Contribuições de um curso de formação continuada para professores dos anos iniciais no desenvolvimento do conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo algébrico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trídico, Diego Henrique de Moraes, 1987-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639041
Resumo: Orientador: Miriam Cardoso Utsumi
id UNICAMP-30_614a16e7cd3824426521aa8ba48122ac
oai_identifier_str oai::1129025
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Contribuições de um curso de formação continuada para professores dos anos iniciais no desenvolvimento do conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo algébricoContributions of an in-service training for early years teachers in the development of the technological pedagogical algebraic' content knowledgeFormação de professoresProfessores - Estudo e ensino (Educação permanente)ÁlgebraTacher trainingKnowledge of the teacherAlgebraOrientador: Miriam Cardoso UtsumiDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A educação pública estadual vem passando por importantes mudanças. Os investimentos nas estruturas para o uso de tecnologia digital nas escolas ganharam força na última década e, em dezembro de 2017, a Base Nacional Comum Curricular ¿ BNCC foi homologada, impondo aos entes federativos alterações no Currículo, sendo aqui destacada, a unidade temática Álgebra que abrange desde o primeiro ano do Ensino Fundamental à terceira série do Ensino Médio. Diante desse contexto e da função de formador de professores exercida pelo pesquisador, emergiu a necessidade de analisar em que medida um curso de formação continuada para professores dos anos iniciais contribui para o desenvolvimento do conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo algébrico. A pesquisa é de cunho qualitativo, tendo como metodologia a Engenharia Didática. Os participantes foram cinco professores dos anos iniciais que lecionavam na rede pública estadual de ensino e que participaram de um curso de formação continuada composto por oito sessões que contabilizaram 32 horas, sendo analisadas neste estudo as quatro sessões que se referiram ao pensamento relacional. A coleta de dados ocorreu por meio da sondagem inicial, registros produzidos pelos professores nas tarefas das sessões e avaliação final. As análises apontaram que o curso de formação continuada contribuiu para o desenvolvimento dos conhecimentos dos professores, com resultados mais expressivos no conhecimento de conteúdo algébrico, conhecimento pedagógico de conteúdo algébrico e conhecimento tecnológico pedagógico de conteúdo algébrico, sendo o conhecimento pedagógico tecnológico evidenciado por todos os participantes no questionário final aplicado ao término do cursoAbstract: The education in State public schools has been undergoing important changes. Investments in structures for the use of digital technology in schools have gained strength in the last decade and, in December 2017, the National Common Curricular Base - BNCC was sanctioned, imposing changes on the curriculum to the federal entities, with the thematic unit Algebra being highlighted here, covering from the first year of Elementary School to the third year of High School. Given this context and the role of teacher trainer exercised by the researcher, the need to analyze the extent to which a continuing education course for teachers in the early years has contributed to the development of technological, pedagogical knowledge and algebraic content. The research is of a qualitative nature, using Didactic Engineering methodology. The participants were five teachers from the early years who taught in the State public school system. They participated in a continuing education course which consisted of eight sessions with a total of 32 hours, being analyzed in this study the four sessions that referred to relational thinking. The data collection took place by means of an initial survey, as well as records produced by teachers during the tasks of the sessions and a final evaluation. The analysis of this material showed that the continuing education course contributed to the development of teachers' knowledge, with more significant results in the knowledge of algebraic content, pedagogical knowledge of algebraic content and technological pedagogical knowledge of algebraic content, with technological pedagogical knowledge being evidenced by all participants in the final questionnaire applied at the end of the courseMestradoEducação EscolarMestre em Educação Escolar[s.n.]Utsumi, Miriam Cardoso, 1970-Losano, Ana LeticiaBianchini, Barbara LutaifUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTrídico, Diego Henrique de Moraes, 1987-20192019-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (129 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639041TRÍDICO, Diego Henrique de Moraes. Contribuições de um curso de formação continuada para professores dos anos iniciais no desenvolvimento do conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo algébrico. 2019. 1 recurso online (129 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639041. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129025Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-26T18:35:55Zoai::1129025Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-06-26T18:35:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições de um curso de formação continuada para professores dos anos iniciais no desenvolvimento do conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo algébrico
Contributions of an in-service training for early years teachers in the development of the technological pedagogical algebraic' content knowledge
title Contribuições de um curso de formação continuada para professores dos anos iniciais no desenvolvimento do conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo algébrico
spellingShingle Contribuições de um curso de formação continuada para professores dos anos iniciais no desenvolvimento do conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo algébrico
Trídico, Diego Henrique de Moraes, 1987-
Formação de professores
Professores - Estudo e ensino (Educação permanente)
Álgebra
Tacher training
Knowledge of the teacher
Algebra
title_short Contribuições de um curso de formação continuada para professores dos anos iniciais no desenvolvimento do conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo algébrico
title_full Contribuições de um curso de formação continuada para professores dos anos iniciais no desenvolvimento do conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo algébrico
title_fullStr Contribuições de um curso de formação continuada para professores dos anos iniciais no desenvolvimento do conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo algébrico
title_full_unstemmed Contribuições de um curso de formação continuada para professores dos anos iniciais no desenvolvimento do conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo algébrico
title_sort Contribuições de um curso de formação continuada para professores dos anos iniciais no desenvolvimento do conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo algébrico
author Trídico, Diego Henrique de Moraes, 1987-
author_facet Trídico, Diego Henrique de Moraes, 1987-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Utsumi, Miriam Cardoso, 1970-
Losano, Ana Leticia
Bianchini, Barbara Lutaif
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Trídico, Diego Henrique de Moraes, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Professores - Estudo e ensino (Educação permanente)
Álgebra
Tacher training
Knowledge of the teacher
Algebra
topic Formação de professores
Professores - Estudo e ensino (Educação permanente)
Álgebra
Tacher training
Knowledge of the teacher
Algebra
description Orientador: Miriam Cardoso Utsumi
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-12-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639041
TRÍDICO, Diego Henrique de Moraes. Contribuições de um curso de formação continuada para professores dos anos iniciais no desenvolvimento do conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo algébrico. 2019. 1 recurso online (129 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639041. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639041
identifier_str_mv TRÍDICO, Diego Henrique de Moraes. Contribuições de um curso de formação continuada para professores dos anos iniciais no desenvolvimento do conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo algébrico. 2019. 1 recurso online (129 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639041. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129025
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (129 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189161051095040