fullStr Um sistema de ensino de projeto baseado no conhecimento : sistemas generativos e ontologias aplicados no ensino de arquitetura paisagística
title_full_unstemmed Um sistema de ensino de projeto baseado no conhecimento : sistemas generativos e ontologias aplicados no ensino de arquitetura paisagística
title_sort Um sistema de ensino de projeto baseado no conhecimento : sistemas generativos e ontologias aplicados no ensino de arquitetura paisagística
author Vaz, Carlos Eduardo Verzola
author_facet Vaz, Carlos Eduardo Verzola
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Celani, Maria Gabriela Caffarena, 1967-
Ruschel, Regina Coeli
Moreira, Daniel de Carvalho
Nardelli, Eduardo Sampaio
Macedo, Silvio Soares
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Carlos Eduardo Verzola
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura paisagística
Projeto
Educação
Landscape architecture
Design
Education
topic Arquitetura paisagística
Projeto
Educação
Landscape architecture
Design
Education
description Orientador: Maria Gabriela Caffarena Celani
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616702
VAZ, Carlos Eduardo Verzola. Um sistema de ensino de projeto baseado no conhecimento: sistemas generativos e ontologias aplicados no ensino de arquitetura paisagística. 2011. 240 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616702. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616702
identifier_str_mv VAZ, Carlos Eduardo Verzola. Um sistema de ensino de projeto baseado no conhecimento: sistemas generativos e ontologias aplicados no ensino de arquitetura paisagística. 2011. 240 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616702. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/839722
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
240 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189066659332096