A avaliação da escola pelos pais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Mônica Cristina Martinez de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612863
Resumo: Orientador: Mara Regina Lemes de Sordi
id UNICAMP-30_63032fc49f4e7409b88070e95e5d59b8
oai_identifier_str oai::773841
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A avaliação da escola pelos paisHow parents evaluate their children's schoolAvaliaçãoQualidadeRegulaçãoEvaluationQualityRegulationOrientador: Mara Regina Lemes de SordiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O tema da qualidade da escola vem envolvendo cada vez mais diferentes atores e setores sociais. Da discussão sobre a qualidade da aprendizagem à gestão do Estado, ampliam-se os objetos de estudos. Há, porém, uma faceta ainda pouco explorada: a participação dos pais na avaliação da escola. Esta pesquisa buscou examinar como ocorre o processo de avaliação das escolas de ensino fundamental pelos pais. O estudo foi desenvolvido ao longo de cinco anos em nove escolas municipais de ensino fundamental da cidade de Campinas/SP em que se verificou a conjugação de dados sobre exclusão social e, ao mesmo tempo, a busca por matrículas nessas escolas. Tratou-se de estudo qualitativo baseado em Minayo, organizado dialogicamente em três fases. A fase exploratória discutiu a construção do objeto num esforço teórico e empírico. A fase de trabalho de campo concentrou-se na confrontação entre os conceitos, as técnicas e a realidade concreta. Para isso, foi aplicado questionário e realizada discussão de grupos de pais das nove escolas municipais de ensino fundamental da cidade de Campinas/SP que tiveram sua demanda por vaga atendida em 2008. Na fase de análise de dados fez-se o tratamento do material recolhido com os pais por meio da Análise de Conteúdo, o que possibilitou identificar quatro referenciais de avaliação das escolas pelos pais: a localização, a referência de pessoas conhecidas, o trabalho pedagógico, o clima institucional. Concluiu-se que os pais constroem um sistema de referências relativo à escola de seus filhos e por meio dele justificam suas avaliações e seus julgamentos de qualidade.Abstract: In recent years, school quality has been largely discussed among several Brazilian actors and social sectors. In effect, the subject is plural and has been exploited in a variety of thematic that range from "quality of learning" to "Estate management". However, a few studies inquired how parents take part in the school evaluation process of their children, which is the reason for this research. The present qualitative study, wich is based on Minayo's theory, has been applied in nine public schools (first grade level) in Campinas city, Sao Paulo Estate, during a period of five years. It has been organized in three phases interacting dialecticaly: 1- exploitition, 2- reserch on the field, and 3- analyses of the data. The first phase, discussed the theorectic and empirical elements in order to build the object of study. The second phase, was centered in the confrontation between concepts and techniques on one hand, and the concrete reality on the other. In order to accomplish that, a questionaire was applied as well as group discussion by the parents. Finally, the last phase, the data gathered has been analyzed (Content Analysis Technique) which allowed the identification of four guidelines for parents to evaluate their children's school: geographic placement, reference by others, pedagogic stature, and institutional atmosphere. The major theses guiding this research states that parents build a system of reference relating to their children's school and by this, justify their evaluations and judgements of quality.DoutoradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresDoutor em Educação[s.n.]Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955-Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955-Sousa, Sandra Maria Zakia LianSilva, Itamar Mendes daBertagna, Regiane HelenaFreitas, Luiz Carlos deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMoraes, Mônica Cristina Martinez de2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf157 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612863MORAES, Mônica Cristina Martinez de. A avaliação da escola pelos pais. 2010. 157 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612863. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/773841porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:58:49Zoai::773841Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:58:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação da escola pelos pais
How parents evaluate their children's school
title A avaliação da escola pelos pais
spellingShingle A avaliação da escola pelos pais
Moraes, Mônica Cristina Martinez de
Avaliação
Qualidade
Regulação
Evaluation
Quality
Regulation
title_short A avaliação da escola pelos pais
title_full A avaliação da escola pelos pais
title_fullStr A avaliação da escola pelos pais
title_full_unstemmed A avaliação da escola pelos pais
title_sort A avaliação da escola pelos pais
author Moraes, Mônica Cristina Martinez de
author_facet Moraes, Mônica Cristina Martinez de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955-
Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955-
Sousa, Sandra Maria Zakia Lian
Silva, Itamar Mendes da
Bertagna, Regiane Helena
Freitas, Luiz Carlos de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Mônica Cristina Martinez de
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Qualidade
Regulação
Evaluation
Quality
Regulation
topic Avaliação
Qualidade
Regulação
Evaluation
Quality
Regulation
description Orientador: Mara Regina Lemes de Sordi
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612863
MORAES, Mônica Cristina Martinez de. A avaliação da escola pelos pais. 2010. 157 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612863. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612863
identifier_str_mv MORAES, Mônica Cristina Martinez de. A avaliação da escola pelos pais. 2010. 157 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612863. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/773841
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
157 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189037245726720