Ouvindo Vigotsky... dialogando com crianças... : possibilidade de uma pratica pedagogica para o ensino da saude
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588554 |
Resumo: | Orientador: Cecilia Azevedo Lima Collares |
id |
UNICAMP-30_5cf4c0dcca8c812fdf31c5253a9af11b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::186763 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ouvindo Vigotsky... dialogando com crianças... : possibilidade de uma pratica pedagogica para o ensino da saudeVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934EducaçãoSaúdePrática de ensinoTeoria do conhecimentoEnsino de primeiro grauOrientador: Cecilia Azevedo Lima CollaresTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O trabalho propôs-se a investigar as práticas pedagógicas do ensino da saúde em uma classe do ciclo básico em que a perspectiva histórico-cultural foi utilizada como instrumento de análise. A primeira parte apresentou o estudo teórico sobre a medicalização, os saberes em saúde, os pressupostos da perspectiva histórico-cultural que orientaram as questões da pesquisa. A parte empírica fundamentou-se na pesquisa etnográfica, que possibilitou focalizar e interpretar as interações entre pesquisadora, professora e alunos e revelar as dificuldades e as perspectivas dessa área temática a partir dos pressupostos apresentados por Vigotski para a formação de conceitos. Os resultados do estudo revelaram que a discussão do ensino da saúde, no que se refere à prática docente cotidiana, constitui uma promessa distante, tendo-se em vista o modo eleito para alfabetizar e a atitude da professora frente ao ensino dessa temática. As intervenções da pesquisadora, ao priorizar o diálogo com as crianças, propiciaram a explicitação do conhecimento do mundo empírico sobre temas de saúde e sua aproximação do saber sistematizado, contemplando as necessidades e interesses das crianças e revelando-se mais adequadas as novas proposições curricularesAbstract: The goal of this work was to investigate pedagogical practice in health teaching in a basic cycle class. The instrument of analysis was based on the historic-cultural perspective. The first part of this work has presented the theoretical study about the medical way of view, knowledge about health, historic-cultural perspective bases, which direct the questions of this research. The empirical part has based on ethnographic method that has favoured the observation and interpretation ofthe interaction among researcher, teacher and students. This method has also revealed the difficulties and perspectives of this subject based on Vigotski ideas about concept formation. The results have showed that discussion about health teaching is a distant promise conceming the quotidian teaching practice, as a result of the way of teaching literacy skills and the teacher behaviour when she teaches this subject. The researcher interventions have favoured the explanation of empirical world knowledge about health and an approach to a systematised knowledge, when she prioritised the dialogue. These interventions have considered the children necessities and interests, and have showed to be in accordance with new curricular proposalsDoutoradoDoutor em Educação[s.n.]Collares, Cecília Azevedo Lima, 1938-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSpazziani, Maria de Lourdes1999info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf199 p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588554SPAZZIANI, Maria de Lourdes. Ouvindo Vigotsky... dialogando com crianças...: possibilidade de uma pratica pedagogica para o ensino da saude. 1999. 199 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588554. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/186763porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:06:54Zoai::186763Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:06:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ouvindo Vigotsky... dialogando com crianças... : possibilidade de uma pratica pedagogica para o ensino da saude |
title |
Ouvindo Vigotsky... dialogando com crianças... : possibilidade de uma pratica pedagogica para o ensino da saude |
spellingShingle |
Ouvindo Vigotsky... dialogando com crianças... : possibilidade de uma pratica pedagogica para o ensino da saude Spazziani, Maria de Lourdes Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 Educação Saúde Prática de ensino Teoria do conhecimento Ensino de primeiro grau |
title_short |
Ouvindo Vigotsky... dialogando com crianças... : possibilidade de uma pratica pedagogica para o ensino da saude |
title_full |
Ouvindo Vigotsky... dialogando com crianças... : possibilidade de uma pratica pedagogica para o ensino da saude |
title_fullStr |
Ouvindo Vigotsky... dialogando com crianças... : possibilidade de uma pratica pedagogica para o ensino da saude |
title_full_unstemmed |
Ouvindo Vigotsky... dialogando com crianças... : possibilidade de uma pratica pedagogica para o ensino da saude |
title_sort |
Ouvindo Vigotsky... dialogando com crianças... : possibilidade de uma pratica pedagogica para o ensino da saude |
author |
Spazziani, Maria de Lourdes |
author_facet |
Spazziani, Maria de Lourdes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Collares, Cecília Azevedo Lima, 1938- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Spazziani, Maria de Lourdes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 Educação Saúde Prática de ensino Teoria do conhecimento Ensino de primeiro grau |
topic |
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 Educação Saúde Prática de ensino Teoria do conhecimento Ensino de primeiro grau |
description |
Orientador: Cecilia Azevedo Lima Collares |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588554 SPAZZIANI, Maria de Lourdes. Ouvindo Vigotsky... dialogando com crianças...: possibilidade de uma pratica pedagogica para o ensino da saude. 1999. 199 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588554. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) SPAZZIANI, Maria de Lourdes. Ouvindo Vigotsky... dialogando com crianças...: possibilidade de uma pratica pedagogica para o ensino da saude. 1999. 199 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588554. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588554 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/186763 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 199 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188834497265664 |