Construções identitárias de diretores de escola da Rede Municipal de Ensino de Rio Claro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/236641 |
Resumo: | A presente pesquisa teve por objetivo central compreender como vem sendo construída a identidade dos diretores de escola do município de Rio Claro-SP e os fatores sociais e históricos que acompanham essa constituição. No intuito de aprofundar as investigações, foi analisada a identidade desse profissional não somente pela ótica de sua subjetividade, mas compreendendo a constituição da identidade como resultado da interação social do indivíduo, de sua trajetória profissional e da política educacional em vigor nos diferentes momentos históricos. A fim de alcançar esse propósito, desenvolveu-se uma pesquisa de caráter qualitativo, tendo como procedimentos metodológicos a análise documental, a pesquisa bibliográfica e a aplicação de entrevistas semiestruturadas com diretores de escola do município, aposentados e em exercício. Nesse processo, foi efetuado um estudo sobre o surgimento do cargo de diretor e como foi sendo configurada a sua identidade ao longo do tempo. Descreveu-se também a história da constituição da Rede Municipal de Ensino de Rio Claro, a forma como o diretor escolar foi inserido nesse processo e a evolução de sua participação no sistema de ensino local. Além disso, por meio da análise das entrevistas com diretores aposentados e em exercício, procurou-se investigar como eles compreendem o seu papel dentro da instituição escolar. Utilizou-se, como arcabouço teórico, a abordagem de autores cujos estudos versam sobre a constituição das configurações identitárias, sua reprodução e transformação, especialmente Claude Dubar e Antonio da Costa Ciampa, recorrendo-se subsidiariamente a outros estudiosos que desenvolveram trabalhos sobre os aspectos da liderança e gestão escolar. Os resultados indicam que a configuração da identidade do diretor de escola é um processo contínuo, inacabado e não linear, sujeito a idas e vindas de acordo com as transformações trazidas pelos contextos históricos e sociais que se apresentam, influenciando a maneira como se enxerga, como é retratado nos documentos oficiais e como é visto por terceiros com os quais se relaciona. Essa perspectiva externa pode ser acolhida ou recusada, gerando uma identidade de continuidade ou de ruptura, de não metamorfose ou de emancipação. As narrativas das diretoras revelam a necessidade de uma relação mais estreita com as instâncias superiores e uma formação que compreenda a organização de espaços para troca de ideias e reflexão sobre suas práticas administrativas, pedagógicas e relacionais. Essas relações somente podem ser melhoradas se houver um rompimento com a perspectiva tradicional que estabelece ao diretor uma postura centralizadora e um perfil identitário de mero executor, representante das instâncias superiores na escola e não um representante da escola perante as instâncias superiores. |
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Construções identitárias de diretores de escola da Rede Municipal de Ensino de Rio ClaroIdentity constructions of school principals from Rio Claro educational systemIdentidadeGestão escolarDiretores de escolaRede Municipal de Ensino de Rio ClaroIdentitySchool managementSchool principalsA presente pesquisa teve por objetivo central compreender como vem sendo construída a identidade dos diretores de escola do município de Rio Claro-SP e os fatores sociais e históricos que acompanham essa constituição. No intuito de aprofundar as investigações, foi analisada a identidade desse profissional não somente pela ótica de sua subjetividade, mas compreendendo a constituição da identidade como resultado da interação social do indivíduo, de sua trajetória profissional e da política educacional em vigor nos diferentes momentos históricos. A fim de alcançar esse propósito, desenvolveu-se uma pesquisa de caráter qualitativo, tendo como procedimentos metodológicos a análise documental, a pesquisa bibliográfica e a aplicação de entrevistas semiestruturadas com diretores de escola do município, aposentados e em exercício. Nesse processo, foi efetuado um estudo sobre o surgimento do cargo de diretor e como foi sendo configurada a sua identidade ao longo do tempo. Descreveu-se também a história da constituição da Rede Municipal de Ensino de Rio Claro, a forma como o diretor escolar foi inserido nesse processo e a evolução de sua participação no sistema de ensino local. Além disso, por meio da análise das entrevistas com diretores aposentados e em exercício, procurou-se investigar como eles compreendem o seu papel dentro da instituição escolar. Utilizou-se, como arcabouço teórico, a abordagem de autores cujos estudos versam sobre a constituição das configurações identitárias, sua reprodução e transformação, especialmente Claude Dubar e Antonio da Costa Ciampa, recorrendo-se subsidiariamente a outros estudiosos que desenvolveram trabalhos sobre os aspectos da liderança e gestão escolar. Os resultados indicam que a configuração da identidade do diretor de escola é um processo contínuo, inacabado e não linear, sujeito a idas e vindas de acordo com as transformações trazidas pelos contextos históricos e sociais que se apresentam, influenciando a maneira como se enxerga, como é retratado nos documentos oficiais e como é visto por terceiros com os quais se relaciona. Essa perspectiva externa pode ser acolhida ou recusada, gerando uma identidade de continuidade ou de ruptura, de não metamorfose ou de emancipação. As narrativas das diretoras revelam a necessidade de uma relação mais estreita com as instâncias superiores e uma formação que compreenda a organização de espaços para troca de ideias e reflexão sobre suas práticas administrativas, pedagógicas e relacionais. Essas relações somente podem ser melhoradas se houver um rompimento com a perspectiva tradicional que estabelece ao diretor uma postura centralizadora e um perfil identitário de mero executor, representante das instâncias superiores na escola e não um representante da escola perante as instâncias superiores.The present research main objective was to comprehend how school principals' identities in the city of Rio Claro-SP have been constructed and the social and historical factors which accompanied such construction. To extend investigations, their identities were analyzed not only from their subjective points of view, but also with the understanding of their identities as being the result of each individual's social interactions, of their professional trajectory and of educational policies existing in different historical moments. To accomplish such analysis, a study of qualitative nature was developed with the adoption of the methodological procedures of document analysis, bibliographical research and conduction of semi-structured interviews with retired and active principals of schools in the city. In the process, studies were performed regarding the creation of the position of school principal and how its identity was shaped along the years. The history of the formation of the city of Rio Claro educational system was also analyzed, as well as the way in which the school principal was introduced in the formation process and their participation in the local school system. Additionally, through the inspection of the content of semi-structured interviews with retired and active school principals, it was investigated how each school principal understood their role in the educational institution. As theoretical framework it was used the approach of authors whose studies examine the constitution of identity configuration, its reproduction and transformation, specifically Claude Dubar e Antonio da Costa Ciampa, with supplementary resort to researchers who developed works about aspects of school leadership and management. Results showed that the structuring of the school principal identity is a continuous process, unfinished and non-linear, subject to adjustments resulting of transformations caused by historical and social circumstances, both of which are determining to their perspective of themselves, to their depiction in official documents and to their image before third parties with whom they interact. This external appearance might be accepted or refused, what may create an identity of continuity or of rupture, of non-metamorphosis or of emancipation. The school principals' narratives reveal the need to narrow their relationship with superior positions and to develop skills that allow the creation of opportunities for idea exchanging and for the development of administrative, pedagogical and relational practices contemplation. These relationships can only be improved if there is a rupture in the traditional perspective that institutes the school principal as a centralizing role and with an identity profile of a mere agent, representing superior positions of the school instead of being a representative of the school to its superior positions.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Adam, Joyce Mary [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bissoli, Lígia Maria Sciarra [UNESP]2022-09-19T12:07:35Z2022-09-19T12:07:35Z2022-08-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23664133004137064P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-21T06:09:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236641Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:18:18.115027Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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