O cotidiano escolar do coordenador pedagógico: diversidades, tensões e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6138 |
Resumo: | O texto é parte de duas pesquisas qualitativas que tratam do cotidiano do coordenador pedagógico e dos desafios enfrentados no decorrer de seu trabalho. Questões: O que é entendido como cotidiano escolar no entendimento do coordenador pedagógico? Como o coordenador pedagógico trabalha, de acordo com as suas atribuições, no cotidiano escolar? Quais são os desafios que o coordenador encontra em seu trabalho cotidiano? Objetivo: Apresentar diversidades, tensões e possibilidades existentes no cotidiano do coordenador pedagógico, analisando os depoimentos dos sujeitos no exercício de seus cotidianos. Nossos referenciais foram: André (2003) e Pais (2003) que tratam da organização do trabalho escolar e das “ritualidades” como conceitos de cotidiano. O coordenador enfrenta desafios vindos do cotidiano tendo em vista a falta de profissionais e ele necessita assumir tarefas que não são inerentes a sua atribuição. O coordenador, mesmo frente às dificuldades vindas da infraestrutura ele tenta manter a organização escolar. |
id |
FURG-2_85e19a243f6845b624c96e45a6a0297e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/6138 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O cotidiano escolar do coordenador pedagógico: diversidades, tensões e possibilidadesPalavras-chavecotidianocoordenador pedagógicoinfraestrutura da escola.Cotidiano escolarO texto é parte de duas pesquisas qualitativas que tratam do cotidiano do coordenador pedagógico e dos desafios enfrentados no decorrer de seu trabalho. Questões: O que é entendido como cotidiano escolar no entendimento do coordenador pedagógico? Como o coordenador pedagógico trabalha, de acordo com as suas atribuições, no cotidiano escolar? Quais são os desafios que o coordenador encontra em seu trabalho cotidiano? Objetivo: Apresentar diversidades, tensões e possibilidades existentes no cotidiano do coordenador pedagógico, analisando os depoimentos dos sujeitos no exercício de seus cotidianos. Nossos referenciais foram: André (2003) e Pais (2003) que tratam da organização do trabalho escolar e das “ritualidades” como conceitos de cotidiano. O coordenador enfrenta desafios vindos do cotidiano tendo em vista a falta de profissionais e ele necessita assumir tarefas que não são inerentes a sua atribuição. O coordenador, mesmo frente às dificuldades vindas da infraestrutura ele tenta manter a organização escolar.Universidade Federal do Rio Grande2017-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/613810.14295/momento.v26i1.6138Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 1 (2017); 143-160Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 1 (2017); 143-1602316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/6138/4593Copyright (c) 2017 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Jane Cordeiro de2017-07-15T20:10:16Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/6138Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2017-07-15T20:10:16Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O cotidiano escolar do coordenador pedagógico: diversidades, tensões e possibilidades |
title |
O cotidiano escolar do coordenador pedagógico: diversidades, tensões e possibilidades |
spellingShingle |
O cotidiano escolar do coordenador pedagógico: diversidades, tensões e possibilidades Oliveira, Jane Cordeiro de Palavras-chave cotidiano coordenador pedagógico infraestrutura da escola. Cotidiano escolar |
title_short |
O cotidiano escolar do coordenador pedagógico: diversidades, tensões e possibilidades |
title_full |
O cotidiano escolar do coordenador pedagógico: diversidades, tensões e possibilidades |
title_fullStr |
O cotidiano escolar do coordenador pedagógico: diversidades, tensões e possibilidades |
title_full_unstemmed |
O cotidiano escolar do coordenador pedagógico: diversidades, tensões e possibilidades |
title_sort |
O cotidiano escolar do coordenador pedagógico: diversidades, tensões e possibilidades |
author |
Oliveira, Jane Cordeiro de |
author_facet |
Oliveira, Jane Cordeiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Jane Cordeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras-chave cotidiano coordenador pedagógico infraestrutura da escola. Cotidiano escolar |
topic |
Palavras-chave cotidiano coordenador pedagógico infraestrutura da escola. Cotidiano escolar |
description |
O texto é parte de duas pesquisas qualitativas que tratam do cotidiano do coordenador pedagógico e dos desafios enfrentados no decorrer de seu trabalho. Questões: O que é entendido como cotidiano escolar no entendimento do coordenador pedagógico? Como o coordenador pedagógico trabalha, de acordo com as suas atribuições, no cotidiano escolar? Quais são os desafios que o coordenador encontra em seu trabalho cotidiano? Objetivo: Apresentar diversidades, tensões e possibilidades existentes no cotidiano do coordenador pedagógico, analisando os depoimentos dos sujeitos no exercício de seus cotidianos. Nossos referenciais foram: André (2003) e Pais (2003) que tratam da organização do trabalho escolar e das “ritualidades” como conceitos de cotidiano. O coordenador enfrenta desafios vindos do cotidiano tendo em vista a falta de profissionais e ele necessita assumir tarefas que não são inerentes a sua atribuição. O coordenador, mesmo frente às dificuldades vindas da infraestrutura ele tenta manter a organização escolar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6138 10.14295/momento.v26i1.6138 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6138 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v26i1.6138 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6138/4593 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 1 (2017); 143-160 Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 1 (2017); 143-160 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944870314803200 |