ChatEduc : uma plataforma de chatbot para autoavaliação e apoio à formação de competências digitais nos educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Rômulo José, 1980-
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18200
Resumo: Orientador: Sérgio Ferreira do Amaral
id UNICAMP-30_619aa6dc2fbeae51d4e384cd614bbfa6
oai_identifier_str oai::1390098
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling ChatEduc : uma plataforma de chatbot para autoavaliação e apoio à formação de competências digitais nos educadoresChatEduc : a chatbot platform for self-assessment and support for the formation of digital competencies in educatorsChatbotInteligência artificial - Aplicações educacionaisTecnologia educacionalEducadores de professoresAutoavaliaçãoChatbotArtificial intelligence - Educational applicationsOrientador: Sérgio Ferreira do AmaralTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente pesquisa visa compreender quadros e matrizes de competências para a criação e estímulo de um Perfil de Educador Inovado, preparado para compreender e enfrentar as mudanças previstas na sociedade. Uma abordagem explorada é a busca por inovações na Educação, destacando o desenvolvimento de uma Plataforma Cognitiva baseada em Inteligência Artificial (IA), utilizando Assistentes Virtuais como mediadores de aprendizagem. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvido um protótipo que resultou na construção da Plataforma ChatEduc. Exploramos técnicas de IA como algoritmos de Machine Learning com modelos que representam o mundo real, compostos por variáveis e constantes. Esses modelos orientam os algoritmos para gerar saídas relevantes ao contexto do professor. Pelo uso da IA generativa associada às Matrizes de Competências, alcançamos um protótipo de tecnologia mediadora de apoio à formação contínua por meio da plataforma. A plataforma permite que o educador se autoavalie, compreenda as competências a serem desenvolvidas com base em diagnósticos e receba sugestões para aprimorar seu conhecimento. Inicialmente, priorizando escopo e prazo, optamos por dotar os modelos de domínio do educador com mecanismos de Assistente Virtual ou Chatbot, integrando Competências DigitaisAbstract: The presented research aims to comprehend frameworks and digital competencies to create and stimulate an Innovative Educator Profile, in order to address anticipated changes in society. One approach explored is the pursuit of innovations in education, notably the development of a Cognitive Platform based on Artificial Intelligence, utilizing Virtual Assistants as learning mediators. To achieve this objective, a prototype was developed, resulting in the construction of the ChatEduc platform. Generative AI techniques were explored, employing Machine Learning algorithms with models representing the real world, composed of variables and constants. These models guided the algorithms to generate outputs relevant to the teacher's context. Generative AI was associated with Digital Competency Framework, providing a mediating technology to support continuous education through the platform. This allows educators to self-assess, understand competencies to be developed based on platform diagnostics, and receive suggestions to enhance their knowledge. Initially, prioritizing scope and deadlines, we chose to equip educator domain models with Virtual Assistant or Chatbot mechanisms, integrating Digital CompetenciesAbertoDoutoradoEducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Amaral, Sergio Ferreira do, 1954-Veraszto, Estéfano VizcondeGarbin, Mônica CristinaSouza, Karla Isabel deMendes, Carlos Otávio SchocairUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFranco, Rômulo José, 1980-20242024-02-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (196 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/18200FRANCO, Rômulo José. ChatEduc: uma plataforma de chatbot para autoavaliação e apoio à formação de competências digitais nos educadores. 2024. 1 recurso online (196 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18200. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1390098Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1390098porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T09:51:56Zoai::1390098Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-06-14T09:51:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv ChatEduc : uma plataforma de chatbot para autoavaliação e apoio à formação de competências digitais nos educadores
ChatEduc : a chatbot platform for self-assessment and support for the formation of digital competencies in educators
title ChatEduc : uma plataforma de chatbot para autoavaliação e apoio à formação de competências digitais nos educadores
spellingShingle ChatEduc : uma plataforma de chatbot para autoavaliação e apoio à formação de competências digitais nos educadores
Franco, Rômulo José, 1980-
Chatbot
Inteligência artificial - Aplicações educacionais
Tecnologia educacional
Educadores de professores
Autoavaliação
Chatbot
Artificial intelligence - Educational applications
title_short ChatEduc : uma plataforma de chatbot para autoavaliação e apoio à formação de competências digitais nos educadores
title_full ChatEduc : uma plataforma de chatbot para autoavaliação e apoio à formação de competências digitais nos educadores
title_fullStr ChatEduc : uma plataforma de chatbot para autoavaliação e apoio à formação de competências digitais nos educadores
title_full_unstemmed ChatEduc : uma plataforma de chatbot para autoavaliação e apoio à formação de competências digitais nos educadores
title_sort ChatEduc : uma plataforma de chatbot para autoavaliação e apoio à formação de competências digitais nos educadores
author Franco, Rômulo José, 1980-
author_facet Franco, Rômulo José, 1980-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaral, Sergio Ferreira do, 1954-
Veraszto, Estéfano Vizconde
Garbin, Mônica Cristina
Souza, Karla Isabel de
Mendes, Carlos Otávio Schocair
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Rômulo José, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Chatbot
Inteligência artificial - Aplicações educacionais
Tecnologia educacional
Educadores de professores
Autoavaliação
Chatbot
Artificial intelligence - Educational applications
topic Chatbot
Inteligência artificial - Aplicações educacionais
Tecnologia educacional
Educadores de professores
Autoavaliação
Chatbot
Artificial intelligence - Educational applications
description Orientador: Sérgio Ferreira do Amaral
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024
2024-02-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/18200
FRANCO, Rômulo José. ChatEduc: uma plataforma de chatbot para autoavaliação e apoio à formação de competências digitais nos educadores. 2024. 1 recurso online (196 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18200. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/18200
identifier_str_mv FRANCO, Rômulo José. ChatEduc: uma plataforma de chatbot para autoavaliação e apoio à formação de competências digitais nos educadores. 2024. 1 recurso online (196 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18200. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1390098
Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1390098
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (196 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189198776762368