Educação musical na Colômbia : movimentos políticos e pedagogias predominantes (1819-1974)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duran Peña, Zuley Jhojana, 1980-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638792
Resumo: Orientador: Silvio Ancizar Sanchez Gamboa
id UNICAMP-30_6941a5103342c876b31436c988f8a5c9
oai_identifier_str oai::1128744
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Educação musical na Colômbia : movimentos políticos e pedagogias predominantes (1819-1974)Musical education in Colombia : political movements and predominant pedagogies (1819-1974)Teorias pedagógicasEducação musicalEscolas públicas - ColômbiaEducação - HistóriaMusical educationPedagogical trendsColombian public schoolHistory of educationOrientador: Silvio Ancizar Sanchez GamboaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente pesquisa realizou um estudo de caráter histórico sobre o ensino de música na escola pública colombiana, desde a independência (1819) até o último quarto do século XX. Para isso, recorreu a fontes primárias como documentos, partituras, jornais e material didático da época, com o intuito de construir um discurso sobre o papel desse ensino nas escolas, bem como as influências e transformações sofridas ao longo do tempo. A análise dessas fontes, inspiradas pelos pressupostos do materialismo histórico e dialético, permitiu visualizar um contexto mais amplo que o próprio cotidiano musical escolar culminando na percepção de que o conhecimento musical europeizado, consolidado pela fundação da Academia Nacional de Música e suas práticas pragmáticas e tecnicistas do século XIX, foi símbolo de uma elite dominante que buscava legitimar a hierarquia social e política, produzindo uma fronteira marcada pelo conhecimento musical disponibilizado na escola pública, que foi elaborado como ferramenta de doutrinação e influência moral. A observação desse processo histórico de divisão do conhecimento musical e da constituição de uma escola pública pragmática orientada "pelas necessidades" das massas sociais nos permitiu concluir a respeito da necessidade de se discutir não somente a inclusão do ensino de música nas escolas, mas também concatená-lo com uma nova ideia de escola e formação socialAbstract: This research conducted a historical study about music education in the colombian public school, from independence (1819) until the last quarter of the twentieth century. For this, it resorted to primary sources, such as documents, scores, newspapers and didatic materials of the time, in order to build a discourse on the role of this teaching in schools, as well as the influences and transformations undergone over time. The analysis of these sources, inspired by the presuppotions of historical and dialectical materialism, allowed us to visualize a wider context than the school musical daily life, culminating in the perception that the Europeanized musical knowledge, consolidated by the foundation of the National Academy of Music and its pragmatic practices and technicists the nineteenth century, was a symbol of a ruling elite that sought to legitimize the social and political hierarchy, producing a boundary marked with the available musical knowledge in the public school, which was designed as indoctrination tool and moral influence. Observing this historical process of the division of musical knowledge and the constitution of a pragmatic public school oriented "by the needs" of the social masses allowed us to conclude about the need to discuss not only the inclusion of music teaching in schools, but also to connect them with a new idea of school and social instructionDoutoradoEducaçãoDoutora em EducaçãoCAPES8888-14-0[s.n.]Sanchez Gamboa, Silvio Ancisar, 1949-Nunes, Cesar AparecidoMendes, Adriana do Nascimento AraujoLamar, Adolfo RamosPitre Vásquez, Edwin RicardoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDuran Peña, Zuley Jhojana, 1980-20192019-09-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (194 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638792DURAN PEÑA, Zuley Jhojana. Educação musical na Colômbia: movimentos políticos e pedagogias predominantes (1819-1974). 2019. 1 recurso online (194 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638792. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128744Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-14T11:55:58Zoai::1128744Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-07-14T11:55:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação musical na Colômbia : movimentos políticos e pedagogias predominantes (1819-1974)
Musical education in Colombia : political movements and predominant pedagogies (1819-1974)
title Educação musical na Colômbia : movimentos políticos e pedagogias predominantes (1819-1974)
spellingShingle Educação musical na Colômbia : movimentos políticos e pedagogias predominantes (1819-1974)
Duran Peña, Zuley Jhojana, 1980-
Teorias pedagógicas
Educação musical
Escolas públicas - Colômbia
Educação - História
Musical education
Pedagogical trends
Colombian public school
History of education
title_short Educação musical na Colômbia : movimentos políticos e pedagogias predominantes (1819-1974)
title_full Educação musical na Colômbia : movimentos políticos e pedagogias predominantes (1819-1974)
title_fullStr Educação musical na Colômbia : movimentos políticos e pedagogias predominantes (1819-1974)
title_full_unstemmed Educação musical na Colômbia : movimentos políticos e pedagogias predominantes (1819-1974)
title_sort Educação musical na Colômbia : movimentos políticos e pedagogias predominantes (1819-1974)
author Duran Peña, Zuley Jhojana, 1980-
author_facet Duran Peña, Zuley Jhojana, 1980-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanchez Gamboa, Silvio Ancisar, 1949-
Nunes, Cesar Aparecido
Mendes, Adriana do Nascimento Araujo
Lamar, Adolfo Ramos
Pitre Vásquez, Edwin Ricardo
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Duran Peña, Zuley Jhojana, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Teorias pedagógicas
Educação musical
Escolas públicas - Colômbia
Educação - História
Musical education
Pedagogical trends
Colombian public school
History of education
topic Teorias pedagógicas
Educação musical
Escolas públicas - Colômbia
Educação - História
Musical education
Pedagogical trends
Colombian public school
History of education
description Orientador: Silvio Ancizar Sanchez Gamboa
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-09-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638792
DURAN PEÑA, Zuley Jhojana. Educação musical na Colômbia: movimentos políticos e pedagogias predominantes (1819-1974). 2019. 1 recurso online (194 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638792. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638792
identifier_str_mv DURAN PEÑA, Zuley Jhojana. Educação musical na Colômbia: movimentos políticos e pedagogias predominantes (1819-1974). 2019. 1 recurso online (194 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638792. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128744
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (194 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189159380713472