Subsidios para a elaboração de um exame de proficiencia para professores de ingles

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Teresa Helena Buscato
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601075
Resumo: Orientador: Matilde Virginia Ricardi Scaramucci
id UNICAMP-30_5c63e3387398e879db08d10160b218c9
oai_identifier_str oai::351964
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Subsidios para a elaboração de um exame de proficiencia para professores de inglesLingua inglesa - Testes de aptidão - AvaliaçãoAvaliação de proficiênciaEfeito retroativoProfessores de ingles - FormaçãoProficiency testsWashbacksEnglish teachers educationOrientador: Matilde Virginia Ricardi ScaramucciDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este estudo tem por objetivo fornecer subsídios para a elaboração de um exame de proficiência para professores de inglês no contexto brasileiro. Após análise de documentos e estudos, constatamos que, em sua grande maioria, os cursos de Letras não vêm cumprindo, de maneira satisfatória, o seu papel de formadores de professores de língua estrangeira. Uma ação indireta, nesse contexto, a médio prazo, seria a implementação de um exame de proficiência para esses professores, dada a importância que exames têm como instrumentos re-direcionadores de ensino/aprendizagem, servindo, assim, como referência de proficiência em língua inglesa para alunos que estivessem concluindo o curso de Letras, professores de inglês já formados, profissionais de diversas áreas que utilizam o idioma como ferramenta de trabalho. Com base em um arcabouço teórico em avaliação, em uma análise de necessidades conduzida por Elder (1993) sobre a competência lingüístico-comunicativa de professores e análise de três exames de proficiência para professores oferecidos no mercado internacional, elencamos várias competências essenciais para o desenvolvimento profissional do professor, dando atenção especial à competência lingüístico-comunicativa, que fundamenta um exame de proficiência, sendo a mesma, um dos requisitos na definição do perfil do profissional de línguas que almejamosAbstract: This study aims to provide valuable information as a contribution to the preparation of a proficiency exam for English teachers within the Brazilian context. After an analysis of documents and related studies, we verified that the majority of Letras courses are not playing their role in qualifying foreign language teachers. An indirect action, in the medium run, would be the implementation of a proficiency exam for those teachers, given the importance of such exams as tools for redirecting teaching/learning activities, serving as proficiency reference in foreign language for students completing a Letras course, for graduated English teachers, and for professionals in a number of areas using the language as work tools. Based on theoretical principles of language testing, washback effect, test development and a needs analysis developed by Elder (1993) on communicative language ability and three proficiency exams for teachers offered worldwide, we listed a number of essential competencies for the development of language teachers, giving special attention to the communicative language ability that is basic for a proficiency exam and one of the requirements for definition of the profile of a desirable language teacherMestradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-Almeida Filho, José Carlos Paes deConsolo, Douglas AltamiroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMartins, Teresa Helena Buscato20052005-03-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf115 p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601075MARTINS, Teresa Helena Buscato. Subsidios para a elaboração de um exame de proficiencia para professores de ingles. 2005. 115 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601075. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/351964porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:18:52Zoai::351964Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:18:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Subsidios para a elaboração de um exame de proficiencia para professores de ingles
title Subsidios para a elaboração de um exame de proficiencia para professores de ingles
spellingShingle Subsidios para a elaboração de um exame de proficiencia para professores de ingles
Martins, Teresa Helena Buscato
Lingua inglesa - Testes de aptidão - Avaliação
Avaliação de proficiência
Efeito retroativo
Professores de ingles - Formação
Proficiency tests
Washbacks
English teachers education
title_short Subsidios para a elaboração de um exame de proficiencia para professores de ingles
title_full Subsidios para a elaboração de um exame de proficiencia para professores de ingles
title_fullStr Subsidios para a elaboração de um exame de proficiencia para professores de ingles
title_full_unstemmed Subsidios para a elaboração de um exame de proficiencia para professores de ingles
title_sort Subsidios para a elaboração de um exame de proficiencia para professores de ingles
author Martins, Teresa Helena Buscato
author_facet Martins, Teresa Helena Buscato
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-
Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-
Almeida Filho, José Carlos Paes de
Consolo, Douglas Altamiro
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Teresa Helena Buscato
dc.subject.por.fl_str_mv Lingua inglesa - Testes de aptidão - Avaliação
Avaliação de proficiência
Efeito retroativo
Professores de ingles - Formação
Proficiency tests
Washbacks
English teachers education
topic Lingua inglesa - Testes de aptidão - Avaliação
Avaliação de proficiência
Efeito retroativo
Professores de ingles - Formação
Proficiency tests
Washbacks
English teachers education
description Orientador: Matilde Virginia Ricardi Scaramucci
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-03-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601075
MARTINS, Teresa Helena Buscato. Subsidios para a elaboração de um exame de proficiencia para professores de ingles. 2005. 115 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601075. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
MARTINS, Teresa Helena Buscato. Subsidios para a elaboração de um exame de proficiencia para professores de ingles. 2005. 115 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601075. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/351964
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
115 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188930554167296