O papel da robótica no desenvolvimento de aprendizagens básicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/8007 |
Resumo: | Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_b7480ace0959288c6e1e4a6bfd5ffcde |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8007 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel da robótica no desenvolvimento de aprendizagens básicasRobóticaRobôsAprendizagemRoboticsRobotsLearningRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório tem como objetivo relatar de forma reflexiva, crítica e fundamentada a Prática Profissional Supervisionada (PPS) realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, com ênfase no contexto de Jardim de Infância (JI), abordando as intenções definidas para a ação pedagógica. O estudo de intervenção realizado tem como objetivo verificar o impacto da utilização de robôs no desenvolvimento de competências básicas, numa sala de pré-escolar. Avaliaram-se os efeitos da intervenção tendo em conta a capacidade das crianças de (i) identificar números e letras; (ii) demonstrar competências grafo percetivas; (iii) nomear figuras e cores e (iv) realizar somas. Neste estudo participaram dezoito crianças a frequentar um jardim de infância da rede pública, que foram divididas em dois grupos segundo a sua preferência para participar ou não no projeto de robótica, em grupo de intervenção e grupo de controlo. Cada um dos grupos era comporto por um igual número de crianças, sendo que as crianças do grupo de intervenção participaram num projeto desenvolvido tendo em conta a Metodologia de Trabalho por Projeto (MTP). Os resultados obtidos revelam uma progressão significativa entre o pré-teste e o pós-teste em todas as crianças. Isto deve-se ao facto de apesar de apenas ter existido intervenção com um grupo, as crianças conversarem entre si e explicarem aos colegas o que aprenderam, transmitindo os seus conhecimentos ao restante grupo. No entanto, ao comparar as médias dos dois grupos é possível verificar que as crianças que realizaram o projeto apresentam médias superiores na variável somas.ABSTRACT This report’s purpose is to describe in a reflective, critic and reasoned way the Supervised Professional Practice done in the Preschool Education Master’s Degree, with emphasis in the context of Kindergarten, in which the intentions defined for the pedagogical action are showed. The goal of the intervention study that was done was to verify the impact of using robots in the development of basic skills, in a kindergarten’s class. The effects of the intervention were evaluated considering the children’s ability to (i) identify numbers and letters; (ii) demonstrate graph perceptive skills; (iii) name figures and colours; and (iv) perform sums. Is this study participated eighteen children attending a kindergarten of the public network, which were divided into two groups according to their preference to participate or not in the robotics project, the intervention group and the control group. Both groups were formed by and equal number of children, the difference being that the intervention group’s children participated in a project developed considering the Work by Project Methodology. The achieved results reveal a significant progression between the pre-test and the post-test in all the children. That is because even though the intervention only existed with one group, the children talk with each other and they explained to one another what they learned, transmitting their knowledge to the rest of the group. However, comparing the means of the two groups it’s possible to verify that the children that were involved in the project show superior means in the sums variable.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de EducaçãoRosa, JoãoRCIPLCavaco, Ana Júlia de Gouveia Jorge2018-02-01T10:18:42Z2017-04-072017-04-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8007TID:201823713porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:54:51Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:51.073753Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da robótica no desenvolvimento de aprendizagens básicas |
title |
O papel da robótica no desenvolvimento de aprendizagens básicas |
spellingShingle |
O papel da robótica no desenvolvimento de aprendizagens básicas Cavaco, Ana Júlia de Gouveia Jorge Robótica Robôs Aprendizagem Robotics Robots Learning |
title_short |
O papel da robótica no desenvolvimento de aprendizagens básicas |
title_full |
O papel da robótica no desenvolvimento de aprendizagens básicas |
title_fullStr |
O papel da robótica no desenvolvimento de aprendizagens básicas |
title_full_unstemmed |
O papel da robótica no desenvolvimento de aprendizagens básicas |
title_sort |
O papel da robótica no desenvolvimento de aprendizagens básicas |
author |
Cavaco, Ana Júlia de Gouveia Jorge |
author_facet |
Cavaco, Ana Júlia de Gouveia Jorge |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosa, João RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavaco, Ana Júlia de Gouveia Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Robótica Robôs Aprendizagem Robotics Robots Learning |
topic |
Robótica Robôs Aprendizagem Robotics Robots Learning |
description |
Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-07 2017-04-07T00:00:00Z 2018-02-01T10:18:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/8007 TID:201823713 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/8007 |
identifier_str_mv |
TID:201823713 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133429531410432 |