A prática do coordenador pedagógico : limites e perspectivas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601049 |
Resumo: | Orientador: James Patrick Maher |
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A prática do coordenador pedagógico : limites e perspectivasEducação e EstadoTrabalho pedagogico em equipeCotidiano escolarEducational policyPower relationshipsPedagogic workOrientador: James Patrick MaherDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho apresenta uma discussão sobre a prática do Coordenador Pedagógico que atua nas escolas da Rede Pública do Estado da Bahia. O objetivo maior desta investigação foi analisar a organização do trabalho da coordenação pedagógica. A pesquisa se desenvolveu tendo como categorias analíticas o trabalho prescrito na legislação versus o trabalho real, as relações de poder e as imagens que professores e membros da equipe administrativa da escola possuem acerca da ação do coordenador pedagógico. O referencial teórico pauta-se numa abordagem histórica situando a origem desse profissional no contexto educacional; nos escritos de Agnes Heller sobre o cotidiano, para a compreensão do trabalho do coordenador pedagógico no cotidiano escolar; e, nos postulados de Weber, como sustentáculo para a análise das relações de poder que permeiam a interação e o fazer do coordenador pedagógico com seus interlocutores. Uma pesquisa de campo, realizada numa escola pública estadual, sugere que o coordenador pedagógico precisa demarcar melhor seu espaço na escola, tornando suas atribuições prescritas conhecidas pelos seus principais interlocutores, equipe administrativa e professores, sob pena de ficar sujeito às contingências imediatas do momento e não atender às expectativas desses mesmos sujeitos. Quanto ao relacionamento interpessoal do coordenador pedagógico com os demais profissionais, o coordenador tem procurado desempenhar seu trabalho de forma não autoritária, fundamentado no diálogo e na democracia na tomada de decisões. Da análise da legislação acerca das atribuições do coordenador pedagógico, evidenciou-se a ausência de uma proposta de trabalho que exprima a adoção de uma concepção de educação que oriente a condução das ações desenvolvidas por esse profissionalAbstract: This work shows a discussion about the practice of the pedagogic coordinator which acts at the schools of the public net of Bahia State. The main objective of this investigation was to analyze the work organization of the pedagogic coordinator. The research was developed by having as analytical categories the work ordered at the legislation versus the actual work, the relationship of power and the images that teachers and members of the school administrative staff have about the action of the pedagogic coordinator. The theoretical referential is based in a historical approach about the origin of this professional in the educational context; in the writings of Agnes Heller about the daily life, to understand the job of the pedagogic coordinator in the school¿s daily routine; and in the Weber postulates, as the basis to power relations analysis that permeate the interaction and the duties of the pedagogic coordinator with his interlocutors. A field research, which happened in a public school suggests that the pedagogic coordinator needs to better delimit his space at school, marking his assigned attributions known by his main interlocutors, administrative staff and teachers, under the penalty of being imposed the immediate contingencies of the moment and not attend the expectation of this same staff. In regard to interpersonal relationship of the pedagogic coordinator with other professionals, the coordinator has been trying to develop his work in a non authoritarian way, based in the dialogue and in the democracy of decision making. About the legislation analysis of the attributions of the pedagogic coordinator, it showed the absence of a work proposal that expresses the inclusion of an education conception which guides the conduction of the actions developed by this professionalMestradoPoliticas de Educação e Sistemas EducativosMestre em Educação[s.n.]Maher, James Patrick, 1949-2009Giubilei, SoniaTuppy, Maria Isabel NogueiraBorges, Zacarias PereiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPires, Ennia Débora Passos Braga20052005-11-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf177 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601049PIRES, Ennia Débora Passos Braga. A prática do coordenador pedagógico: limites e perspectivas. 2005. 177 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601049. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/351893porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:18:36Zoai::351893Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:18:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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