O cotidiano escolar do coordenador pedagógico: diversidades, tensões e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jane Cordeiro de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6138
Resumo: O texto é parte de duas pesquisas qualitativas que tratam do cotidiano do coordenador pedagógico e dos desafios enfrentados no decorrer de seu trabalho. Questões: O que é entendido como cotidiano escolar no entendimento do coordenador pedagógico? Como o coordenador pedagógico trabalha, de acordo com as suas atribuições, no cotidiano escolar? Quais são os desafios que o coordenador encontra em seu trabalho cotidiano? Objetivo: Apresentar diversidades, tensões e possibilidades existentes no cotidiano do coordenador pedagógico, analisando os depoimentos dos sujeitos no exercício de seus cotidianos. Nossos referenciais foram: André (2003) e Pais (2003) que tratam da organização do trabalho escolar e das “ritualidades” como conceitos de cotidiano. O coordenador enfrenta desafios vindos do cotidiano tendo em vista a falta de profissionais e ele necessita assumir tarefas que não são inerentes a sua atribuição. O coordenador, mesmo frente às dificuldades vindas da infraestrutura ele tenta manter a organização escolar.
id FURG-2_85e19a243f6845b624c96e45a6a0297e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/6138
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling O cotidiano escolar do coordenador pedagógico: diversidades, tensões e possibilidadesPalavras-chavecotidianocoordenador pedagógicoinfraestrutura da escola.Cotidiano escolarO texto é parte de duas pesquisas qualitativas que tratam do cotidiano do coordenador pedagógico e dos desafios enfrentados no decorrer de seu trabalho. Questões: O que é entendido como cotidiano escolar no entendimento do coordenador pedagógico? Como o coordenador pedagógico trabalha, de acordo com as suas atribuições, no cotidiano escolar? Quais são os desafios que o coordenador encontra em seu trabalho cotidiano? Objetivo: Apresentar diversidades, tensões e possibilidades existentes no cotidiano do coordenador pedagógico, analisando os depoimentos dos sujeitos no exercício de seus cotidianos. Nossos referenciais foram: André (2003) e Pais (2003) que tratam da organização do trabalho escolar e das “ritualidades” como conceitos de cotidiano. O coordenador enfrenta desafios vindos do cotidiano tendo em vista a falta de profissionais e ele necessita assumir tarefas que não são inerentes a sua atribuição. O coordenador, mesmo frente às dificuldades vindas da infraestrutura ele tenta manter a organização escolar.Universidade Federal do Rio Grande2017-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/613810.14295/momento.v26i1.6138Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 1 (2017); 143-160Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 1 (2017); 143-1602316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/6138/4593Copyright (c) 2017 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Jane Cordeiro de2017-07-15T20:10:16Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/6138Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2017-07-15T20:10:16Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O cotidiano escolar do coordenador pedagógico: diversidades, tensões e possibilidades
title O cotidiano escolar do coordenador pedagógico: diversidades, tensões e possibilidades
spellingShingle O cotidiano escolar do coordenador pedagógico: diversidades, tensões e possibilidades
Oliveira, Jane Cordeiro de
Palavras-chave
cotidiano
coordenador pedagógico
infraestrutura da escola.
Cotidiano escolar
title_short O cotidiano escolar do coordenador pedagógico: diversidades, tensões e possibilidades
title_full O cotidiano escolar do coordenador pedagógico: diversidades, tensões e possibilidades
title_fullStr O cotidiano escolar do coordenador pedagógico: diversidades, tensões e possibilidades
title_full_unstemmed O cotidiano escolar do coordenador pedagógico: diversidades, tensões e possibilidades
title_sort O cotidiano escolar do coordenador pedagógico: diversidades, tensões e possibilidades
author Oliveira, Jane Cordeiro de
author_facet Oliveira, Jane Cordeiro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jane Cordeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave
cotidiano
coordenador pedagógico
infraestrutura da escola.
Cotidiano escolar
topic Palavras-chave
cotidiano
coordenador pedagógico
infraestrutura da escola.
Cotidiano escolar
description O texto é parte de duas pesquisas qualitativas que tratam do cotidiano do coordenador pedagógico e dos desafios enfrentados no decorrer de seu trabalho. Questões: O que é entendido como cotidiano escolar no entendimento do coordenador pedagógico? Como o coordenador pedagógico trabalha, de acordo com as suas atribuições, no cotidiano escolar? Quais são os desafios que o coordenador encontra em seu trabalho cotidiano? Objetivo: Apresentar diversidades, tensões e possibilidades existentes no cotidiano do coordenador pedagógico, analisando os depoimentos dos sujeitos no exercício de seus cotidianos. Nossos referenciais foram: André (2003) e Pais (2003) que tratam da organização do trabalho escolar e das “ritualidades” como conceitos de cotidiano. O coordenador enfrenta desafios vindos do cotidiano tendo em vista a falta de profissionais e ele necessita assumir tarefas que não são inerentes a sua atribuição. O coordenador, mesmo frente às dificuldades vindas da infraestrutura ele tenta manter a organização escolar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6138
10.14295/momento.v26i1.6138
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6138
identifier_str_mv 10.14295/momento.v26i1.6138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6138/4593
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 1 (2017); 143-160
Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 1 (2017); 143-160
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944870314803200