Ouvindo Vigotsky... dialogando com crianças... : possibilidade de uma pratica pedagogica para o ensino da saude

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spazziani, Maria de Lourdes
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588554
Resumo: Orientador: Cecilia Azevedo Lima Collares
id UNICAMP-30_5cf4c0dcca8c812fdf31c5253a9af11b
oai_identifier_str oai::186763
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Ouvindo Vigotsky... dialogando com crianças... : possibilidade de uma pratica pedagogica para o ensino da saudeVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934EducaçãoSaúdePrática de ensinoTeoria do conhecimentoEnsino de primeiro grauOrientador: Cecilia Azevedo Lima CollaresTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O trabalho propôs-se a investigar as práticas pedagógicas do ensino da saúde em uma classe do ciclo básico em que a perspectiva histórico-cultural foi utilizada como instrumento de análise. A primeira parte apresentou o estudo teórico sobre a medicalização, os saberes em saúde, os pressupostos da perspectiva histórico-cultural que orientaram as questões da pesquisa. A parte empírica fundamentou-se na pesquisa etnográfica, que possibilitou focalizar e interpretar as interações entre pesquisadora, professora e alunos e revelar as dificuldades e as perspectivas dessa área temática a partir dos pressupostos apresentados por Vigotski para a formação de conceitos. Os resultados do estudo revelaram que a discussão do ensino da saúde, no que se refere à prática docente cotidiana, constitui uma promessa distante, tendo-se em vista o modo eleito para alfabetizar e a atitude da professora frente ao ensino dessa temática. As intervenções da pesquisadora, ao priorizar o diálogo com as crianças, propiciaram a explicitação do conhecimento do mundo empírico sobre temas de saúde e sua aproximação do saber sistematizado, contemplando as necessidades e interesses das crianças e revelando-se mais adequadas as novas proposições curricularesAbstract: The goal of this work was to investigate pedagogical practice in health teaching in a basic cycle class. The instrument of analysis was based on the historic-cultural perspective. The first part of this work has presented the theoretical study about the medical way of view, knowledge about health, historic-cultural perspective bases, which direct the questions of this research. The empirical part has based on ethnographic method that has favoured the observation and interpretation ofthe interaction among researcher, teacher and students. This method has also revealed the difficulties and perspectives of this subject based on Vigotski ideas about concept formation. The results have showed that discussion about health teaching is a distant promise conceming the quotidian teaching practice, as a result of the way of teaching literacy skills and the teacher behaviour when she teaches this subject. The researcher interventions have favoured the explanation of empirical world knowledge about health and an approach to a systematised knowledge, when she prioritised the dialogue. These interventions have considered the children necessities and interests, and have showed to be in accordance with new curricular proposalsDoutoradoDoutor em Educação[s.n.]Collares, Cecília Azevedo Lima, 1938-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSpazziani, Maria de Lourdes1999info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf199 p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588554SPAZZIANI, Maria de Lourdes. Ouvindo Vigotsky... dialogando com crianças...: possibilidade de uma pratica pedagogica para o ensino da saude. 1999. 199 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588554. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/186763porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:06:54Zoai::186763Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:06:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ouvindo Vigotsky... dialogando com crianças... : possibilidade de uma pratica pedagogica para o ensino da saude
title Ouvindo Vigotsky... dialogando com crianças... : possibilidade de uma pratica pedagogica para o ensino da saude
spellingShingle Ouvindo Vigotsky... dialogando com crianças... : possibilidade de uma pratica pedagogica para o ensino da saude
Spazziani, Maria de Lourdes
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Educação
Saúde
Prática de ensino
Teoria do conhecimento
Ensino de primeiro grau
title_short Ouvindo Vigotsky... dialogando com crianças... : possibilidade de uma pratica pedagogica para o ensino da saude
title_full Ouvindo Vigotsky... dialogando com crianças... : possibilidade de uma pratica pedagogica para o ensino da saude
title_fullStr Ouvindo Vigotsky... dialogando com crianças... : possibilidade de uma pratica pedagogica para o ensino da saude
title_full_unstemmed Ouvindo Vigotsky... dialogando com crianças... : possibilidade de uma pratica pedagogica para o ensino da saude
title_sort Ouvindo Vigotsky... dialogando com crianças... : possibilidade de uma pratica pedagogica para o ensino da saude
author Spazziani, Maria de Lourdes
author_facet Spazziani, Maria de Lourdes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Collares, Cecília Azevedo Lima, 1938-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Spazziani, Maria de Lourdes
dc.subject.por.fl_str_mv Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Educação
Saúde
Prática de ensino
Teoria do conhecimento
Ensino de primeiro grau
topic Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Educação
Saúde
Prática de ensino
Teoria do conhecimento
Ensino de primeiro grau
description Orientador: Cecilia Azevedo Lima Collares
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588554
SPAZZIANI, Maria de Lourdes. Ouvindo Vigotsky... dialogando com crianças...: possibilidade de uma pratica pedagogica para o ensino da saude. 1999. 199 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588554. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SPAZZIANI, Maria de Lourdes. Ouvindo Vigotsky... dialogando com crianças...: possibilidade de uma pratica pedagogica para o ensino da saude. 1999. 199 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588554. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/186763
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
199 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188834497265664