Abordagem teorica e aplicação de um metodo de qualidade em serviços publico odontologico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606268 |
Resumo: | Orientador: Marcelo de Castro Meneghim |
id |
UNICAMP-30_61c3e7c46b8c62524c67b99974b7da95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::416093 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Abordagem teorica e aplicação de um metodo de qualidade em serviços publico odontologicoTheoretical approach and application of a quality method in a dental health public serviceGestão da qualidade totalAssistência à saúdeSaúde - PlanejamentoTotal quality managementHealth care assistanceHealth planningOrientador: Marcelo de Castro MeneghimTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de PiracicabaResumo: A avaliação da qualidade em serviços de saúde constitui um passo importante no planejamento e na gestão dos serviços. Este trabalho, composto por dois estudos, teve como objetivos: a) Capítulo 1 - apresentar, baseado na literatura, uma visão geral e atual da qualidade dos serviços de saúde; b) Capítulo 2 - planejar a qualidade em um serviço público odontológico por meio de um método de qualidade, denominado QFD (Quality Function Deployment -Desdobramento da Função Qualidade); definir os requisitos fundamentais do atendimento odontológico com base nas necessidades dos usuários. No primeiro estudo, buscou-se subsídios da literatura para abordar os aspectos da gestão da qualidade total, as características da qualidade em serviços de saúde e o movimento pela qualidade na saúde dentro do contexto histórico. Os métodos e as ferramentas de qualidade que são ou que poderão ser utilizados na gestão da qualidade foram apresentados. Adicionalmente, as dificuldades e a situação atual da gestão de serviços de saúde foram discutidas, principalmente no serviço público. No segundo estudo, a fim de contemplar a metodologia proposta, definiu-se a equipe multiprofissional, estabeleceu-se os itens de qualidade e entrevistou-se 190 usuários do serviço público odontológico de Unidades Básicas de Saúde do município de Piracicaba-SP. Após a análise dos dados e a construção da matriz da qualidade, verificou-se que a porcentagem de usuários satisfeitos, o número de reclamações/mês, o número de tratamentos completados/ mês e o número de solicitações para manutenção dos equipamentos e periféricos foram as características de qualidade mais importantes para atender aos usuários. Posteriormente, metas, indicadores e propostas de implementação da qualidade no serviço foram sugeridas. Os resultados deste trabalho demonstraram que o QFD pode ser aplicado no serviço público odontológico, constituindo uma ferramenta de qualidade importante e viável na avaliação e no planejamento das ações em saúde bucal, uma vez que, por meio desta metodologia, é possível entender e atender ao usuário, reconhecendo os fatores que traduzem em qualidadeAbstract: Quality health service assessment is an important stage during planning and healthcare management. This study was composed of two papers that aimed to a) Chapter 1- describe some important terms in quality health service; b) Chapter 2- to plan the quality in a dental health public service through QFD; to define the requirements of oral health service based in the users¿ needs. The first paper reviewed some aspects of Total Quality Management, such as the characteristics of quality in a healthcare service, the movement toward the quality on the historical context, the tools and the methods that have been or can be used in the healthcare management. Furthermore, some problems and the present situation of healthcare quality management in the public health services were discussed. In the second paper, which is based on QFD metodology, a professional team was defined and, after that, items of the demanded quality were defined. One hundred and ninety users of the oral public health in Piracicaba-SP-Brazil were interviewed. After analysing the data and structuring the matrix of quality, it was verified that the percentage of satisfied users, the number of complains per month, the number of completed treatments per month and the number of requests for dental equipment maintenance were the most important quality characteristics to attend users¿demands. Goals, indicators and implementation of the quality in the service were suggested. The present study showed that QFD can be applied in public oral health service to translate users¿ demands into quality service. QFD is important and viable not only in the quality evaluation, but also in the oral health planning of public healthDoutoradoSaúde ColetivaDoutor em Odontologia[s.n.]Meneghim, Marcelo de Castro, 1965-Orenha, Eliel SoaresMilan, MarcosPereira, Antonio CarlosAmbrosano, Gláucia Maria BoviUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Odontologia de PiracicabaPrograma de Pós-Graduação em OdontologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTengan, Cristiana20082008-02-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf71p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606268TENGAN, Cristiana. Abordagem teorica e aplicação de um metodo de qualidade em serviços publico odontologico. 2008. 71p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Piracicaba, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606268. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/416093porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-16T11:08:32Zoai::416093Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-10-16T11:08:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem teorica e aplicação de um metodo de qualidade em serviços publico odontologico Theoretical approach and application of a quality method in a dental health public service |
title |
Abordagem teorica e aplicação de um metodo de qualidade em serviços publico odontologico |
spellingShingle |
Abordagem teorica e aplicação de um metodo de qualidade em serviços publico odontologico Tengan, Cristiana Gestão da qualidade total Assistência à saúde Saúde - Planejamento Total quality management Health care assistance Health planning |
title_short |
Abordagem teorica e aplicação de um metodo de qualidade em serviços publico odontologico |
title_full |
Abordagem teorica e aplicação de um metodo de qualidade em serviços publico odontologico |
title_fullStr |
Abordagem teorica e aplicação de um metodo de qualidade em serviços publico odontologico |
title_full_unstemmed |
Abordagem teorica e aplicação de um metodo de qualidade em serviços publico odontologico |
title_sort |
Abordagem teorica e aplicação de um metodo de qualidade em serviços publico odontologico |
author |
Tengan, Cristiana |
author_facet |
Tengan, Cristiana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Meneghim, Marcelo de Castro, 1965- Orenha, Eliel Soares Milan, Marcos Pereira, Antonio Carlos Ambrosano, Gláucia Maria Bovi Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Odontologia de Piracicaba Programa de Pós-Graduação em Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tengan, Cristiana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão da qualidade total Assistência à saúde Saúde - Planejamento Total quality management Health care assistance Health planning |
topic |
Gestão da qualidade total Assistência à saúde Saúde - Planejamento Total quality management Health care assistance Health planning |
description |
Orientador: Marcelo de Castro Meneghim |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-02-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606268 TENGAN, Cristiana. Abordagem teorica e aplicação de um metodo de qualidade em serviços publico odontologico. 2008. 71p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Piracicaba, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606268. Acesso em: 15 mai. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) TENGAN, Cristiana. Abordagem teorica e aplicação de um metodo de qualidade em serviços publico odontologico. 2008. 71p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Piracicaba, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606268. Acesso em: 15 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606268 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/416093 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 71p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799138433979908096 |