Análise dos fatores que afetam a qualidade de serviço em bibliotecas : um estudo no Sistema de Bibliotecas da Unicamp = Analysis of the factors that affect the libraries' service quality: a study in the Unicamp Libraries System

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Danilo Soares, 1993-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632851
Resumo: Orientador: Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Moraes
id UNICAMP-30_5dc424f3f7d45bf0eca1cba3e51f9ac3
oai_identifier_str oai::991669
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Análise dos fatores que afetam a qualidade de serviço em bibliotecas : um estudo no Sistema de Bibliotecas da Unicamp = Analysis of the factors that affect the libraries' service quality: a study in the Unicamp Libraries SystemAnalysis of the factors that affect the libraries' service quality : a study in the Unicamp Libraries SystemServiços de informação - QualidadeBibliotecas universitarias - Serviço de referênciaBibliotecas e usuáriosBibliotecas - AvaliaçãoInformation services - QualityUniversity libraries - Reference serviceLibraries and usersLibraries - EvaluationOrientador: Gustavo Hermínio Salati Marcondes de MoraesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências AplicadasResumo: Esta pesquisa investiga quais são os fatores que afetam a Qualidade Percebida do Serviço no contexto de bibliotecas e examina simultaneamente a relação entre os conceitos de Qualidade Percebida do Serviço, Satisfação do Usuário, Utilidade Percebida, Lealdade do Usuário e Intenção de Continuidade de Uso. A revisão da literatura sugere que a avaliação da qualidade de serviço é superior quando baseada apenas nas percepções de desempenho do serviço e não apresenta consenso sobre o modelo mais adequado no contexto de bibliotecas. Por isso, a pesquisa desenvolve um questionário alternativo baseado somente em desempenho para avaliação da qualidade de serviço em bibliotecas e testa um modelo de relacionamentos entre os conceitos abordados. A metodologia envolve a coleta de dados por pesquisa survey, com abordagens presencial e online, totalizando uma amostra de 1.572 usuários do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU). Os dados são analisados pela técnica de modelagem de equações estruturais. Os resultados sugerem que (1) Confiabilidade, Acesso Virtual, Ambiente, Tangíveis, Acesso Físico, Competência, Cortesia, Comunicação, Segurança e Presteza são fatores que afetam a Qualidade Percebida do Serviço, (2) desses fatores, a Competência é o fator com a maior avaliação positiva pelos usuários e (3) o SBU deveria concentrar seus esforços em melhorar os aspectos tangíveis das bibliotecas, especialmente quanto à quantidade de tomadas e computadores disponibilizada aos usuários. Em termos de quantidade de livros, (4) a pior avaliação foi dada pelos usuários da área do curso de `Artes¿, seguida pelas `Ciências Biológicas e Profissões da Saúde¿, pelas `Ciências Exatas, Tecnológicas e da Terra¿ e pelas `Ciências Humanas¿. Tais informações são relevantes não apenas aos responsáveis pelas bibliotecas, como também aos coordenadores dos cursos, para que ações sejam priorizadas a fim de melhorar a avaliação dos aspectos tangíveis das bibliotecas, bem como da qualidade de serviço das bibliotecas como um todo. Quanto às relações entre os conceitos abordados, os resultados sugerem que (5) a Qualidade Percebida do Serviço é um antecedente da Satisfação do Usuário, da Utilidade Percebida, da Lealdade do Usuário e da Intenção de Continuidade de Uso, (6) o maior impacto direto da Qualidade Percebida do Serviço é na Utilidade Percebida e (7) a Lealdade do Usuário tem o maior impacto direto na Intenção de Continuidade de Uso. São discutidas implicações para bibliotecários, coordenadores e gestores, e sugeridos estudos futurosAbstract: This research investigates the factors that affect the Perceived Service Quality in the context of libraries and simultaneously examines the relationship between Perceived Service Quality, User Satisfaction, Perceived Usefulness, User Loyalty and Continuance Intention to Use concepts. The review of the literature suggests that the evaluation of the service quality is superior when based only on perceptions of service performance and does not present consensus on the most appropriate model in the context of libraries. Therefore, the research develops an alternative questionnaire based only on performance to evaluate the service quality for libraries and the research tests a model of relationships between the concepts addressed. The methodology involves the data collection by survey, with face-to-face and online approaches, totaling a sample of 1,572 users of the Unicamp Libraries System. The data are analyzed by structural equations modeling. The results suggest that (1) Reliability, Virtual Access, Environment, Tangibles, Physical Access, Competence, Courtesy, Communication, Security and Responsiveness are factors that affect the Perceived Service Quality, (2) of this factors, the Competence is the factor with the highest positive evaluation by the users, and (3) the SBU should focus its efforts on improving the tangible aspects of libraries, especially regarding the number of outlets and computers available to users. In terms of quantity of books, (4) the worst evaluation was given by users of the area of the 'Arts' course, followed by 'Biological Sciences and Health Professions', by 'Exact, Technological and Land Sciences', and by `Human Sciences¿. Such information is relevant not only to those responsible for libraries but also to course coordinators so that actions are prioritized in order to improve the assessment of the tangible aspects of the libraries as well as the service quality of the libraries as a whole. Regarding the relationships between the concepts addressed, the results suggest that (5) Perceived Service Quality is a antecedent of User Satisfaction, of Perceived Usefulness, of User Loyalty, and of Continuance Intention to Use (6) the highest direct impact caused by Perceived Service Quality is on Perceived Usefulness, and (7) User Loyalty has the greatest direct impact on the Continuance Intention to Use. Implications for librarians, coordinators and managers are discussed and future studies are suggestedMestradoPesquisa Operacional e Gestão de ProcessosMestre em Engenharia de Produção e de Manufatura[s.n.]Moraes, Gustavo Hermínio Salati Marcondes de, 1981-Morini, CristianoCappellozza, AlexandreUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências AplicadasPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e de ManufaturaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Danilo Soares, 1993-20172017-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (100 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632851SILVA, Danilo Soares. Análise dos fatores que afetam a qualidade de serviço em bibliotecas: um estudo no Sistema de Bibliotecas da Unicamp = Analysis of the factors that affect the libraries' service quality: a study in the Unicamp Libraries System. 2017. 1 recurso online (100 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632851. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/991669Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-12T18:22:04Zoai::991669Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-03-12T18:22:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos fatores que afetam a qualidade de serviço em bibliotecas : um estudo no Sistema de Bibliotecas da Unicamp = Analysis of the factors that affect the libraries' service quality: a study in the Unicamp Libraries System
Analysis of the factors that affect the libraries' service quality : a study in the Unicamp Libraries System
title Análise dos fatores que afetam a qualidade de serviço em bibliotecas : um estudo no Sistema de Bibliotecas da Unicamp = Analysis of the factors that affect the libraries' service quality: a study in the Unicamp Libraries System
spellingShingle Análise dos fatores que afetam a qualidade de serviço em bibliotecas : um estudo no Sistema de Bibliotecas da Unicamp = Analysis of the factors that affect the libraries' service quality: a study in the Unicamp Libraries System
Silva, Danilo Soares, 1993-
Serviços de informação - Qualidade
Bibliotecas universitarias - Serviço de referência
Bibliotecas e usuários
Bibliotecas - Avaliação
Information services - Quality
University libraries - Reference service
Libraries and users
Libraries - Evaluation
title_short Análise dos fatores que afetam a qualidade de serviço em bibliotecas : um estudo no Sistema de Bibliotecas da Unicamp = Analysis of the factors that affect the libraries' service quality: a study in the Unicamp Libraries System
title_full Análise dos fatores que afetam a qualidade de serviço em bibliotecas : um estudo no Sistema de Bibliotecas da Unicamp = Analysis of the factors that affect the libraries' service quality: a study in the Unicamp Libraries System
title_fullStr Análise dos fatores que afetam a qualidade de serviço em bibliotecas : um estudo no Sistema de Bibliotecas da Unicamp = Analysis of the factors that affect the libraries' service quality: a study in the Unicamp Libraries System
title_full_unstemmed Análise dos fatores que afetam a qualidade de serviço em bibliotecas : um estudo no Sistema de Bibliotecas da Unicamp = Analysis of the factors that affect the libraries' service quality: a study in the Unicamp Libraries System
title_sort Análise dos fatores que afetam a qualidade de serviço em bibliotecas : um estudo no Sistema de Bibliotecas da Unicamp = Analysis of the factors that affect the libraries' service quality: a study in the Unicamp Libraries System
author Silva, Danilo Soares, 1993-
author_facet Silva, Danilo Soares, 1993-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moraes, Gustavo Hermínio Salati Marcondes de, 1981-
Morini, Cristiano
Cappellozza, Alexandre
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Aplicadas
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e de Manufatura
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Danilo Soares, 1993-
dc.subject.por.fl_str_mv Serviços de informação - Qualidade
Bibliotecas universitarias - Serviço de referência
Bibliotecas e usuários
Bibliotecas - Avaliação
Information services - Quality
University libraries - Reference service
Libraries and users
Libraries - Evaluation
topic Serviços de informação - Qualidade
Bibliotecas universitarias - Serviço de referência
Bibliotecas e usuários
Bibliotecas - Avaliação
Information services - Quality
University libraries - Reference service
Libraries and users
Libraries - Evaluation
description Orientador: Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Moraes
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-12-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632851
SILVA, Danilo Soares. Análise dos fatores que afetam a qualidade de serviço em bibliotecas: um estudo no Sistema de Bibliotecas da Unicamp = Analysis of the factors that affect the libraries' service quality: a study in the Unicamp Libraries System. 2017. 1 recurso online (100 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632851. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632851
identifier_str_mv SILVA, Danilo Soares. Análise dos fatores que afetam a qualidade de serviço em bibliotecas: um estudo no Sistema de Bibliotecas da Unicamp = Analysis of the factors that affect the libraries' service quality: a study in the Unicamp Libraries System. 2017. 1 recurso online (100 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632851. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/991669
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (100 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189119510708224