Educação musical na Colômbia : movimentos políticos e pedagogias predominantes (1819-1974)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638792 |
Resumo: | Orientador: Silvio Ancizar Sanchez Gamboa |
id |
UNICAMP-30_6941a5103342c876b31436c988f8a5c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1128744 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação musical na Colômbia : movimentos políticos e pedagogias predominantes (1819-1974)Musical education in Colombia : political movements and predominant pedagogies (1819-1974)Teorias pedagógicasEducação musicalEscolas públicas - ColômbiaEducação - HistóriaMusical educationPedagogical trendsColombian public schoolHistory of educationOrientador: Silvio Ancizar Sanchez GamboaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente pesquisa realizou um estudo de caráter histórico sobre o ensino de música na escola pública colombiana, desde a independência (1819) até o último quarto do século XX. Para isso, recorreu a fontes primárias como documentos, partituras, jornais e material didático da época, com o intuito de construir um discurso sobre o papel desse ensino nas escolas, bem como as influências e transformações sofridas ao longo do tempo. A análise dessas fontes, inspiradas pelos pressupostos do materialismo histórico e dialético, permitiu visualizar um contexto mais amplo que o próprio cotidiano musical escolar culminando na percepção de que o conhecimento musical europeizado, consolidado pela fundação da Academia Nacional de Música e suas práticas pragmáticas e tecnicistas do século XIX, foi símbolo de uma elite dominante que buscava legitimar a hierarquia social e política, produzindo uma fronteira marcada pelo conhecimento musical disponibilizado na escola pública, que foi elaborado como ferramenta de doutrinação e influência moral. A observação desse processo histórico de divisão do conhecimento musical e da constituição de uma escola pública pragmática orientada "pelas necessidades" das massas sociais nos permitiu concluir a respeito da necessidade de se discutir não somente a inclusão do ensino de música nas escolas, mas também concatená-lo com uma nova ideia de escola e formação socialAbstract: This research conducted a historical study about music education in the colombian public school, from independence (1819) until the last quarter of the twentieth century. For this, it resorted to primary sources, such as documents, scores, newspapers and didatic materials of the time, in order to build a discourse on the role of this teaching in schools, as well as the influences and transformations undergone over time. The analysis of these sources, inspired by the presuppotions of historical and dialectical materialism, allowed us to visualize a wider context than the school musical daily life, culminating in the perception that the Europeanized musical knowledge, consolidated by the foundation of the National Academy of Music and its pragmatic practices and technicists the nineteenth century, was a symbol of a ruling elite that sought to legitimize the social and political hierarchy, producing a boundary marked with the available musical knowledge in the public school, which was designed as indoctrination tool and moral influence. Observing this historical process of the division of musical knowledge and the constitution of a pragmatic public school oriented "by the needs" of the social masses allowed us to conclude about the need to discuss not only the inclusion of music teaching in schools, but also to connect them with a new idea of school and social instructionDoutoradoEducaçãoDoutora em EducaçãoCAPES8888-14-0[s.n.]Sanchez Gamboa, Silvio Ancisar, 1949-Nunes, Cesar AparecidoMendes, Adriana do Nascimento AraujoLamar, Adolfo RamosPitre Vásquez, Edwin RicardoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDuran Peña, Zuley Jhojana, 1980-20192019-09-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (194 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638792DURAN PEÑA, Zuley Jhojana. Educação musical na Colômbia: movimentos políticos e pedagogias predominantes (1819-1974). 2019. 1 recurso online (194 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638792. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128744Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-14T11:55:58Zoai::1128744Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-07-14T11:55:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação musical na Colômbia : movimentos políticos e pedagogias predominantes (1819-1974) Musical education in Colombia : political movements and predominant pedagogies (1819-1974) |
title |
Educação musical na Colômbia : movimentos políticos e pedagogias predominantes (1819-1974) |
spellingShingle |
Educação musical na Colômbia : movimentos políticos e pedagogias predominantes (1819-1974) Duran Peña, Zuley Jhojana, 1980- Teorias pedagógicas Educação musical Escolas públicas - Colômbia Educação - História Musical education Pedagogical trends Colombian public school History of education |
title_short |
Educação musical na Colômbia : movimentos políticos e pedagogias predominantes (1819-1974) |
title_full |
Educação musical na Colômbia : movimentos políticos e pedagogias predominantes (1819-1974) |
title_fullStr |
Educação musical na Colômbia : movimentos políticos e pedagogias predominantes (1819-1974) |
title_full_unstemmed |
Educação musical na Colômbia : movimentos políticos e pedagogias predominantes (1819-1974) |
title_sort |
Educação musical na Colômbia : movimentos políticos e pedagogias predominantes (1819-1974) |
author |
Duran Peña, Zuley Jhojana, 1980- |
author_facet |
Duran Peña, Zuley Jhojana, 1980- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sanchez Gamboa, Silvio Ancisar, 1949- Nunes, Cesar Aparecido Mendes, Adriana do Nascimento Araujo Lamar, Adolfo Ramos Pitre Vásquez, Edwin Ricardo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duran Peña, Zuley Jhojana, 1980- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teorias pedagógicas Educação musical Escolas públicas - Colômbia Educação - História Musical education Pedagogical trends Colombian public school History of education |
topic |
Teorias pedagógicas Educação musical Escolas públicas - Colômbia Educação - História Musical education Pedagogical trends Colombian public school History of education |
description |
Orientador: Silvio Ancizar Sanchez Gamboa |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-09-13T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638792 DURAN PEÑA, Zuley Jhojana. Educação musical na Colômbia: movimentos políticos e pedagogias predominantes (1819-1974). 2019. 1 recurso online (194 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638792. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638792 |
identifier_str_mv |
DURAN PEÑA, Zuley Jhojana. Educação musical na Colômbia: movimentos políticos e pedagogias predominantes (1819-1974). 2019. 1 recurso online (194 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638792. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128744 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (194 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189159380713472 |