Roberto Coelho Cardozo: vida, obra, perpetuação e resquícios de uma produção paisagística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Demétrius Borges do S. G. de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paisagem e Ambiente (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paam/article/view/90607
Resumo: A consolidação do movimento Moderno, tanto em Arquitetura como em Paisagismo, deu-se, no Brasil, após o término da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e com o fim do Estado Novo, que geraram um estado de espírito de liberdade nos campos artísticos, paralelamente a um processo de reorganização e modernização da economia.A partir dos anos 1950, verificou-se em São Paulo um aumento da demanda de obras devido ao aumento da urbanização e da população de classe média e alta, propiciando as condições para o surgimento de novas obras e autores, tanto na Arquitetura como no Paisagismo. É nesse contexto que aparece a figura do paisagista Roberto Coelho Cardozo (americano de origem portuguesa), considerado um precursor e figura de destaque no âmbito paisagístico de São Paulo e influenciando gerações seguintes de paisagistas paulistas. Cardozo é contemporâneo de Roberto Burle Marx, arquiteto paisagista de destaque dentro do panorama do Paisagismo Moderno brasileiro e a mistura das linhas projetuais de ambos influenciou o Paisagismo brasileiro das décadas seguintes. Muitos paisagistas trabalharam dentro de princípios Modernos ou Modernistas, e o estudo destes projetos e seus autores ajuda a compor o quadro da Arquitetura paisagística brasileira. Alguns destes projetos integram-se à pesquisa “A obra do paisagista Roberto Coelho Cardozo compreendida entre 1950 e 1970” em desenvolvimento com o apoio da Fapesp, dentro do Laboratório da Paisagem – Projeto Quapá – FAUUSP.
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spelling Roberto Coelho Cardozo: vida, obra, perpetuação e resquícios de uma produção paisagísticaRoberto Coelho Cardozo: life, work and his infuence in São Paulo's landscape architectureLandscape architecture. Modernism.Arquitetura paisagística. Modernismo. Projetos.A consolidação do movimento Moderno, tanto em Arquitetura como em Paisagismo, deu-se, no Brasil, após o término da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e com o fim do Estado Novo, que geraram um estado de espírito de liberdade nos campos artísticos, paralelamente a um processo de reorganização e modernização da economia.A partir dos anos 1950, verificou-se em São Paulo um aumento da demanda de obras devido ao aumento da urbanização e da população de classe média e alta, propiciando as condições para o surgimento de novas obras e autores, tanto na Arquitetura como no Paisagismo. É nesse contexto que aparece a figura do paisagista Roberto Coelho Cardozo (americano de origem portuguesa), considerado um precursor e figura de destaque no âmbito paisagístico de São Paulo e influenciando gerações seguintes de paisagistas paulistas. Cardozo é contemporâneo de Roberto Burle Marx, arquiteto paisagista de destaque dentro do panorama do Paisagismo Moderno brasileiro e a mistura das linhas projetuais de ambos influenciou o Paisagismo brasileiro das décadas seguintes. Muitos paisagistas trabalharam dentro de princípios Modernos ou Modernistas, e o estudo destes projetos e seus autores ajuda a compor o quadro da Arquitetura paisagística brasileira. Alguns destes projetos integram-se à pesquisa “A obra do paisagista Roberto Coelho Cardozo compreendida entre 1950 e 1970” em desenvolvimento com o apoio da Fapesp, dentro do Laboratório da Paisagem – Projeto Quapá – FAUUSP.The consolidation of the Modern movement took place, in Brazil, after the end of the Second World War (1939-1945) and of the “New State” (Estado Novo), that had originated a spirit of freedom in the artistic patterns, parallel to a process of reorganization and modernization of the economy, that have stimulated the construction. During the 50´s, an increase of the demand of construction was verified in São Paulo due to the increase of the urbanization process and due to the increase of the middle and upper class, establishing proper conditions for new constructions and authors, as much in the Architecture as in the Landscape Architecture. It is in this context that appears the figure of the landscape architect Roberto Coelho Cardozo, considered a precursor and figure of prominence in the field of Landscape Architecture in São Paulo and influencing following generations of landscape architects in this city. Cardozo is contemporary with Roberto Burle Marx, landscape architect of prominence in the panorama of Brazilian Modern Landscape Architecture, and their work have influenced Brazilian Landscape Architecture in the following decades.Many landscape architects have worked with the Modern´s principles, and the study of these projects and its authors will help to configure the Brazilian Landscape Architecture. Some of these projects appear at the research “A obra do paisagista Roberto Coelho Cardozo compreendida entre 1950 e 1970”, in development sponsored by Fapesp support inside of the Laboratório da Paisagem – Projeto Quapá – FAUUSP.Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo2006-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paam/article/view/9060710.11606/issn.2359-5361.v0i22p94-109Paisagem e Ambiente; Núm. 22 (2006): Especial ENEPEA 2006; 94-109Paisagem e Ambiente; n. 22 (2006): Especial ENEPEA 2006; 94-109Paisagem e Ambiente; No. 22 (2006): Especial ENEPEA 2006; 94-1092359-53610104-6098reponame:Paisagem e Ambiente (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paam/article/view/90607/93341Copyright (c) 2017 Demétrius Borges do S. G. de Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Demétrius Borges do S. G. de2019-06-03T15:54:28Zoai:revistas.usp.br:article/90607Revistahttp://www.revistas.usp.br/paam/indexPUBhttp://www.revistas.usp.br/paam/oai||paisagismo@usp.br|| ssmduck@usp.br2359-53610104-6098opendoar:2023-09-13T12:16:59.896723Paisagem e Ambiente (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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