Atribuições de causalidade, crenças gerais e orientações motivacionais de crianças brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martini, Mirella Lopez
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587387
Resumo: Orientador: Evely Boruchovitch
id UNICAMP-30_66f8d0e26ecb8c2218c0feb31b8aa11c
oai_identifier_str oai::175478
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Atribuições de causalidade, crenças gerais e orientações motivacionais de crianças brasileirasMotivação (Psicologia)Rendimento escolarFracasso escolarOrientador: Evely BoruchovitchDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Pesquisas têm considerado as dificuldades de aprendizagem, como decorrentes das características físicas, psíquicas e sócio - econômicas do aprendiz. Todavia, poucos estudos tem sido realizados, no sentido de se compreender os problemas de aprendizagem do ponto de vista daqueles que mais os vivenciam: os alunos. Assim sendo, o objetivo deste projeto é investigar as atribuições de causalidade para sucesso e fracasso escolar, as crenças gerais e as orientações motivacionais de alunos de 3as e sas séries do ensino fundamental. Para coleta de dados utilizou-se uma entrevista estruturada composta de questões abertas sobre atribuições de causalidade, crenças gerais e/orientações motivacionais. As atribuições mais freqüentes para sucesso e fracasso escolar, respectivamente, foram Prestar/Não Prestar Atenção e Esforço/Falta de Esforço. A orientação motivacional intrínseca esteve mais presente do que a extrínseca. Os dados parecem indicar uma tendência dos alunos responsabilizarem-se pelas suas experiências escolares ao atribuírem o sucesso e fracasso à causas predominantemente internas. Somados aos resultados de motivação intrínseca, estes dados possuem importantes implicações educacionais, pois a maioria dos alunos parece acreditar que pode melhorar seu desempenho através de seus próprios recursos e revelam estar motivados pelo próprio prazer em aprenderAbstract: Research has been considering learning difficulties, as related to physical, psychological and social characteristics of the students. Nevertheless, the literature oriented towards understanding how students interpret their academic experience is scarce. The objective of this project is to investigate causal attributions for school success and failure, general beliefs and motivation orientation of third and fifth students of elementary school. An structured interview consisted of opened-questions for causal attributions, general beliefs and motivation orientations was used to collect the data. The most frequent attributions for success and failure were respectively, Pay/Not pay Attention and Effort/Lack of Effort. lntrinsic motivation was more present than the extrinsic. Data is discussed in terms of the importance of understanding students' tendency to assume the responsibility for their academic experiences. Added to the results of intrinsic motivation, this data appears to have important educational implications, given that, students can realize they can do things to improve their performance motivated by their own pleasure of learningMestradoMestre em Educação[s.n.]Boruchovitch, Evely, 1961-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMartini, Mirella Lopez19991999-09-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf219 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587387MARTINI, Mirella Lopez. Atribuições de causalidade, crenças gerais e orientações motivacionais de crianças brasileiras. 1999. 219 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587387. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175478porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T16:57:26Zoai::175478Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T16:57:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atribuições de causalidade, crenças gerais e orientações motivacionais de crianças brasileiras
title Atribuições de causalidade, crenças gerais e orientações motivacionais de crianças brasileiras
spellingShingle Atribuições de causalidade, crenças gerais e orientações motivacionais de crianças brasileiras
Martini, Mirella Lopez
Motivação (Psicologia)
Rendimento escolar
Fracasso escolar
title_short Atribuições de causalidade, crenças gerais e orientações motivacionais de crianças brasileiras
title_full Atribuições de causalidade, crenças gerais e orientações motivacionais de crianças brasileiras
title_fullStr Atribuições de causalidade, crenças gerais e orientações motivacionais de crianças brasileiras
title_full_unstemmed Atribuições de causalidade, crenças gerais e orientações motivacionais de crianças brasileiras
title_sort Atribuições de causalidade, crenças gerais e orientações motivacionais de crianças brasileiras
author Martini, Mirella Lopez
author_facet Martini, Mirella Lopez
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Boruchovitch, Evely, 1961-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Martini, Mirella Lopez
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação (Psicologia)
Rendimento escolar
Fracasso escolar
topic Motivação (Psicologia)
Rendimento escolar
Fracasso escolar
description Orientador: Evely Boruchovitch
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
1999-09-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587387
MARTINI, Mirella Lopez. Atribuições de causalidade, crenças gerais e orientações motivacionais de crianças brasileiras. 1999. 219 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587387. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
MARTINI, Mirella Lopez. Atribuições de causalidade, crenças gerais e orientações motivacionais de crianças brasileiras. 1999. 219 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587387. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175478
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
219 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188823096098816