Avaliar (n)a escola: quadros, modelos, práticas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1996 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/830 |
Resumo: | Os processos de avaliação da eficácia do sistema educativo têm uma já longa tradição, sejam relativos à situação e evolução do sistema, sejam de processos educativos restritos a pequenos grupos. Contudo, esse tipo de avaliações deixava geralmente de fora as relações entre o sistema e o seu exterior, assim como, pela própria essência dos sistemas educativos modernos, não considerava a diversidade de situações dentro do próprio sistema. A chamada de atenção para o lugar central ocupado pelos processos internos ao estabelecimento escolar veio trazer uma nova dimensão aos estudos de avaliação, implicando uma recentração metodológica e permitindo uma nova compreensão do funcionamento do sistema educativo. |
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Avaliar (n)a escola: quadros, modelos, práticasAnálise organizacionalAvaliação-regulaçãoOrganisational analysisEvaluation-regulationOs processos de avaliação da eficácia do sistema educativo têm uma já longa tradição, sejam relativos à situação e evolução do sistema, sejam de processos educativos restritos a pequenos grupos. Contudo, esse tipo de avaliações deixava geralmente de fora as relações entre o sistema e o seu exterior, assim como, pela própria essência dos sistemas educativos modernos, não considerava a diversidade de situações dentro do próprio sistema. A chamada de atenção para o lugar central ocupado pelos processos internos ao estabelecimento escolar veio trazer uma nova dimensão aos estudos de avaliação, implicando uma recentração metodológica e permitindo uma nova compreensão do funcionamento do sistema educativo.Procedures for evaluating the efficiency of the education system already have a long tradition, both with respect to the situation and evolution of the system and to educational processes restricted to small groups. Nevertheless, this type of evaluation has generally excluded the relationship between the system and its exterior, and, as a consequence of the actual essence of modern education systems, has not considered the diversity of situations within the system itself. The attention called to the central role played by internal procedures in the educational establishment has brought a new dimension to evaluation studies, implying a methodological recentring and permiting a new comprehension of the functioning of the education system.Les processus d"évaluation de l"efficacité du système éducatif ont déjà une longue tradition, que ce soit concernant la situation et l"évolution du système, ou concernant des processus éducatifs restreints à de petits groupes. Néanmoins, ce type d"évaluations ne prenait généralement pas en ligne de compte les relations entre le système et l"extérieur, pas plus qu"il ne considérait, du fait de l"essence-même des systèmes éducatifs modernes, la diversité des situations à l"intérieur du système lui-même. La mise en évidence du rôle central occupé par les processus internes de l"établissement scolaire est venue conférer une nouvelle dimension aux études d"évaluation, ce qui implique un recentrage méthodologique et permet une nouvelle compréhension du fonctionnement du système éducatif.Los procesos de evaluación de la eficacia del sistema educativo tienen una larga tradición ya sean relativos a la situación y evolución del sistema, ya sean de procesos educativos restringidos a pequeños grupos. Con todo, ese tipo de evaluaciones dejaban generalmente, fuera las relaciones entre el sistema y su exterior, así como, por la propia esencia de los sistemas educativos modernos, no consideraba la diversidad de situaciones dentro del propio sistema. La llamada de atención para el lugar central ocupado por los procesos internos al establecimiento escolar trajo una nueva dimensión a los estudios de evaluación, implicando un reordenamiento metodológico y permitió una nueva comprensión del sistema educativo.CIES-ISCTE / CELTA2008-11-21T11:08:51Z1996-12-01T00:00:00Z1996-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/830por0873-6529Teixeira, LeonorDelgado, LuísaSebastião, Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:43:05Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/830Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:20:14.849514Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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