ChatEduc : uma plataforma de chatbot para autoavaliação e apoio à formação de competências digitais nos educadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/18200 |
Resumo: | Orientador: Sérgio Ferreira do Amaral |
id |
UNICAMP-30_619aa6dc2fbeae51d4e384cd614bbfa6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1390098 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
ChatEduc : uma plataforma de chatbot para autoavaliação e apoio à formação de competências digitais nos educadoresChatEduc : a chatbot platform for self-assessment and support for the formation of digital competencies in educatorsChatbotInteligência artificial - Aplicações educacionaisTecnologia educacionalEducadores de professoresAutoavaliaçãoChatbotArtificial intelligence - Educational applicationsOrientador: Sérgio Ferreira do AmaralTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente pesquisa visa compreender quadros e matrizes de competências para a criação e estímulo de um Perfil de Educador Inovado, preparado para compreender e enfrentar as mudanças previstas na sociedade. Uma abordagem explorada é a busca por inovações na Educação, destacando o desenvolvimento de uma Plataforma Cognitiva baseada em Inteligência Artificial (IA), utilizando Assistentes Virtuais como mediadores de aprendizagem. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvido um protótipo que resultou na construção da Plataforma ChatEduc. Exploramos técnicas de IA como algoritmos de Machine Learning com modelos que representam o mundo real, compostos por variáveis e constantes. Esses modelos orientam os algoritmos para gerar saídas relevantes ao contexto do professor. Pelo uso da IA generativa associada às Matrizes de Competências, alcançamos um protótipo de tecnologia mediadora de apoio à formação contínua por meio da plataforma. A plataforma permite que o educador se autoavalie, compreenda as competências a serem desenvolvidas com base em diagnósticos e receba sugestões para aprimorar seu conhecimento. Inicialmente, priorizando escopo e prazo, optamos por dotar os modelos de domínio do educador com mecanismos de Assistente Virtual ou Chatbot, integrando Competências DigitaisAbstract: The presented research aims to comprehend frameworks and digital competencies to create and stimulate an Innovative Educator Profile, in order to address anticipated changes in society. One approach explored is the pursuit of innovations in education, notably the development of a Cognitive Platform based on Artificial Intelligence, utilizing Virtual Assistants as learning mediators. To achieve this objective, a prototype was developed, resulting in the construction of the ChatEduc platform. Generative AI techniques were explored, employing Machine Learning algorithms with models representing the real world, composed of variables and constants. These models guided the algorithms to generate outputs relevant to the teacher's context. Generative AI was associated with Digital Competency Framework, providing a mediating technology to support continuous education through the platform. This allows educators to self-assess, understand competencies to be developed based on platform diagnostics, and receive suggestions to enhance their knowledge. Initially, prioritizing scope and deadlines, we chose to equip educator domain models with Virtual Assistant or Chatbot mechanisms, integrating Digital CompetenciesAbertoDoutoradoEducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Amaral, Sergio Ferreira do, 1954-Veraszto, Estéfano VizcondeGarbin, Mônica CristinaSouza, Karla Isabel deMendes, Carlos Otávio SchocairUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFranco, Rômulo José, 1980-20242024-02-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (196 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/18200FRANCO, Rômulo José. ChatEduc: uma plataforma de chatbot para autoavaliação e apoio à formação de competências digitais nos educadores. 2024. 1 recurso online (196 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18200. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1390098Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1390098porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T09:51:56Zoai::1390098Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-06-14T09:51:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ChatEduc : uma plataforma de chatbot para autoavaliação e apoio à formação de competências digitais nos educadores ChatEduc : a chatbot platform for self-assessment and support for the formation of digital competencies in educators |
title |
ChatEduc : uma plataforma de chatbot para autoavaliação e apoio à formação de competências digitais nos educadores |
spellingShingle |
ChatEduc : uma plataforma de chatbot para autoavaliação e apoio à formação de competências digitais nos educadores Franco, Rômulo José, 1980- Chatbot Inteligência artificial - Aplicações educacionais Tecnologia educacional Educadores de professores Autoavaliação Chatbot Artificial intelligence - Educational applications |
title_short |
ChatEduc : uma plataforma de chatbot para autoavaliação e apoio à formação de competências digitais nos educadores |
title_full |
ChatEduc : uma plataforma de chatbot para autoavaliação e apoio à formação de competências digitais nos educadores |
title_fullStr |
ChatEduc : uma plataforma de chatbot para autoavaliação e apoio à formação de competências digitais nos educadores |
title_full_unstemmed |
ChatEduc : uma plataforma de chatbot para autoavaliação e apoio à formação de competências digitais nos educadores |
title_sort |
ChatEduc : uma plataforma de chatbot para autoavaliação e apoio à formação de competências digitais nos educadores |
author |
Franco, Rômulo José, 1980- |
author_facet |
Franco, Rômulo José, 1980- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Amaral, Sergio Ferreira do, 1954- Veraszto, Estéfano Vizconde Garbin, Mônica Cristina Souza, Karla Isabel de Mendes, Carlos Otávio Schocair Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Rômulo José, 1980- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Chatbot Inteligência artificial - Aplicações educacionais Tecnologia educacional Educadores de professores Autoavaliação Chatbot Artificial intelligence - Educational applications |
topic |
Chatbot Inteligência artificial - Aplicações educacionais Tecnologia educacional Educadores de professores Autoavaliação Chatbot Artificial intelligence - Educational applications |
description |
Orientador: Sérgio Ferreira do Amaral |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024 2024-02-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/18200 FRANCO, Rômulo José. ChatEduc: uma plataforma de chatbot para autoavaliação e apoio à formação de competências digitais nos educadores. 2024. 1 recurso online (196 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18200. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/18200 |
identifier_str_mv |
FRANCO, Rômulo José. ChatEduc: uma plataforma de chatbot para autoavaliação e apoio à formação de competências digitais nos educadores. 2024. 1 recurso online (196 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18200. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1390098 Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1390098 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (196 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189198776762368 |