O ensino do handebol na 1ª serie do ensino medio em escolas publicas de Catalão, Goias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Heliany Pereira dos
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593170
Resumo: Orientador : Heloisa Helena Baldy dos Reis
id UNICAMP-30_669754a88bc1478d2dd0a9c0b4c4dd65
oai_identifier_str oai::270914
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O ensino do handebol na 1ª serie do ensino medio em escolas publicas de Catalão, GoiasHandebolEsportes escolaresEnsino - AprendizagemEnsino de segundo grauOrientador : Heloisa Helena Baldy dos ReisDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: Este estudo analisa a prática pedagógica utilizada pelos professores de Educação Física que ministram aulas no primeiro ano do ensino médio nas escolas públicas da cidade de Catalão Goiás, tendo como referencial alguns autores que tratam do ensino do esporte na escola. Busca se, nas peculiaridades contidas nas propostas educacionais, subsídios norteadores para o ensino do handebol como um meio auxiliar para a formação, privilegiando além do aprendizado do conteúdo específico desse esporte, o estímulo ao prazer e ao gosto pela sua prática. Levantamos como hipótese de trabalho a ausência das estruturas funcionais e teóricas que envolvem a prática pedagógica dos professores, o que contribui para um certo distanciamento entre o que é proposto teoricamente pela comunidade acadêmica da Educação Física com o que se ensina nas escolas. Objetiva-se identificar os pressupostos teóricos que sustentam ou deveriam sustentar a prática pedagógica desses professores, estabelecendo possíveis relações entre essas propostas e as aulas observadas. Embasados teoricamente através da pesquisa bibliográfica e empiricamente a partir do trabalho de campo, encontramos sustentáculos que corroboraram para uma leitura que se traduz necessária no processo de re-significação do ensino-aprendizagem do handebol. Em consonância com as disposições e perspectivas que possam nortear a prática diária dos professores, observamos que esta se mostrou enfadonha e deficiente em relação à definição de conteúdos que se apresentassem respaldados por alguma proposta metodológica, e ainda, a ausência de um planejamento e conseqüente obscuridade quanto aos objetivos contidos em cada aula. Tal análise possibilitou-nos refletir sobre as propostas teóricas existentes e a prática que ora se observa e apontar para um certo distanciamento entre tais proposições, causado talvez, pelo desconhecimento de alternativas que possibilitem sua efetivaçãoAbstract: This study analyzes the practice used by the teachers of Physical Education that teach it in the first year of the medium teaching (high school) in the public schools of Catalão Goiás' town, having as referential some authors that treat of the teaching of the sport in the school. It is looked for in the peculiarities contained in the educational proposals subsidies guided for the teaching of handball as an auxiliary middle for the forrnation, privileging besides the learning of the specific content of that sport, the incentive to the pleasure and the taste for its practice. We present as hypothesis of work the absence of the functional and theoretical structures that involve the pedagogic practice of teachers, what contributes to a certain distance between what it is proposed theoretically by the academic community of the Physical Education with what they teach in the schools. It is expected to identify the theoretical presupposed that sustain or should sustain the pedagogic practice those teachers, establishing possible relationships between those proposals and the observed classes. Based theoretically through the bibliographical research and empirically through work of field, we found sustentations that corroborated for a reading that is considered necessary in the process ofre-significance ofthe teaching-learning ofthe handball. In consonance with the dispositions and perspectives that can orientate the daily practice of the teachers, we observed that this was shown boring and deficient in relation to the definition of contents that presented themselves supported on some methodological proposal, and still, the absence of a planning and consequent obscurity in relation to the objectives contained in each class. Such analysis enabled us to reflect about the existent theoretical proposals and the practice that some times is observed and indicate for a certain distance arnong such propositions, perhaps caused by the ignorance of altematives that enable its executionMestradoPedagogia do MovimentoMestre em Educação Física[s.n.]Reis, Heloisa Helena Baldy dos, 1965-Hermidia, Jorge FernandoPereira, Laercio EliasUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Heliany Pereira dos20022002-05-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf117 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593170SANTOS, Heliany Pereira dos. O ensino do handebol na 1ª serie do ensino medio em escolas publicas de Catalão, Goias. 2002. 117 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593170. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/270914porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:41:51Zoai::270914Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:41:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino do handebol na 1ª serie do ensino medio em escolas publicas de Catalão, Goias
title O ensino do handebol na 1ª serie do ensino medio em escolas publicas de Catalão, Goias
spellingShingle O ensino do handebol na 1ª serie do ensino medio em escolas publicas de Catalão, Goias
Santos, Heliany Pereira dos
Handebol
Esportes escolares
Ensino - Aprendizagem
Ensino de segundo grau
title_short O ensino do handebol na 1ª serie do ensino medio em escolas publicas de Catalão, Goias
title_full O ensino do handebol na 1ª serie do ensino medio em escolas publicas de Catalão, Goias
title_fullStr O ensino do handebol na 1ª serie do ensino medio em escolas publicas de Catalão, Goias
title_full_unstemmed O ensino do handebol na 1ª serie do ensino medio em escolas publicas de Catalão, Goias
title_sort O ensino do handebol na 1ª serie do ensino medio em escolas publicas de Catalão, Goias
author Santos, Heliany Pereira dos
author_facet Santos, Heliany Pereira dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Heloisa Helena Baldy dos, 1965-
Hermidia, Jorge Fernando
Pereira, Laercio Elias
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Heliany Pereira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Handebol
Esportes escolares
Ensino - Aprendizagem
Ensino de segundo grau
topic Handebol
Esportes escolares
Ensino - Aprendizagem
Ensino de segundo grau
description Orientador : Heloisa Helena Baldy dos Reis
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002-05-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593170
SANTOS, Heliany Pereira dos. O ensino do handebol na 1ª serie do ensino medio em escolas publicas de Catalão, Goias. 2002. 117 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593170. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SANTOS, Heliany Pereira dos. O ensino do handebol na 1ª serie do ensino medio em escolas publicas de Catalão, Goias. 2002. 117 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593170. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/270914
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
117 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138372649746432