A universidade vivida : a experiencia universitaria e sua contribuição ao desenvolvimento pessoal a partir da percepção do aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pachane, Graziela Giusti
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585865
Resumo: Orientador: Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira
id UNICAMP-30_68730521fa2a3c727e644fd1edcdcc1d
oai_identifier_str oai::128789
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A universidade vivida : a experiencia universitaria e sua contribuição ao desenvolvimento pessoal a partir da percepção do alunoUniversidade Estadual de Campinas. Unicamp Ano 40Estudantes universitáriosEnsino superiorUniversidades e faculdadesOrientador: Elisabete Monteiro de Aguiar PereiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo busca compreender a percepção do aluno a respeito da contribuição da experiência universitária a seu desenvolvimento pessoal. Configurando-se como um estudo descritivo-exploratório, foi desenvolvido a partir de dados coletados junto a alunos da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp e analisados segundo os pressupostos da Análise de Conteúdo. Os dados obtidos nos permitiram depreender a importância de se estudar a vivência universitária a partir das continuidades e rupturas por ela proporcionadas ao estudante, categorias estas que se configuram como a principal contribuição da universidade ao desenvolvimento pessoal do aluno. Observamos que as rupturas ocasionadas pela vivência universitária são múltiplas, atingindo simultaneamente os níveis pessoal, social, educacional e moral. Por outro lado, o desejo de crescimento pessoal é o único item que se apresenta como continuidade em relação às expectativas iniciais dos alunos. Essa influência no desenvolvimento pessoal dos alunos resgata a importância da função formadora da universidade, assim como a necessidade de que as tensões aí vividas sejam mais equilibradas.A análise dos dados revelou ainda, a importância da realização de atividades de pesquisa e da participação mais ativa do aluno no contexto universitário, bem como a importância dos relacionamentos pessoais travados neste contexto. ( aluno-aluno e professor-aluno)Abstract: This study aims to understand the student' s perception of the contribution of the university experience to his/her personal development. Elaborated as a descriptive- exploratory study, this research was carried out based on the results of data collected among students of the University of Campinas - UNICAMP, and subsequently analyzed according to the principIes of Content Analysis. The data obtained allowed us to deduce the importance of studying university life based on the continuities and ruptures that take place during the student' s life at the university, categories that can be considered as the main contribution of the university experience to the student's personal development. lt was observed that ruptures caused by university experience are multiple, affecting moral, educational, social and personallevels simultaneously. On the other hand, the aspiration for personal development is the only item that presents itself as a continuity related to student' s initial expectations. This influence on the student' s personal development brings to light the importance of the educational role of the university, along with the necessity of better equilibrating the tensions undergone during university life. The analysis also revealed the importance for the student to realize research activities and to have a more active participation in the university life, as well as the importance that personal relationships (student-student and faculty-student) hold in this contextMestradoEducaçãoMestre em Educação[s.n.]Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar, 1949-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPachane, Graziela Giusti19981998-06-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf[196]f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585865PACHANE, Graziela Giusti. A universidade vivida: a experiencia universitaria e sua contribuição ao desenvolvimento pessoal a partir da percepção do aluno. 1998. [196]f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585865. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/128789porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-18T18:18:21Zoai::128789Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-04-18T18:18:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A universidade vivida : a experiencia universitaria e sua contribuição ao desenvolvimento pessoal a partir da percepção do aluno
title A universidade vivida : a experiencia universitaria e sua contribuição ao desenvolvimento pessoal a partir da percepção do aluno
spellingShingle A universidade vivida : a experiencia universitaria e sua contribuição ao desenvolvimento pessoal a partir da percepção do aluno
Pachane, Graziela Giusti
Universidade Estadual de Campinas. Unicamp Ano 40
Estudantes universitários
Ensino superior
Universidades e faculdades
title_short A universidade vivida : a experiencia universitaria e sua contribuição ao desenvolvimento pessoal a partir da percepção do aluno
title_full A universidade vivida : a experiencia universitaria e sua contribuição ao desenvolvimento pessoal a partir da percepção do aluno
title_fullStr A universidade vivida : a experiencia universitaria e sua contribuição ao desenvolvimento pessoal a partir da percepção do aluno
title_full_unstemmed A universidade vivida : a experiencia universitaria e sua contribuição ao desenvolvimento pessoal a partir da percepção do aluno
title_sort A universidade vivida : a experiencia universitaria e sua contribuição ao desenvolvimento pessoal a partir da percepção do aluno
author Pachane, Graziela Giusti
author_facet Pachane, Graziela Giusti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar, 1949-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pachane, Graziela Giusti
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas. Unicamp Ano 40
Estudantes universitários
Ensino superior
Universidades e faculdades
topic Universidade Estadual de Campinas. Unicamp Ano 40
Estudantes universitários
Ensino superior
Universidades e faculdades
description Orientador: Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998-06-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585865
PACHANE, Graziela Giusti. A universidade vivida: a experiencia universitaria e sua contribuição ao desenvolvimento pessoal a partir da percepção do aluno. 1998. [196]f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585865. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585865
identifier_str_mv PACHANE, Graziela Giusti. A universidade vivida: a experiencia universitaria e sua contribuição ao desenvolvimento pessoal a partir da percepção do aluno. 1998. [196]f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585865. Acesso em: 14 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/128789
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
[196]f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138332135915520