Congresso de Leitura do Brasil (1978-1987) : espaço de formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639350 |
Resumo: | Orientador: Lilian Lopes Martin da Silva |
id |
UNICAMP-30_61e516c0d5ed673c64b1ca266b17504c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1129393 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Congresso de Leitura do Brasil (1978-1987) : espaço de formaçãoReading Congress of Brazil (1978-1987) : a place for formationCongresso de Leitura do Brasil (COLE)Associação de Leitura do BrasilLeituraFormação de professoresMemóriaBrasilian Reading AssociationReading Congresses of BrazilReadingTeacher formationMemoryOrientador: Lilian Lopes Martin da SilvaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Nosso tema de interesse é a formação de professores. Nesse sentido, essa pesquisa elegeu os Congressos de Leitura do Brasil (Coles), como objeto de investigação. Partimos do pressuposto de que os Coles se constituíram, ao longo dos quarenta anos de sua realização, num importante espaço de formação dos profissionais do ensino, especialmente os professores. O acervo histórico dos congressos, atualmente disponível no Centro de Memória da Educação da FE/Unicamp, possibilitou que a pesquisa buscasse, em sua documentação, especialmente naquela gerada no período de 1978 a 1987, período em que um mesmo grupo assumiu a direção da ALB, indicadores da intenção de seus organizadores de fazer desse evento um espaço e um tempo de formação. Ao mesmo tempo, recolhemos depoimentos de participantes dessas e outras edições do evento, no intuito de conhecer suas percepções em relação ao congresso. Promovidos pela Associação de Leitura do Brasil (ALB), entidade criada em 1981, cuja sede é na Faculdade de Educação da Unicamp, os Coles constituem uma das ações mais vigorosas da entidade estando hoje em sua 21.ª edição. Essa investigação integra o projeto "ALB: Memórias", que vem sendo realizado por docentes do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formação Inicial (ALLE/AULA), da Faculdade de Educação da Unicamp e contribui com os esforços de tecer uma história da leitura no Brasil. Tem como aporte teórico/metodológico os referenciais de Nóvoa (1991, 2013, 2017), Chartier (1990, 1991, 1996), Certeau (1998, 2002) entre outrosAbstract: Our aim of interest is the teacher formation. In this regard, the present study elected the Congressos de Leitura do Brasil (Coles) [Reading Congresses of Brazil] as object of investigation. We start from the assumption that the Coles were constituted, throughout its 40 years of existence, as an important place for formation and development of educators, especially teachers. The historical collection, that is currently available in the Centro de Memória da Educação [Center for Educational Memory] of the School of Education of the University of Campinas (FE/Unicamp), allowed the research to seek on its documentation, particularly between 1978 and 1987, period in which the same group assumed the direction of the Associação de Leitura do Brasil (ALB) [Brazilian Reading Association], indicators of the intention of Coles¿ organizers to make this event a place and moment for formation and development. At the same time, we collected testimonials from participants in these and other editions of the event, in order to get to know their perceptions regarding the congress. Promoted by the ALB, an entity founded in 1981, whose headquarters are also in the FE/Unicamp, the Coles are established as one of the entity's most vigorous actions and currently are on their twenty-first edition. This study is part of the project ALB: Memórias [ALB: Memories], which has been carried out by professors of the research group Alfabetização, Leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formação Inicial (ALLE/AULA) [Literacy, Reading and Writing/Teacher¿s Work in Initial Formation] of the FE/Unicamp and has contributed to the efforts to weave the history of reading in Brazil. The theoretical framework of the present study is supported by the work of Nóvoa (1991, 2013, 2017), Chartier (1990, 1991, 1996), Certeau (1998, 2002), among other referencesDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Silva, Lilian Lopes Martin da, 1955-Paulilo, André LuizFerreira, Norma Sandra de AlmeidaBaptistella, RosanaTakamatsu, Sônia MidoriSantos, Geniana dosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAliaga, Renata 1985-20202020-04-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (191 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639350ALIAGA, Renata. Congresso de Leitura do Brasil (1978-1987): espaço de formação. 2020. 1 recurso online (191 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639350. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129393Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-23T12:02:37Zoai::1129393Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-07-23T12:02:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Congresso de Leitura do Brasil (1978-1987) : espaço de formação Reading Congress of Brazil (1978-1987) : a place for formation |
title |
Congresso de Leitura do Brasil (1978-1987) : espaço de formação |
spellingShingle |
Congresso de Leitura do Brasil (1978-1987) : espaço de formação Aliaga, Renata 1985- Congresso de Leitura do Brasil (COLE) Associação de Leitura do Brasil Leitura Formação de professores Memória Brasilian Reading Association Reading Congresses of Brazil Reading Teacher formation Memory |
title_short |
Congresso de Leitura do Brasil (1978-1987) : espaço de formação |
title_full |
Congresso de Leitura do Brasil (1978-1987) : espaço de formação |
title_fullStr |
Congresso de Leitura do Brasil (1978-1987) : espaço de formação |
title_full_unstemmed |
Congresso de Leitura do Brasil (1978-1987) : espaço de formação |
title_sort |
Congresso de Leitura do Brasil (1978-1987) : espaço de formação |
author |
Aliaga, Renata 1985- |
author_facet |
Aliaga, Renata 1985- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Lilian Lopes Martin da, 1955- Paulilo, André Luiz Ferreira, Norma Sandra de Almeida Baptistella, Rosana Takamatsu, Sônia Midori Santos, Geniana dos Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aliaga, Renata 1985- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Congresso de Leitura do Brasil (COLE) Associação de Leitura do Brasil Leitura Formação de professores Memória Brasilian Reading Association Reading Congresses of Brazil Reading Teacher formation Memory |
topic |
Congresso de Leitura do Brasil (COLE) Associação de Leitura do Brasil Leitura Formação de professores Memória Brasilian Reading Association Reading Congresses of Brazil Reading Teacher formation Memory |
description |
Orientador: Lilian Lopes Martin da Silva |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-04-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639350 ALIAGA, Renata. Congresso de Leitura do Brasil (1978-1987): espaço de formação. 2020. 1 recurso online (191 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639350. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639350 |
identifier_str_mv |
ALIAGA, Renata. Congresso de Leitura do Brasil (1978-1987): espaço de formação. 2020. 1 recurso online (191 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639350. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129393 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (191 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189163306582016 |