Ensino de filosofia e pedagogia das competências : análise da proposta curricular do Estado de São Paulo a partir da pedagogia histórico-crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620128 |
Resumo: | Orientador: Renê José Trentin Silveira |
id |
UNICAMP-30_6a11c0efdfc94d0fe08fbd13da5353a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::905978 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de filosofia e pedagogia das competências : análise da proposta curricular do Estado de São Paulo a partir da pedagogia histórico-críticaPhilosophy teaching and pedagogy of competences : analysis of the curricular proposal of the State of São Paulo from the historical-critical pedagogyPedagogia críticaPedagogia das competênciasProposta curricularFilosofia - Ensino médioCritical pedagogyPedagogy of competencesProposed curriculumPhilosophy - High schoolOrientador: Renê José Trentin SilveiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa tem como objetivo a compreensão da pedagogia das competências, na perspectiva de Philippe Perrenoud, e da Proposta Curricular do ensino de Filosofia do estado de São Paulo, lançada em 2008, a qual, acredita-se, tem na primeira uma de suas bases teóricas. Para a crítica de ambas, toma-se como principal referencial teórico a pedagogia histórico-crítica, formulada por Dermeval Saviani. Tal escolha se justifica pelo caráter contra-hegemônico desta pedagogia, o que a torna um instrumento adequado para a análise crítica da pedagogia das competências que, por sua vez, caracteriza-se como uma pedagogia hegemônica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada a partir do exame da literatura levantada sobre o tema e, também, de documentos oficiais, tanto federais quanto estaduais, com destaque para aqueles relacionados à Proposta Curricular do estado de São Paulo e ao ensino de Filosofia de um modo geral. Quanto aos resultados obtidos, pode-se afirmar que, a pedagogia das competências, assim como da Proposta Curricular de Filosofia do estado de São Paulo, podem ser enquadradas no rol das chamadas ?teorias não-críticas da educação? (SAVIANI, 2009). Isso porque ambas creditam à escola a responsabilidade por resolver certas mazelas da sociedade capitalista, sem que, para isso, considerem necessário transformar estruturalmente essa sociedade. A saída, segundo tais teorias, estaria na preparação dos alunos para o mercado de trabalho, tornando-os mais produtivos, competitivos e empregáveis, mediante o oferecimento de uma educação que prioriza a construção de competências em detrimento da transmissão dos conhecimentos historicamente construídos pela humanidade. Desse modo, constata-se que tanto a pedagogia das competências quanto a Proposta Curricular do estado de São Paulo demonstra a presença de um discurso neoliberal e idealista, com único intuito de atender às exigências do mercado capitalista.Abstract: This research aims understanding the pedagogy of competences, from the perspective of Philippe Perrenoud and the teaching of the Proposed Philosophy Curriculum of the state of São Paulo, launched in 2008, which, it is believed to have in the former one of its theoretical basis. For the critique of both perspectives, it is taken the historical-critical pedagogy, made by Dermeval Saviani, as the main referential theory. This choice is justified by the counter-hegemony nature of that pedagogy, what makes it a suitable tool for the pedagogy of competences critical analysis, which, on the other hand, is characterized as a hegemonic pedagogy. It is about a bibliographic research conducted by examining the literature on the topic raised and, also, both federal and state records, especially those related to the Proposed Curriculum of the State of São Paulo and the Philosophy teaching in general. Regarding the results, it can be asserted that the pedagogy of competences, as well as the proposed curriculum of Philosophy of the State of São Paulo, can be framed in the list of so-called ?non-critical theories of education? (Saviani, 2009). It happens because both attribute to school the responsibility for solving some ills of capitalist society, without considering necessary to transform structurally this society. The way out, according such theories, would be in the preparation of the students to the job market, making them more productive, competitive and employable, by offering an education which emphasizes the construction of the competencies in detriment of the transmission of knowledge historically built by mankind. Thus, it appears that both the pedagogy of competences and the Proposed Curriculum of the State of São Paulo demonstrate the presence of a neoliberal and idealistic discourse, with the only purpose of achieving the requirements of the capitalist market.MestradoFilosofia e História da EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Silveira, Renê José Trentin, 1963-Sanfelice, José LuísAlves, Dalton JoseUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAmaral, Manoel Francisco do, 1969-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf172 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620128AMARAL, Manoel Francisco do. Ensino de filosofia e pedagogia das competências: análise da proposta curricular do Estado de São Paulo a partir da pedagogia histórico-crítica. 2013. 172 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620128. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/905978porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:58:00Zoai::905978Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de filosofia e pedagogia das competências : análise da proposta curricular do Estado de São Paulo a partir da pedagogia histórico-crítica Philosophy teaching and pedagogy of competences : analysis of the curricular proposal of the State of São Paulo from the historical-critical pedagogy |
title |
Ensino de filosofia e pedagogia das competências : análise da proposta curricular do Estado de São Paulo a partir da pedagogia histórico-crítica |
spellingShingle |
Ensino de filosofia e pedagogia das competências : análise da proposta curricular do Estado de São Paulo a partir da pedagogia histórico-crítica Amaral, Manoel Francisco do, 1969- Pedagogia crítica Pedagogia das competências Proposta curricular Filosofia - Ensino médio Critical pedagogy Pedagogy of competences Proposed curriculum Philosophy - High school |
title_short |
Ensino de filosofia e pedagogia das competências : análise da proposta curricular do Estado de São Paulo a partir da pedagogia histórico-crítica |
title_full |
Ensino de filosofia e pedagogia das competências : análise da proposta curricular do Estado de São Paulo a partir da pedagogia histórico-crítica |
title_fullStr |
Ensino de filosofia e pedagogia das competências : análise da proposta curricular do Estado de São Paulo a partir da pedagogia histórico-crítica |
title_full_unstemmed |
Ensino de filosofia e pedagogia das competências : análise da proposta curricular do Estado de São Paulo a partir da pedagogia histórico-crítica |
title_sort |
Ensino de filosofia e pedagogia das competências : análise da proposta curricular do Estado de São Paulo a partir da pedagogia histórico-crítica |
author |
Amaral, Manoel Francisco do, 1969- |
author_facet |
Amaral, Manoel Francisco do, 1969- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silveira, Renê José Trentin, 1963- Sanfelice, José Luís Alves, Dalton Jose Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Manoel Francisco do, 1969- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia crítica Pedagogia das competências Proposta curricular Filosofia - Ensino médio Critical pedagogy Pedagogy of competences Proposed curriculum Philosophy - High school |
topic |
Pedagogia crítica Pedagogia das competências Proposta curricular Filosofia - Ensino médio Critical pedagogy Pedagogy of competences Proposed curriculum Philosophy - High school |
description |
Orientador: Renê José Trentin Silveira |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620128 AMARAL, Manoel Francisco do. Ensino de filosofia e pedagogia das competências: análise da proposta curricular do Estado de São Paulo a partir da pedagogia histórico-crítica. 2013. 172 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620128. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620128 |
identifier_str_mv |
AMARAL, Manoel Francisco do. Ensino de filosofia e pedagogia das competências: análise da proposta curricular do Estado de São Paulo a partir da pedagogia histórico-crítica. 2013. 172 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620128. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/905978 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 172 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189096758706176 |