As percepções de futuros professores quanto a temática da educação especial na perspectiva da educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nardini, Mariana Giovanoni, 1991-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639226
Resumo: Orientador: Fernanda Keila Marinho da Silva
id UNICAMP-30_5cb91cfd3d67bdd80b40af75a26870dd
oai_identifier_str oai::1129241
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling As percepções de futuros professores quanto a temática da educação especial na perspectiva da educação inclusivaFuture teachers' understading on theme of special education from the inclusive perspectiveFormação de professoresEnsino de ciênciasEducação inclusivaAnálise de conteúdo (Comunicação)Teacher trainingScience teachingInclusive educationContent analysis (Communication)Orientador: Fernanda Keila Marinho da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: Com o grande aumento nos últimos anos de alunos público-alvo da Educação Especial em salas de aula regular, é preciso mais do que nunca repensar a formação de professores frente a esse processo de inclusão nas escolas. Para isso, apresenta-se neste trabalho dados retirados das últimas pesquisas do Censo Escolar, que comprovam o aumento de matrículas desses alunos em escolas regulares; as políticas públicas voltadas para a inclusão; discute sobre a temática da Educação Especial na perspectiva Inclusiva no âmbito escolar e reflete sobre a formação de professores para a mesma. Além disso, considerando o conjunto relevante de pesquisas/estudos sobre o ensino na área de Ciências, bem como a discutida necessidade de pesquisas/estudos na área da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, este estudo realizou uma investigação visando compreender qual o cenário desta nos periódicos nacionais de ensino de Ciências, disponíveis no banco de dados da CAPES/MEC. Estas pesquisas aqui demonstradas apresentam um panorama dos estudos que discutem a formação de professores de Ciências para a Educação Especial na perspectiva Inclusiva. Neste contexto, foi realizada uma pesquisa com graduandos das licenciaturas de Física, Química e Biologia, de uma universidade localizada no interior de São Paulo, com o propósito de responder a questão central deste estudo: "De que forma a universidade está preparando os futuros professores para a crescente inclusão de alunos público-alvo da Educação Especial, sob a ótica do ensino regular?" Para isso, foram aplicados questionários aos estudantes dessas licenciaturas. As análises dos dados coletados foram feitas a partir das concepções da metodologia da pesquisa qualitativa e da análise de conteúdo de Bardin, buscando então discutir esta temática e a formação de professores a partir da própria percepção dos licenciandos destes cursos de Licenciatura, que denunciam a defasagem desta discussão nos cursos de formação de professores, especialmente os de Ciências NaturaisAbstract: Given the large increase in the number of students with disabilities in regular classrooms in recent years, it is more important than ever to rethink teacher training in the face of this inclusion process in schools. To do so, we present data collected from the last surveys of the School Census, which demonstrate the increase of enrollments of these students in regular schools; public policies aimed at inclusion; discusses the theme of Inclusive Education in the school context and reflects on teacher training for this. In addition, considering the relevant research / studies on science teaching, as well as the discussed need for research / studies in the area of Inclusive Education, this study carried out an investigation to understand the scenario of Inclusive Education. Education in national science education journals, available in the CAPES / MEC database. These researches present an overview of the studies that discuss the formation of Science teachers for Inclusive Education. In this context, a research was carried out with undergraduate students of the courses of Physics, Chemistry and Biology of a university of the interior of São Paulo, to answer the central question of this study: "In what way is the university preparing the future? The analysis of the collected data was made from the conceptions of the methodology of the qualitative research and of the analysis of content of Bardin, seeking then to discuss Inclusive Education and the training of teachers from the students' own perception, which denounce the lag in the discussion of this theme in teacher training courses, especially those in Natural SciencesMestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestra em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Silva, Fernanda Keila Marinho da, 1975-Pedroso, Cristina Cinto AraujoPinheiro, Rosa AparecidaGirotto Júnior, GildoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNardini, Mariana Giovanoni, 1991-20192019-08-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (134 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639226NARDINI, Mariana Giovanoni. As percepções de futuros professores quanto a temática da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. 2019. 1 recurso online (134 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639226. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129241Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T14:15:53Zoai::1129241Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-07-14T14:15:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv As percepções de futuros professores quanto a temática da educação especial na perspectiva da educação inclusiva
Future teachers' understading on theme of special education from the inclusive perspective
title As percepções de futuros professores quanto a temática da educação especial na perspectiva da educação inclusiva
spellingShingle As percepções de futuros professores quanto a temática da educação especial na perspectiva da educação inclusiva
Nardini, Mariana Giovanoni, 1991-
Formação de professores
Ensino de ciências
Educação inclusiva
Análise de conteúdo (Comunicação)
Teacher training
Science teaching
Inclusive education
Content analysis (Communication)
title_short As percepções de futuros professores quanto a temática da educação especial na perspectiva da educação inclusiva
title_full As percepções de futuros professores quanto a temática da educação especial na perspectiva da educação inclusiva
title_fullStr As percepções de futuros professores quanto a temática da educação especial na perspectiva da educação inclusiva
title_full_unstemmed As percepções de futuros professores quanto a temática da educação especial na perspectiva da educação inclusiva
title_sort As percepções de futuros professores quanto a temática da educação especial na perspectiva da educação inclusiva
author Nardini, Mariana Giovanoni, 1991-
author_facet Nardini, Mariana Giovanoni, 1991-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Fernanda Keila Marinho da, 1975-
Pedroso, Cristina Cinto Araujo
Pinheiro, Rosa Aparecida
Girotto Júnior, Gildo
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Nardini, Mariana Giovanoni, 1991-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino de ciências
Educação inclusiva
Análise de conteúdo (Comunicação)
Teacher training
Science teaching
Inclusive education
Content analysis (Communication)
topic Formação de professores
Ensino de ciências
Educação inclusiva
Análise de conteúdo (Comunicação)
Teacher training
Science teaching
Inclusive education
Content analysis (Communication)
description Orientador: Fernanda Keila Marinho da Silva
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-08-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639226
NARDINI, Mariana Giovanoni. As percepções de futuros professores quanto a temática da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. 2019. 1 recurso online (134 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639226. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639226
identifier_str_mv NARDINI, Mariana Giovanoni. As percepções de futuros professores quanto a temática da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. 2019. 1 recurso online (134 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639226. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129241
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (134 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189162440458240