O papel da robótica no desenvolvimento de aprendizagens básicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavaco, Ana Júlia de Gouveia Jorge
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8007
Resumo: Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_b7480ace0959288c6e1e4a6bfd5ffcde
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8007
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da robótica no desenvolvimento de aprendizagens básicasRobóticaRobôsAprendizagemRoboticsRobotsLearningRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório tem como objetivo relatar de forma reflexiva, crítica e fundamentada a Prática Profissional Supervisionada (PPS) realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, com ênfase no contexto de Jardim de Infância (JI), abordando as intenções definidas para a ação pedagógica. O estudo de intervenção realizado tem como objetivo verificar o impacto da utilização de robôs no desenvolvimento de competências básicas, numa sala de pré-escolar. Avaliaram-se os efeitos da intervenção tendo em conta a capacidade das crianças de (i) identificar números e letras; (ii) demonstrar competências grafo percetivas; (iii) nomear figuras e cores e (iv) realizar somas. Neste estudo participaram dezoito crianças a frequentar um jardim de infância da rede pública, que foram divididas em dois grupos segundo a sua preferência para participar ou não no projeto de robótica, em grupo de intervenção e grupo de controlo. Cada um dos grupos era comporto por um igual número de crianças, sendo que as crianças do grupo de intervenção participaram num projeto desenvolvido tendo em conta a Metodologia de Trabalho por Projeto (MTP). Os resultados obtidos revelam uma progressão significativa entre o pré-teste e o pós-teste em todas as crianças. Isto deve-se ao facto de apesar de apenas ter existido intervenção com um grupo, as crianças conversarem entre si e explicarem aos colegas o que aprenderam, transmitindo os seus conhecimentos ao restante grupo. No entanto, ao comparar as médias dos dois grupos é possível verificar que as crianças que realizaram o projeto apresentam médias superiores na variável somas.ABSTRACT This report’s purpose is to describe in a reflective, critic and reasoned way the Supervised Professional Practice done in the Preschool Education Master’s Degree, with emphasis in the context of Kindergarten, in which the intentions defined for the pedagogical action are showed. The goal of the intervention study that was done was to verify the impact of using robots in the development of basic skills, in a kindergarten’s class. The effects of the intervention were evaluated considering the children’s ability to (i) identify numbers and letters; (ii) demonstrate graph perceptive skills; (iii) name figures and colours; and (iv) perform sums. Is this study participated eighteen children attending a kindergarten of the public network, which were divided into two groups according to their preference to participate or not in the robotics project, the intervention group and the control group. Both groups were formed by and equal number of children, the difference being that the intervention group’s children participated in a project developed considering the Work by Project Methodology. The achieved results reveal a significant progression between the pre-test and the post-test in all the children. That is because even though the intervention only existed with one group, the children talk with each other and they explained to one another what they learned, transmitting their knowledge to the rest of the group. However, comparing the means of the two groups it’s possible to verify that the children that were involved in the project show superior means in the sums variable.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de EducaçãoRosa, JoãoRCIPLCavaco, Ana Júlia de Gouveia Jorge2018-02-01T10:18:42Z2017-04-072017-04-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8007TID:201823713porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:54:51Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:51.073753Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da robótica no desenvolvimento de aprendizagens básicas
title O papel da robótica no desenvolvimento de aprendizagens básicas
spellingShingle O papel da robótica no desenvolvimento de aprendizagens básicas
Cavaco, Ana Júlia de Gouveia Jorge
Robótica
Robôs
Aprendizagem
Robotics
Robots
Learning
title_short O papel da robótica no desenvolvimento de aprendizagens básicas
title_full O papel da robótica no desenvolvimento de aprendizagens básicas
title_fullStr O papel da robótica no desenvolvimento de aprendizagens básicas
title_full_unstemmed O papel da robótica no desenvolvimento de aprendizagens básicas
title_sort O papel da robótica no desenvolvimento de aprendizagens básicas
author Cavaco, Ana Júlia de Gouveia Jorge
author_facet Cavaco, Ana Júlia de Gouveia Jorge
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, João
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavaco, Ana Júlia de Gouveia Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Robótica
Robôs
Aprendizagem
Robotics
Robots
Learning
topic Robótica
Robôs
Aprendizagem
Robotics
Robots
Learning
description Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-07
2017-04-07T00:00:00Z
2018-02-01T10:18:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8007
TID:201823713
url http://hdl.handle.net/10400.21/8007
identifier_str_mv TID:201823713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133429531410432