A formação da noção de força em alunos dos anos finais do Ensino Fundamental : uma contribuição para o ensino de Ciências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1380491 |
Resumo: | Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis |
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A formação da noção de força em alunos dos anos finais do Ensino Fundamental : uma contribuição para o ensino de CiênciasThe formation of the notion of force in students in the final years of Elementary SchoolForça (Mecânica)Epistemologia genéticaDesenvolvimento cognitivoFísicaEnsino de ciênciasPower (Mechanics)Genetic epistemologyCognitive developmentPhysicsScience teachingOrientador: Orly Zucatto Mantovani de AssisDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Com a promulgação, em 2017, da Base Nacional Comum Curricular e a homologação das orientações referentes as etapas do Ensino Fundamental, muitos dos conceitos de Física, que são considerados de difícil compreensão pelos estudantes, passaram a ser trabalhados ao longo de todos os anos do Ensino Fundamental, inclusive os que envolvem a noção de Força. Diante dessa dificuldade encontrada pelos alunos e ciente da importância do desenvolvimento cognitivo no processo de aquisição do conhecimento, essa pesquisa, pautada na Epistemologia Genética de Jean Piaget, tem como objetivo central identificar em que nível se encontra a construção das estruturas de pensamento da noção de Força em crianças e adolescentes. Para isso, a amostra da pesquisa foi constituída por vinte e três participantes, de ambos os sexos, com idades entre 11 a 15 anos, matriculados entre o 6° e 9° ano de uma escola pública do estado de Minas Gerais. Nossa hipótese de investigação sobre o tema é de que os participantes da pesquisa ainda não possuem estruturas de pensamento lógico-matemático, correspondente ao período operatório formal, completamente desenvolvidas e que lhes permite a compreensão da noção de Forças. Com intuito de verificar em que nível se encontra a construção das estruturas cognitivas referentes à noção de força nesses estudantes, foram utilizadas duas provas piagetianas: A queda sucessiva dos dominós enfileirados e As forças necessárias para fazer subir um carro ou mantê-lo parado em uma inclinação. Alicerçadas no Método Clínico-Crítico (1926), as entrevistas foram analisadas de acordo com os níveis de compreensão da composição de força e constituição dos vetores e quanto aos estágios de desenvolvimento cognitivo dos sujeitos e demonstraram que: na prova A queda sucessiva dos dominós enfileirados dos vinte e três participantes da pesquisa, apenas três sujeitos encontram-se no nível III (correspondente ao operatório formal) e na prova As forças necessárias para fazer subir um carro ou mantê-lo parado em uma inclinação, nenhum dos vinte e três participantes encontra-se no nível III (correspondente ao operatório formal). Esses resultados confirmam nossa hipótese de que os sujeitos da pesquisa ainda não possuem totalmente desenvolvidas estruturas de pensamento lógico-matemático, correspondentes ao período operatório formal, que lhes permitam a compreensão da noção de Forças. Essa é uma pesquisa de natureza exploratória, no qual as provas mencionadas foram gravadas, transcritas e posteriormente analisadas em termos qualitativos e quantitativos, seguindo os protocolos dos níveis de compreensão, com o propósito de garantir o rigor científico. Por fim, pretendeu-se com este estudo oferecer contribuições para uma maior compreensão de como ocorre a construção da noção de Força nos sujeitos, bem como propiciar um ponto de partida para que outros pesquisadores possam conduzir estudos que priorizem essa áreaAbstract: With the promulgation in 2017 of the National Common Curricular Base and the ratification of guidelines related to the stages of Elementary Education, many Physics concepts, considered challenging for students, began to be addressed throughout all years of Elementary Education, including those involving the notion of Force. Faced with this difficulty experienced by students and aware of the importance of cognitive development in the knowledge acquisition process, this research, grounded in Jean Piaget's Genetic Epistemology, aims to identify at what level the construction of thought structures regarding the notion of Force is in children and adolescents. For this purpose, the research sample consisted of twenty-three participants, of both sexes, aged 11 to 15, enrolled in the 6th to 9th grade of a public school in the state of Minas Gerais. Our research hypothesis on the subject is that the participants still do not have fully developed logical-mathematical thought structures, corresponding to the formal operational period, which enables them to understand the notion of Forces. To assess the level of construction of cognitive structures related to the notion of force in these students, 2 (two) Piagetian tests were used: The successive fall of aligned dominoes and The forces needed to make a car go up or keep it still on an incline. Based on the Clinical-Critical Method (1926), interviews were analyzed according to the levels of understanding of force composition and vector constitution and in terms of the subjects' cognitive development stages. The findings demonstrated that, in the test of the successive fall of aligned dominoes, only three subjects out of the twenty-three participants are at level III (corresponding to formal operational), and in the test of the forces needed to make a car go up or keep it still on an incline, none of the twenty-three participants are at level III (corresponding to formal operational). These results confirm our hypothesis that the research subjects do not yet possess fully developed logical-mathematical thought structures corresponding to the formal operational period, enabling them to comprehend the notion of Forces. This is an exploratory research, in which the mentioned tests were recorded, transcribed, and subsequently analyzed qualitatively and quantitatively, following comprehension level protocols, with the purpose of ensuring scientific rigor. Finally, with this study, the intention was to provide contributions to a better understanding of how the construction of the notion of Force occurs in individuals, as well as to provide a starting point for other researchers to conduct studies prioritizing this areaAbertoMestradoEducação EscolarMestra em Educação Escolar[s.n.]Assis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939-Saravali, Eliane GiachettoTortella, Jussara Cristina BarbozaMolinari, Adriana Maria CorderUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASChediak, Larissa Danielle de Rezende, 1979-20232023-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (134 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1380491CHEDIAK, Larissa Danielle de Rezende. A formação da noção de força em alunos dos anos finais do Ensino Fundamental: uma contribuição para o ensino de Ciências. 2023. 1 recurso online (134 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://acervus.unicamp.br/acervo/detalhe/1380491. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1380491Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1380491Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-20T17:00:39Zoai::1380491Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-08-20T17:00:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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