A educação de surdos no Brasil de 1856 a 1961 : manutenção e resistência ao ideário eugênico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/5593 |
Resumo: | Orientador: Regina Maria de Souza |
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A educação de surdos no Brasil de 1856 a 1961 : manutenção e resistência ao ideário eugênicoDeaf people's education in Brazil from 1856 to 1961 : maintenance and resistance to the eugenics idealSurdos - Educação - HistóriaEugeniaInclusãoExclusãoCapacidade de aprendizagemNormalizaçãoDeaf - Education - HistoryEugenicsInclusionExclusionAbleismNormalizationOrientador: Regina Maria de SouzaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A eugenia, movimento organizado no século XIX como campo de saber e intervenção sobre a hereditariedade para alcançar o aprimoramento racial, influenciou o pensamento científico e social, assim como as políticas nacionais e internacionais. A presente tese tem como objetivo identificar as marcas eugênicas presentes na educação de surdos no período de 1856 a 1961. Para tanto, traçamos um percurso de investigação a partir de um estudo qualitativo, com pesquisa bibliográfica e documental, passando pela construção do ideal de normalidade eugênica, sua legitimação como discurso científico e aplicação na educação, a relação entre medicina e eugenia, a escola e os anormais no Brasil, discutindo as origens e concepções dos termos norma e normalidade para, em seguida, fazer uma narrativa histórica da educação de surdos no Brasil de 1856 a 1961. Foram escolhidos alguns documentos do período recortado para serem analisados, a fim de identificar se o discurso eugênico ou indício deste coexistiram com a temática da educação de surdos no Brasil e se esta compartilhou de seus preceitos tendo como categorias analíticas a concepção de surdez, a etiologia da surdez e a educação do surdo, conforme o período histórico recortado. Os resultados indicam resquícios da eugenia na imposição para o surdo enquadrar-se no ideal de ser humano de sua época ou sociedade, na busca por homogeneização social, na inferiorização do diferente e na normalização dos considerados anormaisAbstract: Eugenics, a movement organized in the 19th century as a knowledge field and an intervention regarding heredity in order to achieve racial improvement, influenced scientific and social thinking, as well as national and international politics. This thesis has as its goal to identify eugenics marks in the education for the deaf between 1856 and 1961. Therefore, we drew a research path from a qualitative study, using bibliographic and document research, passing by the ideal construction of eugenics normality, its legitimation as a scientific discourse and enforcement in education, the relation between medicine and eugenics, school and the abnormal in Brazil, discussing the origins and conceptions of the terms norm and normality, in order to, right after, make a historic narrative regarding the education of the deaf in Brazil from 1856 to 1961. Some documents were chosen from the mentioned period to be analyzed, in order to identify if the eugenics discourse or traces of it coexisted with the deaf education thematic in Brazil and whether the deaf education thematic shared its precepts having as its analytical categories the conception of deafness, the etiology of deafness and the education of the deaf, according to the period mentioned above. The results point to eugenics remnants imposing to the deaf person to fit into the ideal human being frame for his/her time or society, in search of social homogenization, in the belittlement of the different and in the normalization of the ones considered abnormalDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Souza, Regina Maria de, 1957-Christiano, Ana PriscillaBär, Eliana CristinaRocha, Solange Maria daMachado, Lucyenne Matos da Costa VieiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Morena Dolores Patriota da, 1988-20212021-06-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (279 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/5593SILVA, Morena Dolores Patriota da. A educação de surdos no Brasil de 1856 a 1961: manutenção e resistência ao ideário eugênico. 2021. 1 recurso online (279 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5593. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1249439Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-15T14:20:18Zoai::1249439Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-09-15T14:20:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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