Racionalidade argumentativa : retórica, lógica e suas contribuições ao ensino de filosofia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/17793 |
Resumo: | Orientador: Lucas Angioni |
id |
UNICAMP-30_5fdc46e9b7ef238b442874d20ea941ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1386368 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Racionalidade argumentativa : retórica, lógica e suas contribuições ao ensino de filosofiaArgumentative rationality : rhetoric, logic and their contributions to the teaching of philosophyAristóteles. RetóricaLógicaDialéticaEntimema (Lógica)RaciocínioFilosofia - Estudo e ensinoLogicDialecticEnthymeme (Logic)ReasoningPhilosophy - Study and teachingOrientador: Lucas AngioniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: Na presente pesquisa pretendemos investigar a interface entre a retórica e a lógica na filosofia aristotélica e suas contribuições ao ensino de filosofia. Tomamos como obra central a Retórica de Aristóteles, que fundamenta a pesquisa em conexão com outras obras do autor: Primeiros Analíticos, Segundos Analíticos, Tópicos e Refutações Sofísticas. Ao estabelecer um debate entre os fundamentos da Retórica em articulação com as demais obras mencionadas acima, constatamos que o filósofo valorizou de forma significativa e relevante tanto a retórica quanto a lógica, apresentando categorias que são comuns a ambos os campos do conhecimento filosófico, tais como silogismo, argumento, dialética, entimema, exemplo, demonstração, raciocínio, entre outros pontos. Para efeitos metodológicos, optamos por dividir o estudo em quatro capítulos, sendo cada um deles dedicado a analisar as ideias de Aristóteles (em diálogo com a bibliografia básica e secundária), no sentido de fornecer os subsídios necessários para compreender a racionalidade argumentativa no pensamento do referido autor. A partir disso, investigamos em que medida a retórica aristotélica continua atual e qual a importância da realização de uma ruptura da separação entre a retórica e a lógica (proposta pelo período racionalista da modernidade). A investigação avança (propondo uma ampliação da racionalidade argumentativa, partindo da Retórica) com os estudos sobre a obra Tratado da Argumentação: a Nova Retórica, escrita por Chaïm Perelman com a colaboração de Olbrechts-Tyteca e publicada em 1958, na qual os autores retomam os estudos da retórica com uma nova perspectiva, tanto em seu aspecto formal como no persuasivo ao sistematizar a retórica como uma teoria da argumentação, complementando o formalismo lógico. A teoria da argumentação da Nova Retórica produz elementos para o debate atual sobre a lógica informal e o ensino de filosofia como um problema filosófico, perspectivando a racionalidade argumentativa de forma ampliada (em harmonia com a retórica aristotélica). A ampliação da racionalidade argumentativa ocorre com a reabilitação da retórica em Aristóteles, a Nova Retórica e a lógica informal, culminando com a função filosófico-educacional da retóricaAbstract: In this research we intend to investigate the interface between rhetoric and logic in Aristotelian philosophy and its contributions to the teaching of philosophy. We take Aristotle's Rhetoric as a central work, which bases the research in connection with other works by the author: First Analytics, Second Analytics, Topics and Sophistic Refutations. By establishing a debate between the foundations of Rhetoric in conjunction with the other works mentioned above, we found that the philosopher valued both rhetoric and logic in a significant and relevant way, presenting categories that are common to both fields of philosophical knowledge, such as syllogism, argument, dialectic, enthymeme, example, demonstration, reasoning, among other points. For methodological purposes, we chose to divide the study into four chapters, each of which is dedicated to analyzing Aristotle's ideas (in dialogue with the basic and secondary bibliography), in order to provide the necessary support to understand the argumentative rationality in the thinking of the said author. From this, we investigate to what extent Aristotelian rhetoric remains current and the importance of breaking the separation between rhetoric and logic (proposed by the rationalist period of modernity). The investigation advances (proposing an expansion of argumentative rationality, starting from Rhetoric) with studies on the work Treatise on Argumentation: the New Rhetoric, written by Chaïm Perelman with the collaboration of Olbrechts-Tyteca and published in 1958, in which the authors resume rhetoric studies with a new perspective, both in its formal and persuasive aspects by systematizing rhetoric as a theory of argumentation, complementing logical formalism. The New Rhetoric theory of argumentation produces elements for the current debate on informal logic and the teaching of philosophy as a philosophical problem, viewing argumentative rationality in an expanded way (in harmony with Aristotelian rhetoric). The expansion of argumentative rationality occurs with the rehabilitation of rhetoric in Aristotle, the New Rhetoric and informal logic, culminating in the philosophical-educational function of rhetoricAbertoDoutoradoFilosofiaDoutor em Filosofia[s.n.]Angioni, Lucas, 1973-Costa, Valcicléia Pereira daVelasco, Patrícia Del NeroOliveira, José Alcimar deRuffino, MarcoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBelizario Neto, José, 1974-20242024-01-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (213 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/17793BELIZARIO NETO, José. Racionalidade argumentativa: retórica, lógica e suas contribuições ao ensino de filosofia. 2024. 1 recurso online (213 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17793. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1386368Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1386368porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-29T14:41:48Zoai::1386368Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-05-29T14:41:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Racionalidade argumentativa : retórica, lógica e suas contribuições ao ensino de filosofia Argumentative rationality : rhetoric, logic and their contributions to the teaching of philosophy |
title |
Racionalidade argumentativa : retórica, lógica e suas contribuições ao ensino de filosofia |
spellingShingle |
Racionalidade argumentativa : retórica, lógica e suas contribuições ao ensino de filosofia Belizario Neto, José, 1974- Aristóteles. Retórica Lógica Dialética Entimema (Lógica) Raciocínio Filosofia - Estudo e ensino Logic Dialectic Enthymeme (Logic) Reasoning Philosophy - Study and teaching |
title_short |
Racionalidade argumentativa : retórica, lógica e suas contribuições ao ensino de filosofia |
title_full |
Racionalidade argumentativa : retórica, lógica e suas contribuições ao ensino de filosofia |
title_fullStr |
Racionalidade argumentativa : retórica, lógica e suas contribuições ao ensino de filosofia |
title_full_unstemmed |
Racionalidade argumentativa : retórica, lógica e suas contribuições ao ensino de filosofia |
title_sort |
Racionalidade argumentativa : retórica, lógica e suas contribuições ao ensino de filosofia |
author |
Belizario Neto, José, 1974- |
author_facet |
Belizario Neto, José, 1974- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Angioni, Lucas, 1973- Costa, Valcicléia Pereira da Velasco, Patrícia Del Nero Oliveira, José Alcimar de Ruffino, Marco Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Filosofia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Belizario Neto, José, 1974- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aristóteles. Retórica Lógica Dialética Entimema (Lógica) Raciocínio Filosofia - Estudo e ensino Logic Dialectic Enthymeme (Logic) Reasoning Philosophy - Study and teaching |
topic |
Aristóteles. Retórica Lógica Dialética Entimema (Lógica) Raciocínio Filosofia - Estudo e ensino Logic Dialectic Enthymeme (Logic) Reasoning Philosophy - Study and teaching |
description |
Orientador: Lucas Angioni |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024 2024-01-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/17793 BELIZARIO NETO, José. Racionalidade argumentativa: retórica, lógica e suas contribuições ao ensino de filosofia. 2024. 1 recurso online (213 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17793. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/17793 |
identifier_str_mv |
BELIZARIO NETO, José. Racionalidade argumentativa: retórica, lógica e suas contribuições ao ensino de filosofia. 2024. 1 recurso online (213 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17793. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1386368 Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1386368 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (213 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189198205288448 |