Aprendizagens profissionais docentes do (futuro) professor de matemática situadas em um estágio interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Acevedo Rincon, Jenny Patricia, 1980-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633887
Resumo: Orientador: Dario Fiorentini
id UNICAMP-30_65d743e1f5121bf440f5d3ba2ed87617
oai_identifier_str oai::1018401
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Aprendizagens profissionais docentes do (futuro) professor de matemática situadas em um estágio interdisciplinarProfessional teacher learning of the mathematics prospective teacher situated in an interdisciplinary prospective teacher courseEstágio supervisionadoComunidades de práticaAbordagem interdisciplinar do conhecimentoEducação matemáticaSupervised internshipCommunities of practiceInterdisciplinarityTeacher learningMathematics educationOrientador: Dario FiorentiniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O Estágio Supervisionado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/Unicamp) é de caráter não disciplinar, reunindo estagiários de diferentes licenciaturas em um mesmo cenário para compreender e enfrentar a realidade da sala de aula no cenário de uma escola. O presente estudo visa por compreender as práticas de aprendizagem profissional docente dos estagiários da Licenciatura em Matemática, a partir da participação em experiências interdisciplinares situadas no Estágio Supervisionado da FE/Unicamp. Esta é uma pesquisa de carácter qualitativo, tendo como contexto de investigação o Curso Estágio Supervisionado I, oferecido pela Unicamp no primeiro semestre do ano 2014, no qual participaram dezoito alunos de oito licenciaturas (Matemática, História, Ciências Sociais, Ciências Naturais, Educação Física, Geografia, Letras e Artes). Porém, quatro alunas estagiárias de Licenciatura em Matemática foram selecionadas para analisar narrativamente suas trajetórias de aprendizagem profissional docente. A pesquisa tem como referencial teórico a aprendizagem situada, a participação em Comunidades de Prática e a constituição da aprendizagem profissional docente, assim como a interdisciplinaridade. Os materiais empíricos que compõem o corpus de análise e interpretação foram produzidos a partir de diários de campo da pesquisadora, registros em diários dos estagiários, planos de intervenção, questionários, relatório final de problematização das práticas e entrevistas individuais e em Comunidade dos estagiários participantes da pesquisa. Para analisar estas informações foram identificados dois empreendimentos das Comunidades de Prática interdisciplinares, os quais foram caracterizados como ações. Isto é, para o empreendimento "Construção do projeto de intervenção interdisciplinar no Estágio Supervisionado I", foram analisadas as ações: (1ª) identificação do contexto escolar; (2ª) observação e registro do ensinaraprender Matemática na escola e; (3ª) identificação de experiências interdisciplinares na escola. E para o empreendimento Construção de relatório final de Estágio Supervisionado I, foram identificadas as ações: (i) ser docente na escola e (ii) Reflexões acerca da profissão docente. A participação nos diferentes cenários interdisciplinares do ensinaraprender na escola ajudaram o estagiário a problematizar as práticas profissionais docentes, sendo ressignificados os contextos das práticas escolares, o conhecimento e os processos específicos da Matemática escolar, situações interdisciplinares, as metodologias de ensino, ações interdisciplinares de intervenção na escola, e, sobretudo, o valor profissional do professor de Matemática na escola atual. Finalmente, a natureza interdisciplinar e transdisciplinar permitiu aos estagiários perpassar e ultrapassar as fronteiras das disciplinas escolares e acadêmicas, próprias das LicenciaturasAbstract: The prospective teacher Course of the Faculty of Education of the University of Campinas (FE / Unicamp) is non-disciplinary, or interdisciplinary bringing together trainees from different degrees in the same scenario to understand and confront the reality of the classroom in a school setting. This study aims to understand the teaching professional practices of prospective mathematics teacher from the participation in interdisciplinary experiences situated in the FE/Unicamp. This is a qualitative research, having as a research context the prospective teacher Course, offered by Unicamp in the first semester of 2014, in which eighteen students from eight undergraduate degrees (Mathematics, History, Social Sciences, Natural Sciences, Sports, Geography, Literature and Arts). However, four prospective teacher of Mathematics Education program were selected to analyze narratively their trajectories of professional teaching. The research has as theoretical reference the Situated Learning, the participation in Communities of Practice and the constitution of the professional teaching learning in interdisciplinary experiences. The empirical materials that compose the corpus of analysis and interpretation were obtained from the researcher's field diary, records in trainee diaries, intervention plans, questionnaires, final report of problematization of the practices and individual interviews, and in the interdisciplinary community of the prospective teacher of this research. In order to analyze this information, two enterprises of the Communities of practices were found, which were characterized as actions. That is, for the enterprise "Construction of interdisciplinary intervention project in the prospective teacher Course", we analyzed the actions: (1st) identification of the school context, (2nd) observation and registration of teaching mathematics in school; and, (3rd) identification of interdisciplinary experiences in the school. And for the "construction of final of prospective teacher Course report", the following actions were identified: (i) being a teacher in the school and (ii) reflections about the teaching profession. The participation in the different interdisciplinary scenarios of teaching and learning in the school helped the trainee to problematize the professional practices of teachers, with a re-meaning of the contexts of school practices, knowledge and specific processes of school mathematics, interdisciplinary situations, teaching methodologies, interdisciplinary intervention actions in school, and, above all, the professional value of the mathematics teacher in today's school. Finally, the interdisciplinary and transdisciplinary nature, allow trainees to cross the boundaries of the academic and academic disciplines of the undergraduate coursesDoutoradoEducaçãoDoutora em EducaçãoFAPESP2015/16227-0[s.n.]Fiorentini, Dario, 1950-Melo, Marisol VieiraCyrino, Márcia Cristina de Costa TrindadeRibeiro, Carlos Miguel da SilvaPrado, Guilherme do Val ToledoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAcevedo Rincon, Jenny Patricia, 1980-20182018-05-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (282 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633887ACEVEDO RINCON, Jenny Patricia. Aprendizagens profissionais docentes do (futuro) professor de matemática situadas em um estágio interdisciplinar. 2018. 1 recurso online (282 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633887. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1018401Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-05T10:48:07Zoai::1018401Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-07-05T10:48:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagens profissionais docentes do (futuro) professor de matemática situadas em um estágio interdisciplinar
Professional teacher learning of the mathematics prospective teacher situated in an interdisciplinary prospective teacher course
title Aprendizagens profissionais docentes do (futuro) professor de matemática situadas em um estágio interdisciplinar
spellingShingle Aprendizagens profissionais docentes do (futuro) professor de matemática situadas em um estágio interdisciplinar
Acevedo Rincon, Jenny Patricia, 1980-
Estágio supervisionado
Comunidades de prática
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Educação matemática
Supervised internship
Communities of practice
Interdisciplinarity
Teacher learning
Mathematics education
title_short Aprendizagens profissionais docentes do (futuro) professor de matemática situadas em um estágio interdisciplinar
title_full Aprendizagens profissionais docentes do (futuro) professor de matemática situadas em um estágio interdisciplinar
title_fullStr Aprendizagens profissionais docentes do (futuro) professor de matemática situadas em um estágio interdisciplinar
title_full_unstemmed Aprendizagens profissionais docentes do (futuro) professor de matemática situadas em um estágio interdisciplinar
title_sort Aprendizagens profissionais docentes do (futuro) professor de matemática situadas em um estágio interdisciplinar
author Acevedo Rincon, Jenny Patricia, 1980-
author_facet Acevedo Rincon, Jenny Patricia, 1980-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fiorentini, Dario, 1950-
Melo, Marisol Vieira
Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
Ribeiro, Carlos Miguel da Silva
Prado, Guilherme do Val Toledo
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Acevedo Rincon, Jenny Patricia, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio supervisionado
Comunidades de prática
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Educação matemática
Supervised internship
Communities of practice
Interdisciplinarity
Teacher learning
Mathematics education
topic Estágio supervisionado
Comunidades de prática
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Educação matemática
Supervised internship
Communities of practice
Interdisciplinarity
Teacher learning
Mathematics education
description Orientador: Dario Fiorentini
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-05-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633887
ACEVEDO RINCON, Jenny Patricia. Aprendizagens profissionais docentes do (futuro) professor de matemática situadas em um estágio interdisciplinar. 2018. 1 recurso online (282 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633887. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633887
identifier_str_mv ACEVEDO RINCON, Jenny Patricia. Aprendizagens profissionais docentes do (futuro) professor de matemática situadas em um estágio interdisciplinar. 2018. 1 recurso online (282 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633887. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1018401
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (282 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189126076891136