Orientações motivacionais de alunos do curso de biblioteconomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alcará,Adriana Rosecler
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Guimarães,Sueli Édi Rufini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000200004
Resumo: A motivação é um importante problema de investigação, pois tem implicações diretas na qualidade do envolvimento do aluno com a aprendizagem. Nesta pesquisa, analisaram-se as orientações motivacionais de alunos do curso de Biblioteconomia, de uma universidade pública do norte do Paraná, a partir da identificação do tipo de motivação, das estratégias de aprendizagem utilizadas, da percepção de desempenho acadêmico e da Perspectiva de Tempo Futuro. Participaram do estudo 143 alunos das quatro séries do curso. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de um questionário de autorrelato, contendo 80 questões do tipo escala likert, elaboradas e analisadas de acordo com a Teoria da Autodeterminação e a Perspectiva de Tempo Futuro. Os resultados indicaram uma tendência para os tipos mais autônomos de motivação, o estabelecimento de metas a serem alcançadas no futuro e a percepção das atividades acadêmicas do presente como instrumentais para o alcance dessas metas futuras.
id ABRAPEE-1_33398d94f4a081ba1d809a9b54fe22e4
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572010000200004
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Orientações motivacionais de alunos do curso de biblioteconomiaMotivaçãoaprendizagemrendimento escolarA motivação é um importante problema de investigação, pois tem implicações diretas na qualidade do envolvimento do aluno com a aprendizagem. Nesta pesquisa, analisaram-se as orientações motivacionais de alunos do curso de Biblioteconomia, de uma universidade pública do norte do Paraná, a partir da identificação do tipo de motivação, das estratégias de aprendizagem utilizadas, da percepção de desempenho acadêmico e da Perspectiva de Tempo Futuro. Participaram do estudo 143 alunos das quatro séries do curso. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de um questionário de autorrelato, contendo 80 questões do tipo escala likert, elaboradas e analisadas de acordo com a Teoria da Autodeterminação e a Perspectiva de Tempo Futuro. Os resultados indicaram uma tendência para os tipos mais autônomos de motivação, o estabelecimento de metas a serem alcançadas no futuro e a percepção das atividades acadêmicas do presente como instrumentais para o alcance dessas metas futuras.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000200004Psicologia Escolar e Educacional v.14 n.2 2010reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572010000200004info:eu-repo/semantics/openAccessAlcará,Adriana RoseclerGuimarães,Sueli Édi Rufinipor2011-02-07T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572010000200004Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2011-02-07T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Orientações motivacionais de alunos do curso de biblioteconomia
title Orientações motivacionais de alunos do curso de biblioteconomia
spellingShingle Orientações motivacionais de alunos do curso de biblioteconomia
Alcará,Adriana Rosecler
Motivação
aprendizagem
rendimento escolar
title_short Orientações motivacionais de alunos do curso de biblioteconomia
title_full Orientações motivacionais de alunos do curso de biblioteconomia
title_fullStr Orientações motivacionais de alunos do curso de biblioteconomia
title_full_unstemmed Orientações motivacionais de alunos do curso de biblioteconomia
title_sort Orientações motivacionais de alunos do curso de biblioteconomia
author Alcará,Adriana Rosecler
author_facet Alcará,Adriana Rosecler
Guimarães,Sueli Édi Rufini
author_role author
author2 Guimarães,Sueli Édi Rufini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alcará,Adriana Rosecler
Guimarães,Sueli Édi Rufini
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
aprendizagem
rendimento escolar
topic Motivação
aprendizagem
rendimento escolar
description A motivação é um importante problema de investigação, pois tem implicações diretas na qualidade do envolvimento do aluno com a aprendizagem. Nesta pesquisa, analisaram-se as orientações motivacionais de alunos do curso de Biblioteconomia, de uma universidade pública do norte do Paraná, a partir da identificação do tipo de motivação, das estratégias de aprendizagem utilizadas, da percepção de desempenho acadêmico e da Perspectiva de Tempo Futuro. Participaram do estudo 143 alunos das quatro séries do curso. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de um questionário de autorrelato, contendo 80 questões do tipo escala likert, elaboradas e analisadas de acordo com a Teoria da Autodeterminação e a Perspectiva de Tempo Futuro. Os resultados indicaram uma tendência para os tipos mais autônomos de motivação, o estabelecimento de metas a serem alcançadas no futuro e a percepção das atividades acadêmicas do presente como instrumentais para o alcance dessas metas futuras.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000200004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572010000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.14 n.2 2010
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212605318135808