Os grafismos rupestres do Abrigo do Posseidon : desordem e crono-estilistica na arte rupestre do Alto-Medio São Francisco (MG)
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594551 |
Resumo: | Orientador: Pedro Paulo de Abreu Funari |
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Os grafismos rupestres do Abrigo do Posseidon : desordem e crono-estilistica na arte rupestre do Alto-Medio São Francisco (MG)Pinturas rupestresArte primitivaArte brasileira - São Francisco, Rio, ValeOrientador: Pedro Paulo de Abreu FunariDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: Em prévia classificação da arte rupestre de Minas Gerais, a maioria dos conjuntos gráficos do norte de Minas foi incluída na Tradição São Francisco, sendo identificados três momentos sucessivos no Vale do Rio Peruaçu: os estilos Januária, Caboclo e Rezar. Uma variação regional foi reconhecida no Vale do Cochá - a fácies Montalvânia. A continuidade das pesquisas nos anos 90 permitiu identificar novos conjuntos gráficos, bem como reconhecer diferenças significativas entre as manifestações rupestres dos Vales do Peruaçu e do Cochá. Como conseqüência, o estatuto da fácies Montalvânia na Tradição São Francisco passa a ser questionado. Precisar e, se possível, explicar semelhanças e diferenças entre temas gravados e pintados da fácies Montalvânia e grafismos da Tradição São Francisco constituíram-se objetivos da pesquisa na região. A presente dissertação analisa os grafismos do Abrigo do Posseidon, localizado no município de Juvenila, Vale do Rio Cochá, Norte do Estado de Minas Gerais. As principais características dessas manifestações rupestres são: predominância da técnica de gravura; temática figurativa emblemática (armas, representações de "pés" e de "quelônios"), assim como formas originais de jogo com as figuras, reforçando visualmente as associações entre temas por meio dos elementos gráficos de ligação, elementos de delimitação dos espaços pictográficos e a passagem de um tema a outro por meio de figuras compósitas. A originalidade dos grafismos analisados (quase 5000 figuras) permitiu sua diferenciação das demais manifestações rupestres, aí incluída a Tradição São Francisco. O conjunto, portanto, não mais considerado como fácies, passa a ser reconhecido como Unidade Estilística independente e inserida na seqüência crono-estilística do Norte de Minas: o Complexo Montalvânia, que em alguns sítios se manifesta também por pinturasRésumé: Dans une premiere classification de l'art rupestre de Minas Gerais, la plupart des ensembles graphiques du Nord de cet état ont été inclus dans la Tradition São Francisco. Trois moments successifs de cette Tradition ont été identifié dans la valée de la riviere du Peruaçu: les styles Januária, Caboclo et Rezar. Une variation régionale a éte reconnue dans la valée de la riviere Cochá - le facies Montalvânia. La reprise des recherches dans les anées 90 a permis d' identifier des nouveaux ensembles graphiques, aussi bien que reconnaitre des différences considérables entre les manifestations rupestres des vallées des rivieres du Peruaçu et du Cochá. Celá amena a discuter le statut du facies Montalvânia dans Ia Tradition São Francisco. Preciser et, si possible, comprendre les ressemblances et les différences entre les themes gravés et peints du facies Montalvânia et les graphismes de la Tradition São Francisco est devenu un des objectifs des recherches dans la région. Ce Mémoire analyse les gravures de l'Abri du Posseidon (commune de Juvenila, vallée du Cochá) au Nord de l'État de Minas Gerais. Les principales caracteristiques de son art rupestre sont: l' emphase donnée à la gravure, la présence de themes emblématiques (armes, empreites de «pieds» et de «chéloniens»), ainsi que des formes originales de jouer avec les figures et de renforcer visuellement l' association entre certains themes par des élements graphiques de liaison; les élements de demarcation des surfaces; le passages d'un theme à l'autre par moyen de figures composites. L'originalité de l'ensemble graphique analysé (qui comporte presque 5000 figures) permet de le différencier des autres manifestations rupestres de la région, y compris de la Tradition São Francisco. L' ensamble, non plus considéré comme un fàcies, mais donc comme une unité stylisque à part entiere, qui s'insere au milieu de la séquence - chrono-stylistique du nord de l'État de Minas Gerais: le Complex Montalvânia, qui, dans certains sites, se manifest égalemente par la peintureMestradoHistória da ArteMestre em História[s.n.]Funari, Pedro Paulo Abreu, 1959-Prous, AndreSilva, Fabiola Andrea daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Martha Maria de Castro e20022002-07-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf174p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594551SILVA, Martha Maria de Castro e. Os grafismos rupestres do Abrigo do Posseidon: desordem e crono-estilistica na arte rupestre do Alto-Medio São Francisco (MG). 2002. 174p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594551. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/288120porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:49:06Zoai::288120Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:49:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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