Subsidios para a elaboração de um exame de proficiencia para professores de ingles
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601075 |
Resumo: | Orientador: Matilde Virginia Ricardi Scaramucci |
id |
UNICAMP-30_5c63e3387398e879db08d10160b218c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::351964 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Subsidios para a elaboração de um exame de proficiencia para professores de inglesLingua inglesa - Testes de aptidão - AvaliaçãoAvaliação de proficiênciaEfeito retroativoProfessores de ingles - FormaçãoProficiency testsWashbacksEnglish teachers educationOrientador: Matilde Virginia Ricardi ScaramucciDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este estudo tem por objetivo fornecer subsídios para a elaboração de um exame de proficiência para professores de inglês no contexto brasileiro. Após análise de documentos e estudos, constatamos que, em sua grande maioria, os cursos de Letras não vêm cumprindo, de maneira satisfatória, o seu papel de formadores de professores de língua estrangeira. Uma ação indireta, nesse contexto, a médio prazo, seria a implementação de um exame de proficiência para esses professores, dada a importância que exames têm como instrumentos re-direcionadores de ensino/aprendizagem, servindo, assim, como referência de proficiência em língua inglesa para alunos que estivessem concluindo o curso de Letras, professores de inglês já formados, profissionais de diversas áreas que utilizam o idioma como ferramenta de trabalho. Com base em um arcabouço teórico em avaliação, em uma análise de necessidades conduzida por Elder (1993) sobre a competência lingüístico-comunicativa de professores e análise de três exames de proficiência para professores oferecidos no mercado internacional, elencamos várias competências essenciais para o desenvolvimento profissional do professor, dando atenção especial à competência lingüístico-comunicativa, que fundamenta um exame de proficiência, sendo a mesma, um dos requisitos na definição do perfil do profissional de línguas que almejamosAbstract: This study aims to provide valuable information as a contribution to the preparation of a proficiency exam for English teachers within the Brazilian context. After an analysis of documents and related studies, we verified that the majority of Letras courses are not playing their role in qualifying foreign language teachers. An indirect action, in the medium run, would be the implementation of a proficiency exam for those teachers, given the importance of such exams as tools for redirecting teaching/learning activities, serving as proficiency reference in foreign language for students completing a Letras course, for graduated English teachers, and for professionals in a number of areas using the language as work tools. Based on theoretical principles of language testing, washback effect, test development and a needs analysis developed by Elder (1993) on communicative language ability and three proficiency exams for teachers offered worldwide, we listed a number of essential competencies for the development of language teachers, giving special attention to the communicative language ability that is basic for a proficiency exam and one of the requirements for definition of the profile of a desirable language teacherMestradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-Almeida Filho, José Carlos Paes deConsolo, Douglas AltamiroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMartins, Teresa Helena Buscato20052005-03-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf115 p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601075MARTINS, Teresa Helena Buscato. Subsidios para a elaboração de um exame de proficiencia para professores de ingles. 2005. 115 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601075. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/351964porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:18:52Zoai::351964Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:18:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Subsidios para a elaboração de um exame de proficiencia para professores de ingles |
title |
Subsidios para a elaboração de um exame de proficiencia para professores de ingles |
spellingShingle |
Subsidios para a elaboração de um exame de proficiencia para professores de ingles Martins, Teresa Helena Buscato Lingua inglesa - Testes de aptidão - Avaliação Avaliação de proficiência Efeito retroativo Professores de ingles - Formação Proficiency tests Washbacks English teachers education |
title_short |
Subsidios para a elaboração de um exame de proficiencia para professores de ingles |
title_full |
Subsidios para a elaboração de um exame de proficiencia para professores de ingles |
title_fullStr |
Subsidios para a elaboração de um exame de proficiencia para professores de ingles |
title_full_unstemmed |
Subsidios para a elaboração de um exame de proficiencia para professores de ingles |
title_sort |
Subsidios para a elaboração de um exame de proficiencia para professores de ingles |
author |
Martins, Teresa Helena Buscato |
author_facet |
Martins, Teresa Helena Buscato |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951- Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951- Almeida Filho, José Carlos Paes de Consolo, Douglas Altamiro Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Teresa Helena Buscato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lingua inglesa - Testes de aptidão - Avaliação Avaliação de proficiência Efeito retroativo Professores de ingles - Formação Proficiency tests Washbacks English teachers education |
topic |
Lingua inglesa - Testes de aptidão - Avaliação Avaliação de proficiência Efeito retroativo Professores de ingles - Formação Proficiency tests Washbacks English teachers education |
description |
Orientador: Matilde Virginia Ricardi Scaramucci |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005-03-10T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601075 MARTINS, Teresa Helena Buscato. Subsidios para a elaboração de um exame de proficiencia para professores de ingles. 2005. 115 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601075. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) MARTINS, Teresa Helena Buscato. Subsidios para a elaboração de um exame de proficiencia para professores de ingles. 2005. 115 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601075. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601075 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/351964 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 115 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188930554167296 |