Videodança na escola : processos de criação entre crianças e uma artista-docente no ensino fundamental I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Ana Carolina de, 1989-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637174
Resumo: Orientador: Ana Maria Rodriguez Costas
id UNICAMP-30_606bc789b0fa0c3ef73818b255b1767a
oai_identifier_str oai::1093160
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Videodança na escola : processos de criação entre crianças e uma artista-docente no ensino fundamental IVideodance in school : creatives processes between children and an artist-teacher in elementary schoolDança - Estudo e ensinoEnsino fundamentalProcesso criativoVideodançaSaberes discentesConhecimento e aprendizagemDance - Study and teachingElementary schoolCreative processVideodanceStudents knowledgeKnowledge and learningOrientador: Ana Maria Rodriguez CostasDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta dissertação compõe-se como a síntese das investigações de uma artista-docente sobre o potencial do ensino de dança na construção de saberes sensíveis a partir da realização de processos criativos interdisciplinares, mais especificamente, de videodanças com crianças em uma escola de educação integral do município de Campinas. Lecionando no componente curricular Arte no ensino fundamental I, a pesquisadora constatou a familiaridade que seus alunos têm com ferramentas digitais, em especial os smartphones e as redes sociais, fator motivador para a inserção, no processo artístico-pedagógico, de formas artísticas que relacionam a dança e as tecnologias digitais. Contextualiza-se inicialmente o estar na escola ¿ a vida escolar, o ensino da dança e o desenvolvimento da corporeidade ¿, e na sequência apresenta-se uma análise sobre a cultura digital e o estabelecimento de novas formas de significação e relacionamento humano com o mundo, através das ferramentas, plataformas e modos de produção, armazenamento, difusão e acesso à informação. Nesse cenário localiza-se a emergência da videodança, expressão híbrida entre dança, vídeo, linguagem cinematográfica e tecnologias digitais e são apresentados alguns dos artistas relevantes por suas contribuições no campo. Guiada pela prática como pesquisa, a artista-docente realiza com os seus alunos e alunas do quinto ano investigações em videodança, sendo o recorte desta pesquisa a descrição e análise de um processo criativo desenvolvido a partir da obra de Ítalo Calvino "Marcovaldo ou as estações na cidade", que resultou na série de videodanças "Aventuras de Marcovaldo". As experiências vividas durante o processo revelaram a importância da inserção da dança enquanto arte na escola, na perspectiva de um processo de construção de saberes pautado no desenvolvimento da criatividade e da criticidade, objetivando contribuir para a formação de cidadãos que, plenamente, se movam no mundo de forma ética e autônomaAbstract: This dissertation is composed as a synthesis of the investigations of an artist-teacher into the potential of dance teaching in the construction of a series of interdisciplinary learning exercises, more specifically, of videodances with children in an integral education classroom in the municipality of Campinas. By teaching in the curricular component Art in elementary education, the researcher has perceived the familiarity that her students have with digital devices, especially smartphones and social networks. This had motivated her for the insertion, in an artistic-pedagogical process, of artistic forms that relate dance and digital technologies. This study initially contextualizes her singular experience in the school - school life, dance teaching and the development of corporeality - and in its sequence it presents an analysis on the digital culture and the establishment of new forms of signification and human relationship with the world through the tools, platforms and modes of production, storage, diffusion and access to information. In this context the author discusses the emergence of videodance, hybrid artistic expression in between dance, video, cinema and digital tecnologies, showing some of the contributions of relevant artists on this field. Guided by the methodology of practice as research, the artist-teacher have also conducted an investigation into videdodance with her students as well as a creative process from the work of Ítalo Calvino "Marcovaldo or the seasons in the city", which has culminated in the videodance series "Adventures of Marcovaldo" and is described and analyzed in this dissertation. The experiences during the process have proved the importance of the presence of dance as an art form in the school, in the perspective of knowledge constrution based on creativity and criticity, in order to contribute to the formation of citizens who can fully move in the world in a ethical and autonomous wayMestradoTeatro, Dança e PerformanceMestra em Artes da Cena[s.n.]Costas, Ana Maria Rodriguez, 1965-Almeida, Karina Campos deLambert, Marisa MartinsUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes da CenaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAraujo, Ana Carolina de, 1989-20192019-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (160 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637174ARAUJO, Ana Carolina de. Videodança na escola: processos de criação entre crianças e uma artista-docente no ensino fundamental I. 2019. 1 recurso online (160 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637174. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1093160Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-30T10:09:33Zoai::1093160Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-09-30T10:09:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Videodança na escola : processos de criação entre crianças e uma artista-docente no ensino fundamental I
Videodance in school : creatives processes between children and an artist-teacher in elementary school
title Videodança na escola : processos de criação entre crianças e uma artista-docente no ensino fundamental I
spellingShingle Videodança na escola : processos de criação entre crianças e uma artista-docente no ensino fundamental I
Araujo, Ana Carolina de, 1989-
Dança - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Processo criativo
Videodança
Saberes discentes
Conhecimento e aprendizagem
Dance - Study and teaching
Elementary school
Creative process
Videodance
Students knowledge
Knowledge and learning
title_short Videodança na escola : processos de criação entre crianças e uma artista-docente no ensino fundamental I
title_full Videodança na escola : processos de criação entre crianças e uma artista-docente no ensino fundamental I
title_fullStr Videodança na escola : processos de criação entre crianças e uma artista-docente no ensino fundamental I
title_full_unstemmed Videodança na escola : processos de criação entre crianças e uma artista-docente no ensino fundamental I
title_sort Videodança na escola : processos de criação entre crianças e uma artista-docente no ensino fundamental I
author Araujo, Ana Carolina de, 1989-
author_facet Araujo, Ana Carolina de, 1989-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costas, Ana Maria Rodriguez, 1965-
Almeida, Karina Campos de
Lambert, Marisa Martins
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Ana Carolina de, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Dança - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Processo criativo
Videodança
Saberes discentes
Conhecimento e aprendizagem
Dance - Study and teaching
Elementary school
Creative process
Videodance
Students knowledge
Knowledge and learning
topic Dança - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Processo criativo
Videodança
Saberes discentes
Conhecimento e aprendizagem
Dance - Study and teaching
Elementary school
Creative process
Videodance
Students knowledge
Knowledge and learning
description Orientador: Ana Maria Rodriguez Costas
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-02-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637174
ARAUJO, Ana Carolina de. Videodança na escola: processos de criação entre crianças e uma artista-docente no ensino fundamental I. 2019. 1 recurso online (160 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637174. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637174
identifier_str_mv ARAUJO, Ana Carolina de. Videodança na escola: processos de criação entre crianças e uma artista-docente no ensino fundamental I. 2019. 1 recurso online (160 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637174. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1093160
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (160 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189149860691968