Congresso de Leitura do Brasil (1978-1987) : espaço de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aliaga, Renata 1985-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639350
Resumo: Orientador: Lilian Lopes Martin da Silva
id UNICAMP-30_61e516c0d5ed673c64b1ca266b17504c
oai_identifier_str oai::1129393
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Congresso de Leitura do Brasil (1978-1987) : espaço de formaçãoReading Congress of Brazil (1978-1987) : a place for formationCongresso de Leitura do Brasil (COLE)Associação de Leitura do BrasilLeituraFormação de professoresMemóriaBrasilian Reading AssociationReading Congresses of BrazilReadingTeacher formationMemoryOrientador: Lilian Lopes Martin da SilvaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Nosso tema de interesse é a formação de professores. Nesse sentido, essa pesquisa elegeu os Congressos de Leitura do Brasil (Coles), como objeto de investigação. Partimos do pressuposto de que os Coles se constituíram, ao longo dos quarenta anos de sua realização, num importante espaço de formação dos profissionais do ensino, especialmente os professores. O acervo histórico dos congressos, atualmente disponível no Centro de Memória da Educação da FE/Unicamp, possibilitou que a pesquisa buscasse, em sua documentação, especialmente naquela gerada no período de 1978 a 1987, período em que um mesmo grupo assumiu a direção da ALB, indicadores da intenção de seus organizadores de fazer desse evento um espaço e um tempo de formação. Ao mesmo tempo, recolhemos depoimentos de participantes dessas e outras edições do evento, no intuito de conhecer suas percepções em relação ao congresso. Promovidos pela Associação de Leitura do Brasil (ALB), entidade criada em 1981, cuja sede é na Faculdade de Educação da Unicamp, os Coles constituem uma das ações mais vigorosas da entidade estando hoje em sua 21.ª edição. Essa investigação integra o projeto "ALB: Memórias", que vem sendo realizado por docentes do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formação Inicial (ALLE/AULA), da Faculdade de Educação da Unicamp e contribui com os esforços de tecer uma história da leitura no Brasil. Tem como aporte teórico/metodológico os referenciais de Nóvoa (1991, 2013, 2017), Chartier (1990, 1991, 1996), Certeau (1998, 2002) entre outrosAbstract: Our aim of interest is the teacher formation. In this regard, the present study elected the Congressos de Leitura do Brasil (Coles) [Reading Congresses of Brazil] as object of investigation. We start from the assumption that the Coles were constituted, throughout its 40 years of existence, as an important place for formation and development of educators, especially teachers. The historical collection, that is currently available in the Centro de Memória da Educação [Center for Educational Memory] of the School of Education of the University of Campinas (FE/Unicamp), allowed the research to seek on its documentation, particularly between 1978 and 1987, period in which the same group assumed the direction of the Associação de Leitura do Brasil (ALB) [Brazilian Reading Association], indicators of the intention of Coles¿ organizers to make this event a place and moment for formation and development. At the same time, we collected testimonials from participants in these and other editions of the event, in order to get to know their perceptions regarding the congress. Promoted by the ALB, an entity founded in 1981, whose headquarters are also in the FE/Unicamp, the Coles are established as one of the entity's most vigorous actions and currently are on their twenty-first edition. This study is part of the project ALB: Memórias [ALB: Memories], which has been carried out by professors of the research group Alfabetização, Leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formação Inicial (ALLE/AULA) [Literacy, Reading and Writing/Teacher¿s Work in Initial Formation] of the FE/Unicamp and has contributed to the efforts to weave the history of reading in Brazil. The theoretical framework of the present study is supported by the work of Nóvoa (1991, 2013, 2017), Chartier (1990, 1991, 1996), Certeau (1998, 2002), among other referencesDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Silva, Lilian Lopes Martin da, 1955-Paulilo, André LuizFerreira, Norma Sandra de AlmeidaBaptistella, RosanaTakamatsu, Sônia MidoriSantos, Geniana dosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAliaga, Renata 1985-20202020-04-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (191 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639350ALIAGA, Renata. Congresso de Leitura do Brasil (1978-1987): espaço de formação. 2020. 1 recurso online (191 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639350. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129393Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-23T12:02:37Zoai::1129393Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-07-23T12:02:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Congresso de Leitura do Brasil (1978-1987) : espaço de formação
Reading Congress of Brazil (1978-1987) : a place for formation
title Congresso de Leitura do Brasil (1978-1987) : espaço de formação
spellingShingle Congresso de Leitura do Brasil (1978-1987) : espaço de formação
Aliaga, Renata 1985-
Congresso de Leitura do Brasil (COLE)
Associação de Leitura do Brasil
Leitura
Formação de professores
Memória
Brasilian Reading Association
Reading Congresses of Brazil
Reading
Teacher formation
Memory
title_short Congresso de Leitura do Brasil (1978-1987) : espaço de formação
title_full Congresso de Leitura do Brasil (1978-1987) : espaço de formação
title_fullStr Congresso de Leitura do Brasil (1978-1987) : espaço de formação
title_full_unstemmed Congresso de Leitura do Brasil (1978-1987) : espaço de formação
title_sort Congresso de Leitura do Brasil (1978-1987) : espaço de formação
author Aliaga, Renata 1985-
author_facet Aliaga, Renata 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Lilian Lopes Martin da, 1955-
Paulilo, André Luiz
Ferreira, Norma Sandra de Almeida
Baptistella, Rosana
Takamatsu, Sônia Midori
Santos, Geniana dos
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Aliaga, Renata 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Congresso de Leitura do Brasil (COLE)
Associação de Leitura do Brasil
Leitura
Formação de professores
Memória
Brasilian Reading Association
Reading Congresses of Brazil
Reading
Teacher formation
Memory
topic Congresso de Leitura do Brasil (COLE)
Associação de Leitura do Brasil
Leitura
Formação de professores
Memória
Brasilian Reading Association
Reading Congresses of Brazil
Reading
Teacher formation
Memory
description Orientador: Lilian Lopes Martin da Silva
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-04-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639350
ALIAGA, Renata. Congresso de Leitura do Brasil (1978-1987): espaço de formação. 2020. 1 recurso online (191 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639350. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639350
identifier_str_mv ALIAGA, Renata. Congresso de Leitura do Brasil (1978-1987): espaço de formação. 2020. 1 recurso online (191 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639350. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129393
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (191 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189163306582016