Diretor de escola : compromisso social e educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zero, Maria Aparecida
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604505
Resumo: Orientador: Zacarias Pereira Borges
id UNICAMP-30_5e40e97d14ad95f6330a1d6d26a0ca99
oai_identifier_str oai::396930
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Diretor de escola : compromisso social e educativoSchool principal: educational and social compromiseDiretores de escolasGestãoParticipaçãoCurrículosCultura escolarSchool principalsConductingParticipationCurriculumSchool cultureOrientador: Zacarias Pereira BorgesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho propõe reflexão sobre o papel desempenhado pelo diretor de escola no âmbito das unidades de ensino, no que diz respeito ao compromisso social e educativo deste profissional. O tratamento metodológico contou com fundamentação teórica e pesquisa de campo efetuada em dez escolas públicas do Estado de São Paulo, pertencentes a quatro Diretorias Regionais de Ensino. Partiu-se da caracterização do diretor, analisaramse as formas de participação e as possibilidades de gestão democrática. O foco priorizado foi o das ações cotidianas relacionadas às questões sociais que envolvem o contexto educacional, incluindo os dilemas e as alternativas afetos à qualidade de ensino adequada às expectativas das classes sociais menos favorecidas. Ficou evidente que a responsabilidade social da escola e, conseqüentemente, de seu diretor devem se relacionar especialmente com as questões curriculares. As ações rotineiras e mecânicas necessitam ser colocadas em xeque e o diretor deve ser o propulsor de um currículo em que se incluam capacidades motoras e afetivas, relação interpessoal, orientação para o trabalho e inserção social. Por ocupar lugar de destaque na sociedade e comumente se constituir no centro de formação da educação básica da comunidade, a escola torna-se também relevante espaço de construção e transformação cultural. O desenvolvimento de temas ligados às questões sociais referentes a cada realidade pode fornecer instrumentos para que o aluno pense, sinta e aja, tanto em relação a si mesmo, quanto em relação à comunidade. Os resultados revelam que as representaaçes dos pesquisados, a aaço cotidiana e os innmeros desdobramentos que envolvem a atuaaço do diretor de escola apontam-no como lideranna capaz de implementar e administrar pollticas, projetar, articular, desencadear, capacitar, conscientizar, acompanhar e avaliar o desenvolvimento dos processos. Conclui-se, portanto, que, a partir das oppçes e decisses deste profissional, muitas aaçes transformadoras podem ou nno ser desencadeadas.Abstract: The present work proposes a reflection about the role performed by the principal of a school in the realm of the teaching units, concerning the social and educational compromise of this professional. The methodological treatment had a theoretical foundation, and field research , and was taken in 10 Public Schools of São Paulo State, belonging to four Regional Teaching Directories. It was towards the characterization of the rights, and it was analysed the ways of participation and the possibilities of democratic conducting. The priority focus, was the daily actions related to the social issues, which involves the educational context, including the dilemmas and the alternatives related to the teaching quality, proper to the expectations of the lower social classes. It was evident, that the social responsibility of the school, and consequently, of its principal, must be related, especially the curricular issues. The mechanical and routine actions need to be put to the test, and the principal must be the center of a curriculum, in which are included the motor and affective capacities, inter-personal relation, orientation for the work, and social insertion. To occupy a highlighted position in society and commonly build in the center of basic formation, the school also becomes a relevant space of the construction and social transformation. The development of the themes linked to the social issues concerning each reality, may provide instruments, so that the student think, feel and act, as related to himself and as related to the community. The results revealed, that the representation of the researched people, the daily actions and the endless number of consequences that involve the acting of a principal of a school, point him as a leadership able to implement and administrate policies, project, articulate, provoke, capacitate, aware, follow and evaluate the development of the processes. Therefore, it was concluded that, from the options and decisions of this professional, many transforming actions can or not be provoked.DoutoradoPoliticas de Educação e Sistemas EducativosDoutor em Educação[s.n.]Borges, Zacarias Pereira, 1944-Gandini, Raquel Pereira ChainhoBravo, IsmaelHeloani, José Roberto MontesGiubilei, SoniaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASZero, Maria Aparecida20062006-01-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604505ZERO, Maria Aparecida. Diretor de escola: compromisso social e educativo. 2006. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604505. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/396930porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:48:33Zoai::396930Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:48:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diretor de escola : compromisso social e educativo
School principal: educational and social compromise
title Diretor de escola : compromisso social e educativo
spellingShingle Diretor de escola : compromisso social e educativo
Zero, Maria Aparecida
Diretores de escolas
Gestão
Participação
Currículos
Cultura escolar
School principals
Conducting
Participation
Curriculum
School culture
title_short Diretor de escola : compromisso social e educativo
title_full Diretor de escola : compromisso social e educativo
title_fullStr Diretor de escola : compromisso social e educativo
title_full_unstemmed Diretor de escola : compromisso social e educativo
title_sort Diretor de escola : compromisso social e educativo
author Zero, Maria Aparecida
author_facet Zero, Maria Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges, Zacarias Pereira, 1944-
Gandini, Raquel Pereira Chainho
Bravo, Ismael
Heloani, José Roberto Montes
Giubilei, Sonia
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Zero, Maria Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Diretores de escolas
Gestão
Participação
Currículos
Cultura escolar
School principals
Conducting
Participation
Curriculum
School culture
topic Diretores de escolas
Gestão
Participação
Currículos
Cultura escolar
School principals
Conducting
Participation
Curriculum
School culture
description Orientador: Zacarias Pereira Borges
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-01-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604505
ZERO, Maria Aparecida. Diretor de escola: compromisso social e educativo. 2006. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604505. Acesso em: 15 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
ZERO, Maria Aparecida. Diretor de escola: compromisso social e educativo. 2006. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604505. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/396930
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138423942938624