Atribuições de causalidade, crenças gerais e orientações motivacionais de crianças brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587387 |
Resumo: | Orientador: Evely Boruchovitch |
id |
UNICAMP-30_66f8d0e26ecb8c2218c0feb31b8aa11c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::175478 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Atribuições de causalidade, crenças gerais e orientações motivacionais de crianças brasileirasMotivação (Psicologia)Rendimento escolarFracasso escolarOrientador: Evely BoruchovitchDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Pesquisas têm considerado as dificuldades de aprendizagem, como decorrentes das características físicas, psíquicas e sócio - econômicas do aprendiz. Todavia, poucos estudos tem sido realizados, no sentido de se compreender os problemas de aprendizagem do ponto de vista daqueles que mais os vivenciam: os alunos. Assim sendo, o objetivo deste projeto é investigar as atribuições de causalidade para sucesso e fracasso escolar, as crenças gerais e as orientações motivacionais de alunos de 3as e sas séries do ensino fundamental. Para coleta de dados utilizou-se uma entrevista estruturada composta de questões abertas sobre atribuições de causalidade, crenças gerais e/orientações motivacionais. As atribuições mais freqüentes para sucesso e fracasso escolar, respectivamente, foram Prestar/Não Prestar Atenção e Esforço/Falta de Esforço. A orientação motivacional intrínseca esteve mais presente do que a extrínseca. Os dados parecem indicar uma tendência dos alunos responsabilizarem-se pelas suas experiências escolares ao atribuírem o sucesso e fracasso à causas predominantemente internas. Somados aos resultados de motivação intrínseca, estes dados possuem importantes implicações educacionais, pois a maioria dos alunos parece acreditar que pode melhorar seu desempenho através de seus próprios recursos e revelam estar motivados pelo próprio prazer em aprenderAbstract: Research has been considering learning difficulties, as related to physical, psychological and social characteristics of the students. Nevertheless, the literature oriented towards understanding how students interpret their academic experience is scarce. The objective of this project is to investigate causal attributions for school success and failure, general beliefs and motivation orientation of third and fifth students of elementary school. An structured interview consisted of opened-questions for causal attributions, general beliefs and motivation orientations was used to collect the data. The most frequent attributions for success and failure were respectively, Pay/Not pay Attention and Effort/Lack of Effort. lntrinsic motivation was more present than the extrinsic. Data is discussed in terms of the importance of understanding students' tendency to assume the responsibility for their academic experiences. Added to the results of intrinsic motivation, this data appears to have important educational implications, given that, students can realize they can do things to improve their performance motivated by their own pleasure of learningMestradoMestre em Educação[s.n.]Boruchovitch, Evely, 1961-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMartini, Mirella Lopez19991999-09-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf219 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587387MARTINI, Mirella Lopez. Atribuições de causalidade, crenças gerais e orientações motivacionais de crianças brasileiras. 1999. 219 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587387. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175478porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T16:57:26Zoai::175478Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T16:57:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atribuições de causalidade, crenças gerais e orientações motivacionais de crianças brasileiras |
title |
Atribuições de causalidade, crenças gerais e orientações motivacionais de crianças brasileiras |
spellingShingle |
Atribuições de causalidade, crenças gerais e orientações motivacionais de crianças brasileiras Martini, Mirella Lopez Motivação (Psicologia) Rendimento escolar Fracasso escolar |
title_short |
Atribuições de causalidade, crenças gerais e orientações motivacionais de crianças brasileiras |
title_full |
Atribuições de causalidade, crenças gerais e orientações motivacionais de crianças brasileiras |
title_fullStr |
Atribuições de causalidade, crenças gerais e orientações motivacionais de crianças brasileiras |
title_full_unstemmed |
Atribuições de causalidade, crenças gerais e orientações motivacionais de crianças brasileiras |
title_sort |
Atribuições de causalidade, crenças gerais e orientações motivacionais de crianças brasileiras |
author |
Martini, Mirella Lopez |
author_facet |
Martini, Mirella Lopez |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Boruchovitch, Evely, 1961- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martini, Mirella Lopez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação (Psicologia) Rendimento escolar Fracasso escolar |
topic |
Motivação (Psicologia) Rendimento escolar Fracasso escolar |
description |
Orientador: Evely Boruchovitch |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999 1999-09-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587387 MARTINI, Mirella Lopez. Atribuições de causalidade, crenças gerais e orientações motivacionais de crianças brasileiras. 1999. 219 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587387. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) MARTINI, Mirella Lopez. Atribuições de causalidade, crenças gerais e orientações motivacionais de crianças brasileiras. 1999. 219 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587387. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587387 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175478 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 219 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188823096098816 |