O ensino da saude coletiva na PUCCAMP : a construção da historia e seu repensar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585396 |
Resumo: | Orientador: Solange L'Abbate |
id |
UNICAMP-30_5c5180f766cb1b0992b8ea9632da5655 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::121108 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino da saude coletiva na PUCCAMP : a construção da historia e seu repensarInstituição socialMedicina preventiva - Estudo e ensinoEducação médica - BrasilOrientador: Solange L'AbbateTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciencias MedicasResumo: Trata-se de pequisa social de caráter qualitativo em que se buscou reconstruir e repensar o projeto de ensino do Departamento de Medicina Social e Preventiva da PUCCAMP (DMSP). Partindo-se da contextualização das escolas médicas e do ensino na Saúde Coletiva em relação ao SUS, procurou-se reconhecer as características deste projeto, e especialmente, da docência-assistência efetivada em serviços básicos integrados à rede municipal. Objetivando-se analisar aspectos do processo ensino-aprendizagem, construiu-se um referencial baseado na análise institucional e. em modelos educacionais. Como estratégias metodológicas, associou-se à análise documental e bibliográfica, a interpretação das falas dos sujeitos envolvidos no projeto (coordenadores, docentes, alunos e funcionários dos Centros de Saúde), coletadas através de questionários semi-estruturados, entrevistas e grupos focais. Ao traçar a trajetória dos docentes foram reconhecidos momentos distintos da história do projeto. Constatou-se também a existência de condições peculiares da PUCCAMP, relativas ao projeto docente-assistencial na rede básica e ao trabalho multi-profissional. Apesar das dificuldades no cumprimentos dos objetivos pedagógicos das disciplinas, decorrentes, principalmente, do modelo biomédico de ensino, da problemática relativa ao SUS e da estrutura da própria universidade, ficou demonstrado que o DMSP contribui para que o curso responda às proposituras colocadas, na atualidade, para o ensino médico. Este resultado decorre do trabalho coletivo e dedicação dos professores e das eqúipes docente-assistenciais, que confoam um fazer pedagógico que possibilita aos alunos a vivência de situações marcantes e o conhecimento de conteúdos 'novos' e diferenciados do espaço hospitalar. Concluiu-se que tratando-se de um processo ensino-aprendizagem que tem por estratégia preferencial a aproximação ao cotidiano do trabalho, faz-se necessário que este espaço se organize de forma a cumprir as finalidades assistenciais (os princípios do SUS), como também, aos objetivos acadêmicos, docentes e de pesquisa. Como demonstrado, somente um espaço de caráter instituinte, permite o acolhimento tanto das pessoas em cuidado, como dos docentes, demais profissionais e dos próprios alunos, para que todos constituam-se em sujeitos do processo ensino-aprendizagemAbstract: Not informed.DoutoradoMestre em Ciências Médicas[s.n.]L'Abbate, Solange, 1942-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Ciências MédicasUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGarcia, Maria Alice Amorim1997info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf245f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585396GARCIA, Maria Alice Amorim. O ensino da saude coletiva na PUCCAMP: a construção da historia e seu repensar. 1997. 245f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585396. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/121108porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:41:07Zoai::121108Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:41:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da saude coletiva na PUCCAMP : a construção da historia e seu repensar |
title |
O ensino da saude coletiva na PUCCAMP : a construção da historia e seu repensar |
spellingShingle |
O ensino da saude coletiva na PUCCAMP : a construção da historia e seu repensar Garcia, Maria Alice Amorim Instituição social Medicina preventiva - Estudo e ensino Educação médica - Brasil |
title_short |
O ensino da saude coletiva na PUCCAMP : a construção da historia e seu repensar |
title_full |
O ensino da saude coletiva na PUCCAMP : a construção da historia e seu repensar |
title_fullStr |
O ensino da saude coletiva na PUCCAMP : a construção da historia e seu repensar |
title_full_unstemmed |
O ensino da saude coletiva na PUCCAMP : a construção da historia e seu repensar |
title_sort |
O ensino da saude coletiva na PUCCAMP : a construção da historia e seu repensar |
author |
Garcia, Maria Alice Amorim |
author_facet |
Garcia, Maria Alice Amorim |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
L'Abbate, Solange, 1942- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Maria Alice Amorim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instituição social Medicina preventiva - Estudo e ensino Educação médica - Brasil |
topic |
Instituição social Medicina preventiva - Estudo e ensino Educação médica - Brasil |
description |
Orientador: Solange L'Abbate |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585396 GARCIA, Maria Alice Amorim. O ensino da saude coletiva na PUCCAMP: a construção da historia e seu repensar. 1997. 245f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585396. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585396 |
identifier_str_mv |
GARCIA, Maria Alice Amorim. O ensino da saude coletiva na PUCCAMP: a construção da historia e seu repensar. 1997. 245f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585396. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/121108 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 245f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188803995238400 |