Tecendo reflexões acerca da geometria e seu ensino sob a luz de um olha polivalente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5825 |
Resumo: | Nos últimos anos, a formação matemática do professor polivalente tem sido alvo de discussões entre pesquisadores e os próprios professores. Para contribuir com esse debate, tem-se por objetivo analisar a relação de uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental com a Geometria e seu ensino. O estudo ocorreu no desenvolvimento de um curso de formação continuada ministrada em parceria com a secretaria de educação do município de Amargosa, Vale do Jiquiriçá do Estado da Bahia. Para a produção e coleta dos dados, foi realizada uma entrevista com uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental. Os dados foram analisados seguindo o pressuposto da Análise Textual Discursiva. A partir da análise foi constado que há dificuldades para o trabalho com a Matemática, em especial com a geometria, mas essas poderiam ser minimizadas se, durante a formação inicial, no curso de pedagogia, a futura professora tivesse acesso a discussões relevantes na disciplina de Matemática. Essas constatações vão ao encontro das pesquisas que subsidiam o estudo. |
id |
UFPA-7_af4ae54fdd2d72a6d1cd944e2a246d12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/5825 |
network_acronym_str |
UFPA-7 |
network_name_str |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecendo reflexões acerca da geometria e seu ensino sob a luz de um olha polivalenteReflections on geometry and its teaching under a polyvalent lookFormação Continuada; Ensino Fundamental; Ensino de Geometriacontinuing education; elementary school; geometry teachingNos últimos anos, a formação matemática do professor polivalente tem sido alvo de discussões entre pesquisadores e os próprios professores. Para contribuir com esse debate, tem-se por objetivo analisar a relação de uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental com a Geometria e seu ensino. O estudo ocorreu no desenvolvimento de um curso de formação continuada ministrada em parceria com a secretaria de educação do município de Amargosa, Vale do Jiquiriçá do Estado da Bahia. Para a produção e coleta dos dados, foi realizada uma entrevista com uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental. Os dados foram analisados seguindo o pressuposto da Análise Textual Discursiva. A partir da análise foi constado que há dificuldades para o trabalho com a Matemática, em especial com a geometria, mas essas poderiam ser minimizadas se, durante a formação inicial, no curso de pedagogia, a futura professora tivesse acesso a discussões relevantes na disciplina de Matemática. Essas constatações vão ao encontro das pesquisas que subsidiam o estudo.In the last years, the mathematical education of the polyvalent teacher has been the subject of discussions between researchers and teachers. Contributing to this debate, we aim to analyze the relationship of a 5th grade teacher with Geometry and her teaching. The study occurred in the continuing education course taught by us, in partnership with the Amargosa‘s education department, Vale do Jiquiriçá of the state of Bahia. For the production and collection of data, we interviewed a teacher of the 5th grade of elementary school. We analyzed the data following the theoretical assumptions of Discursive Textual Analysis. We verified that there are some difficulties to work with Mathematics, especially with Geometry; but these would be minimized if, in the initial education, during the course of pedagogy, the future teacher had access to relevant discussions in the Mathematics course. These findings corroborate with the researches that support this study.Universidade Federal do ParáCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Estadual de Santa CruzPrograma de Pós-graduação em Educação Matemática, Zuma Elizabete MadrugaConceição, Jadson de SouzaMerlini, Vera Lucia2018-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/582510.18542/amazrecm.v14i31.5825Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 14, n. 31 (2018): Especial Saberes Profissionais do Professor de Matemática; 104-116Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 14, n. 31 (2018): Especial Saberes Profissionais do Professor de Matemática; 104-1162317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5825/5003/*ref*/BIANI, Rosana P. Considerações sobre a Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ciências em Foco, V. 1, N.4, p. 1-5, 2011./*ref*/BRASIL. Base nacional comum curricular. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Brasília – DF: MEC, SEB, 2017./*ref*/BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura. Resolução CNE/CP 1/2006. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio de 2006, Seção 1, p. 11./*ref*/BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Ministério da Educação. Brasília – DF: LDB, MEC, 1996./*ref*/BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação: 1ª a 4ª série: matemática. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília – DF: MEC, SEB, 1997./*ref*/CURI, Edda. A matemática e os professores dos anos iniciais. São Paulo: Musa Editora, 2005./*ref*/CURI, Edda. Formação de professores polivalentes: uma análise de conhecimentos para ensinar Matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. 2004. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. 2004./*ref*/FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Metodologia da Investigação em Educação Matemática. In: FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. (Org.). Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2. ed. rev. Campinas – SP: Autores Associados, 2007. p. 59-147./*ref*/GATTI, Bernadete A. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009./*ref*/LORENZATO, Sergio. Educação Infantil e percepção matemática. Campinas – SP: Autores Associados. 2006./*ref*/LORENZATO, Sergio. Porque não ensinar Geometria? A Educação Matemática em Revista. Ano III, n. 4, p. 3-13, 1995./*ref*/LORENZATO, Sergio; VILA, Maria do C. Século XXI: qual Matemática é recomendável? Zetetiké. Ano 1, n. 1, p. 41-49, 1993./*ref*/LÜDKE, Menga; ANDRE, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986./*ref*/MAURO, Suzeli. Saberes docentes na formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental: um estudo com grandezas e medidas. In: NASCIMENTO, Antônio D.; HETKOWSKI, Tânia M. (Orgs.). Memória e formação de professores. Salvador: EDUFBA, 2007. p. 273-290./*ref*/MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006./*ref*/MÜLLER, Maria Cândida; LORENZATO, Sergio. Geometria nos anos iniciais: sobre os conceitos de área e perímetro. In: XIV Conferência Interamericana de Educación Matemática – CIAEM, 2015, México. Anais... México: Tuxtla Gutiérrez, 2015./*ref*/NACARATO, Adair M.; GOMES, Adriana A. M.; GRANDO, Regina C. Experiências com Geometria na Escola Básica: narrativas de professores em (trans)formação. São Carlos – SP: Pedro e João Editores, 2008./*ref*/NACARATO, Adair M.; MENGALI, Brenda L. S.; PASSOS, Cármen Lúcia B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: Tecendo fios do ensinar e do aprender. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009./*ref*/PARRA, Cecília; SAIZ, Irma. Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996./*ref*/PAVANELLO, Maria Regina. A geometria nas séries iniciais do ensino fundamental: contribuições da pesquisa para o trabalho escolar. In: PAVANELLO, Maria Regina (Org.). Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: a pesquisa e a sala de aula. Biblioteca do Educador Matemático. São Paulo: SBEM, p.129 -143. 2004./*ref*/PAVANELLO, Maria Regina. Geometria: atuação de professores e aprendizagem nas séries iniciais. In: I Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática, 2001, Curitiba – PR. Anais... Curitiba – PR, 2001./*ref*/SANTOS, Patrícia Corrêa; THIENGO, Edmar Reis; SANTOS JUNIOR, Clovis Lisboa dos. Os professores dos anos inicias e sua relação com a matemática. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo – SP. Anais... São Paulo – SP: UNICSUL, 2016./*ref*/SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre, Artmed, 2000./*ref*/SILVA, Claudionor Renato; ALVES, Sarah Larissa Magrini; MIRANDA, Isabel F. Dantas de. Professores que vão ensinar matemática nos anos inicias: educação matemática nos cursos de pedagogia. Revista Eletrônica de Educação Matemática – REVEMAT. v. 08, n. 1, p. 266-283, 2013./*ref*/TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 10 ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 2014.Direitos autorais 2018 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-26T13:38:56Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/5825Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2019-09-26T13:38:56Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecendo reflexões acerca da geometria e seu ensino sob a luz de um olha polivalente Reflections on geometry and its teaching under a polyvalent look |
title |
Tecendo reflexões acerca da geometria e seu ensino sob a luz de um olha polivalente |
spellingShingle |
Tecendo reflexões acerca da geometria e seu ensino sob a luz de um olha polivalente Conceição, Jadson de Souza Formação Continuada; Ensino Fundamental; Ensino de Geometria continuing education; elementary school; geometry teaching |
title_short |
Tecendo reflexões acerca da geometria e seu ensino sob a luz de um olha polivalente |
title_full |
Tecendo reflexões acerca da geometria e seu ensino sob a luz de um olha polivalente |
title_fullStr |
Tecendo reflexões acerca da geometria e seu ensino sob a luz de um olha polivalente |
title_full_unstemmed |
Tecendo reflexões acerca da geometria e seu ensino sob a luz de um olha polivalente |
title_sort |
Tecendo reflexões acerca da geometria e seu ensino sob a luz de um olha polivalente |
author |
Conceição, Jadson de Souza |
author_facet |
Conceição, Jadson de Souza Merlini, Vera Lucia |
author_role |
author |
author2 |
Merlini, Vera Lucia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Universidade Estadual de Santa Cruz Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, Zuma Elizabete Madruga |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conceição, Jadson de Souza Merlini, Vera Lucia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Continuada; Ensino Fundamental; Ensino de Geometria continuing education; elementary school; geometry teaching |
topic |
Formação Continuada; Ensino Fundamental; Ensino de Geometria continuing education; elementary school; geometry teaching |
description |
Nos últimos anos, a formação matemática do professor polivalente tem sido alvo de discussões entre pesquisadores e os próprios professores. Para contribuir com esse debate, tem-se por objetivo analisar a relação de uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental com a Geometria e seu ensino. O estudo ocorreu no desenvolvimento de um curso de formação continuada ministrada em parceria com a secretaria de educação do município de Amargosa, Vale do Jiquiriçá do Estado da Bahia. Para a produção e coleta dos dados, foi realizada uma entrevista com uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental. Os dados foram analisados seguindo o pressuposto da Análise Textual Discursiva. A partir da análise foi constado que há dificuldades para o trabalho com a Matemática, em especial com a geometria, mas essas poderiam ser minimizadas se, durante a formação inicial, no curso de pedagogia, a futura professora tivesse acesso a discussões relevantes na disciplina de Matemática. Essas constatações vão ao encontro das pesquisas que subsidiam o estudo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5825 10.18542/amazrecm.v14i31.5825 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5825 |
identifier_str_mv |
10.18542/amazrecm.v14i31.5825 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5825/5003 /*ref*/BIANI, Rosana P. Considerações sobre a Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ciências em Foco, V. 1, N.4, p. 1-5, 2011. /*ref*/BRASIL. Base nacional comum curricular. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Brasília – DF: MEC, SEB, 2017. /*ref*/BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura. Resolução CNE/CP 1/2006. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio de 2006, Seção 1, p. 11. /*ref*/BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Ministério da Educação. Brasília – DF: LDB, MEC, 1996. /*ref*/BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação: 1ª a 4ª série: matemática. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília – DF: MEC, SEB, 1997. /*ref*/CURI, Edda. A matemática e os professores dos anos iniciais. São Paulo: Musa Editora, 2005. /*ref*/CURI, Edda. Formação de professores polivalentes: uma análise de conhecimentos para ensinar Matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. 2004. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. 2004. /*ref*/FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Metodologia da Investigação em Educação Matemática. In: FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. (Org.). Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2. ed. rev. Campinas – SP: Autores Associados, 2007. p. 59-147. /*ref*/GATTI, Bernadete A. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. /*ref*/LORENZATO, Sergio. Educação Infantil e percepção matemática. Campinas – SP: Autores Associados. 2006. /*ref*/LORENZATO, Sergio. Porque não ensinar Geometria? A Educação Matemática em Revista. Ano III, n. 4, p. 3-13, 1995. /*ref*/LORENZATO, Sergio; VILA, Maria do C. Século XXI: qual Matemática é recomendável? Zetetiké. Ano 1, n. 1, p. 41-49, 1993. /*ref*/LÜDKE, Menga; ANDRE, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. /*ref*/MAURO, Suzeli. Saberes docentes na formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental: um estudo com grandezas e medidas. In: NASCIMENTO, Antônio D.; HETKOWSKI, Tânia M. (Orgs.). Memória e formação de professores. Salvador: EDUFBA, 2007. p. 273-290. /*ref*/MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006. /*ref*/MÜLLER, Maria Cândida; LORENZATO, Sergio. Geometria nos anos iniciais: sobre os conceitos de área e perímetro. In: XIV Conferência Interamericana de Educación Matemática – CIAEM, 2015, México. Anais... México: Tuxtla Gutiérrez, 2015. /*ref*/NACARATO, Adair M.; GOMES, Adriana A. M.; GRANDO, Regina C. Experiências com Geometria na Escola Básica: narrativas de professores em (trans)formação. São Carlos – SP: Pedro e João Editores, 2008. /*ref*/NACARATO, Adair M.; MENGALI, Brenda L. S.; PASSOS, Cármen Lúcia B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: Tecendo fios do ensinar e do aprender. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. /*ref*/PARRA, Cecília; SAIZ, Irma. Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. /*ref*/PAVANELLO, Maria Regina. A geometria nas séries iniciais do ensino fundamental: contribuições da pesquisa para o trabalho escolar. In: PAVANELLO, Maria Regina (Org.). Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: a pesquisa e a sala de aula. Biblioteca do Educador Matemático. São Paulo: SBEM, p.129 -143. 2004. /*ref*/PAVANELLO, Maria Regina. Geometria: atuação de professores e aprendizagem nas séries iniciais. In: I Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática, 2001, Curitiba – PR. Anais... Curitiba – PR, 2001. /*ref*/SANTOS, Patrícia Corrêa; THIENGO, Edmar Reis; SANTOS JUNIOR, Clovis Lisboa dos. Os professores dos anos inicias e sua relação com a matemática. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo – SP. Anais... São Paulo – SP: UNICSUL, 2016. /*ref*/SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre, Artmed, 2000. /*ref*/SILVA, Claudionor Renato; ALVES, Sarah Larissa Magrini; MIRANDA, Isabel F. Dantas de. Professores que vão ensinar matemática nos anos inicias: educação matemática nos cursos de pedagogia. Revista Eletrônica de Educação Matemática – REVEMAT. v. 08, n. 1, p. 266-283, 2013. /*ref*/TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 10 ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 2014. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 14, n. 31 (2018): Especial Saberes Profissionais do Professor de Matemática; 104-116 Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 14, n. 31 (2018): Especial Saberes Profissionais do Professor de Matemática; 104-116 2317-5125 1980-5128 reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
collection |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br |
_version_ |
1809465144466472960 |