Abordagem teorica e aplicação de um metodo de qualidade em serviços publico odontologico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tengan, Cristiana
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606268
Resumo: Orientador: Marcelo de Castro Meneghim
id UNICAMP-30_61c3e7c46b8c62524c67b99974b7da95
oai_identifier_str oai::416093
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Abordagem teorica e aplicação de um metodo de qualidade em serviços publico odontologicoTheoretical approach and application of a quality method in a dental health public serviceGestão da qualidade totalAssistência à saúdeSaúde - PlanejamentoTotal quality managementHealth care assistanceHealth planningOrientador: Marcelo de Castro MeneghimTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de PiracicabaResumo: A avaliação da qualidade em serviços de saúde constitui um passo importante no planejamento e na gestão dos serviços. Este trabalho, composto por dois estudos, teve como objetivos: a) Capítulo 1 - apresentar, baseado na literatura, uma visão geral e atual da qualidade dos serviços de saúde; b) Capítulo 2 - planejar a qualidade em um serviço público odontológico por meio de um método de qualidade, denominado QFD (Quality Function Deployment -Desdobramento da Função Qualidade); definir os requisitos fundamentais do atendimento odontológico com base nas necessidades dos usuários. No primeiro estudo, buscou-se subsídios da literatura para abordar os aspectos da gestão da qualidade total, as características da qualidade em serviços de saúde e o movimento pela qualidade na saúde dentro do contexto histórico. Os métodos e as ferramentas de qualidade que são ou que poderão ser utilizados na gestão da qualidade foram apresentados. Adicionalmente, as dificuldades e a situação atual da gestão de serviços de saúde foram discutidas, principalmente no serviço público. No segundo estudo, a fim de contemplar a metodologia proposta, definiu-se a equipe multiprofissional, estabeleceu-se os itens de qualidade e entrevistou-se 190 usuários do serviço público odontológico de Unidades Básicas de Saúde do município de Piracicaba-SP. Após a análise dos dados e a construção da matriz da qualidade, verificou-se que a porcentagem de usuários satisfeitos, o número de reclamações/mês, o número de tratamentos completados/ mês e o número de solicitações para manutenção dos equipamentos e periféricos foram as características de qualidade mais importantes para atender aos usuários. Posteriormente, metas, indicadores e propostas de implementação da qualidade no serviço foram sugeridas. Os resultados deste trabalho demonstraram que o QFD pode ser aplicado no serviço público odontológico, constituindo uma ferramenta de qualidade importante e viável na avaliação e no planejamento das ações em saúde bucal, uma vez que, por meio desta metodologia, é possível entender e atender ao usuário, reconhecendo os fatores que traduzem em qualidadeAbstract: Quality health service assessment is an important stage during planning and healthcare management. This study was composed of two papers that aimed to a) Chapter 1- describe some important terms in quality health service; b) Chapter 2- to plan the quality in a dental health public service through QFD; to define the requirements of oral health service based in the users¿ needs. The first paper reviewed some aspects of Total Quality Management, such as the characteristics of quality in a healthcare service, the movement toward the quality on the historical context, the tools and the methods that have been or can be used in the healthcare management. Furthermore, some problems and the present situation of healthcare quality management in the public health services were discussed. In the second paper, which is based on QFD metodology, a professional team was defined and, after that, items of the demanded quality were defined. One hundred and ninety users of the oral public health in Piracicaba-SP-Brazil were interviewed. After analysing the data and structuring the matrix of quality, it was verified that the percentage of satisfied users, the number of complains per month, the number of completed treatments per month and the number of requests for dental equipment maintenance were the most important quality characteristics to attend users¿demands. Goals, indicators and implementation of the quality in the service were suggested. The present study showed that QFD can be applied in public oral health service to translate users¿ demands into quality service. QFD is important and viable not only in the quality evaluation, but also in the oral health planning of public healthDoutoradoSaúde ColetivaDoutor em Odontologia[s.n.]Meneghim, Marcelo de Castro, 1965-Orenha, Eliel SoaresMilan, MarcosPereira, Antonio CarlosAmbrosano, Gláucia Maria BoviUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Odontologia de PiracicabaPrograma de Pós-Graduação em OdontologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTengan, Cristiana20082008-02-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf71p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606268TENGAN, Cristiana. Abordagem teorica e aplicação de um metodo de qualidade em serviços publico odontologico. 2008. 71p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Piracicaba, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606268. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/416093porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-16T11:08:32Zoai::416093Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-10-16T11:08:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem teorica e aplicação de um metodo de qualidade em serviços publico odontologico
Theoretical approach and application of a quality method in a dental health public service
title Abordagem teorica e aplicação de um metodo de qualidade em serviços publico odontologico
spellingShingle Abordagem teorica e aplicação de um metodo de qualidade em serviços publico odontologico
Tengan, Cristiana
Gestão da qualidade total
Assistência à saúde
Saúde - Planejamento
Total quality management
Health care assistance
Health planning
title_short Abordagem teorica e aplicação de um metodo de qualidade em serviços publico odontologico
title_full Abordagem teorica e aplicação de um metodo de qualidade em serviços publico odontologico
title_fullStr Abordagem teorica e aplicação de um metodo de qualidade em serviços publico odontologico
title_full_unstemmed Abordagem teorica e aplicação de um metodo de qualidade em serviços publico odontologico
title_sort Abordagem teorica e aplicação de um metodo de qualidade em serviços publico odontologico
author Tengan, Cristiana
author_facet Tengan, Cristiana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Meneghim, Marcelo de Castro, 1965-
Orenha, Eliel Soares
Milan, Marcos
Pereira, Antonio Carlos
Ambrosano, Gláucia Maria Bovi
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Programa de Pós-Graduação em Odontologia
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Tengan, Cristiana
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da qualidade total
Assistência à saúde
Saúde - Planejamento
Total quality management
Health care assistance
Health planning
topic Gestão da qualidade total
Assistência à saúde
Saúde - Planejamento
Total quality management
Health care assistance
Health planning
description Orientador: Marcelo de Castro Meneghim
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-02-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606268
TENGAN, Cristiana. Abordagem teorica e aplicação de um metodo de qualidade em serviços publico odontologico. 2008. 71p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Piracicaba, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606268. Acesso em: 15 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
TENGAN, Cristiana. Abordagem teorica e aplicação de um metodo de qualidade em serviços publico odontologico. 2008. 71p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Piracicaba, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606268. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/416093
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
71p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138433979908096