Aprendizagem Profissional Docente do estagiário de Licenciatura em Matemáticas nas práticas interdisciplinares da FE/Unicamp

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Acevedo Rincon, Jenny Patricia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/283
Resumo: O artigo valoriza as experiências de aprendizagem profissional docente situadas em um contexto interdisciplinar de formação dos futuros professores, como o constitui o curso Estágio Supervisionado I, oferecido pela Faculdade de Educação (FE/Unicamp). O objetivo principal da pesquisa em desenvolvimento é compreender as práticas de aprendizagem profissional docente dos estagiários da Licenciatura em matemática a partir da participação em experiências interdisciplinares na FE/Unicamp. Como referencial teórico da pesquisa usamos o conceito de Aprendizagem Situada da Teoria Social da Aprendizagem, a participação em Comunidades de Prática e a identidade (profissional). A pesquisa é de tipo qualitativa, tendo como materiais empíricos os diários de campo da pesquisadora, diários de campo dos estagiários, planos de intervenção dos estagiários nas escolas campo de Estágio, relatórios finais da disciplina, questionário e entrevistas (individual e grupal) dos 18 estagiários participantes da pesquisa, os quais compõem o corpo de análise e interpretação dos dados. As análises narrativas desenvolvidas com as quatro estagiárias da Licenciatura em matemática, apresentam uma forma de compreender as experiências das estagiárias sobre as práticas nos quatro cenários identificados: o Curso, os Grupos Interdisciplinares, a Escola, e a plataforma virtual de registro das narrativas (TelEduc).
id SBEM_9899f9d72fa51aa0e737038c346c73f2
oai_identifier_str oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/283
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Aprendizagem Profissional Docente do estagiário de Licenciatura em Matemáticas nas práticas interdisciplinares da FE/UnicampEstágio Supervisionado InterdisciplinarAprendizagem situadaComunidades de práticaO artigo valoriza as experiências de aprendizagem profissional docente situadas em um contexto interdisciplinar de formação dos futuros professores, como o constitui o curso Estágio Supervisionado I, oferecido pela Faculdade de Educação (FE/Unicamp). O objetivo principal da pesquisa em desenvolvimento é compreender as práticas de aprendizagem profissional docente dos estagiários da Licenciatura em matemática a partir da participação em experiências interdisciplinares na FE/Unicamp. Como referencial teórico da pesquisa usamos o conceito de Aprendizagem Situada da Teoria Social da Aprendizagem, a participação em Comunidades de Prática e a identidade (profissional). A pesquisa é de tipo qualitativa, tendo como materiais empíricos os diários de campo da pesquisadora, diários de campo dos estagiários, planos de intervenção dos estagiários nas escolas campo de Estágio, relatórios finais da disciplina, questionário e entrevistas (individual e grupal) dos 18 estagiários participantes da pesquisa, os quais compõem o corpo de análise e interpretação dos dados. As análises narrativas desenvolvidas com as quatro estagiárias da Licenciatura em matemática, apresentam uma forma de compreender as experiências das estagiárias sobre as práticas nos quatro cenários identificados: o Curso, os Grupos Interdisciplinares, a Escola, e a plataforma virtual de registro das narrativas (TelEduc). Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/283Revista de Educação Matemática; Vol. 14 No. 17 (2017): jul. /dez. 2017; 160 - 172Revista de Educação Matemática; Vol. 14 Núm. 17 (2017): jul. /dez. 2017; 160 - 172Revista de Educação Matemática; v. 14 n. 17 (2017): jul. /dez. 2017; 160 - 1722526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/283/292https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Acevedo Rincon, Jenny Patricia2023-07-12T01:54:40Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/283Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-12T01:54:40Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem Profissional Docente do estagiário de Licenciatura em Matemáticas nas práticas interdisciplinares da FE/Unicamp
title Aprendizagem Profissional Docente do estagiário de Licenciatura em Matemáticas nas práticas interdisciplinares da FE/Unicamp
spellingShingle Aprendizagem Profissional Docente do estagiário de Licenciatura em Matemáticas nas práticas interdisciplinares da FE/Unicamp
Acevedo Rincon, Jenny Patricia
Estágio Supervisionado Interdisciplinar
Aprendizagem situada
Comunidades de prática
title_short Aprendizagem Profissional Docente do estagiário de Licenciatura em Matemáticas nas práticas interdisciplinares da FE/Unicamp
title_full Aprendizagem Profissional Docente do estagiário de Licenciatura em Matemáticas nas práticas interdisciplinares da FE/Unicamp
title_fullStr Aprendizagem Profissional Docente do estagiário de Licenciatura em Matemáticas nas práticas interdisciplinares da FE/Unicamp
title_full_unstemmed Aprendizagem Profissional Docente do estagiário de Licenciatura em Matemáticas nas práticas interdisciplinares da FE/Unicamp
title_sort Aprendizagem Profissional Docente do estagiário de Licenciatura em Matemáticas nas práticas interdisciplinares da FE/Unicamp
author Acevedo Rincon, Jenny Patricia
author_facet Acevedo Rincon, Jenny Patricia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Acevedo Rincon, Jenny Patricia
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Supervisionado Interdisciplinar
Aprendizagem situada
Comunidades de prática
topic Estágio Supervisionado Interdisciplinar
Aprendizagem situada
Comunidades de prática
description O artigo valoriza as experiências de aprendizagem profissional docente situadas em um contexto interdisciplinar de formação dos futuros professores, como o constitui o curso Estágio Supervisionado I, oferecido pela Faculdade de Educação (FE/Unicamp). O objetivo principal da pesquisa em desenvolvimento é compreender as práticas de aprendizagem profissional docente dos estagiários da Licenciatura em matemática a partir da participação em experiências interdisciplinares na FE/Unicamp. Como referencial teórico da pesquisa usamos o conceito de Aprendizagem Situada da Teoria Social da Aprendizagem, a participação em Comunidades de Prática e a identidade (profissional). A pesquisa é de tipo qualitativa, tendo como materiais empíricos os diários de campo da pesquisadora, diários de campo dos estagiários, planos de intervenção dos estagiários nas escolas campo de Estágio, relatórios finais da disciplina, questionário e entrevistas (individual e grupal) dos 18 estagiários participantes da pesquisa, os quais compõem o corpo de análise e interpretação dos dados. As análises narrativas desenvolvidas com as quatro estagiárias da Licenciatura em matemática, apresentam uma forma de compreender as experiências das estagiárias sobre as práticas nos quatro cenários identificados: o Curso, os Grupos Interdisciplinares, a Escola, e a plataforma virtual de registro das narrativas (TelEduc).
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/283
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/283
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/283/292
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 14 No. 17 (2017): jul. /dez. 2017; 160 - 172
Revista de Educação Matemática; Vol. 14 Núm. 17 (2017): jul. /dez. 2017; 160 - 172
Revista de Educação Matemática; v. 14 n. 17 (2017): jul. /dez. 2017; 160 - 172
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv douglas.tinti@unicid.edu.br
_version_ 1798313495591124992