Limites e contradições da cidadania na sociedade capitalista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Newton [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072010000100006
http://hdl.handle.net/11449/29201
Resumo: O artigo defende o argumento de que a lógica objetiva das relações sociais capitalistas opõe-se ao desenvolvimento da moral e da cidadania. Também argumenta que a cidadania é uma representação idealizada que não tem força para superar a alienação das relações sociais, que têm o dinheiro como mediação universal em nossa sociedade. Por fim, o artigo analisa criticamente a proposta curricular do Estado de São Paulo para o ensino de filosofia no Ensino Médio, a qual tem como referência a pedagogia das competências.
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spelling Limites e contradições da cidadania na sociedade capitalistaLimits and contradictions of citizenship in a capitalist societycidadaniaensino de filosofiaEnsino Médiopedagogia das competênciascitizenshipphilosophy teachinghigh schoolpedagogy of competencesO artigo defende o argumento de que a lógica objetiva das relações sociais capitalistas opõe-se ao desenvolvimento da moral e da cidadania. Também argumenta que a cidadania é uma representação idealizada que não tem força para superar a alienação das relações sociais, que têm o dinheiro como mediação universal em nossa sociedade. Por fim, o artigo analisa criticamente a proposta curricular do Estado de São Paulo para o ensino de filosofia no Ensino Médio, a qual tem como referência a pedagogia das competências.This paper expresses the argument that the capitalist social relationships are oppositional to the development of morality and citizenship. It also brings the argument that citizenship is an idealized representation with no power to overcome the alienation of social relationships that are universally mediated by money in our society. Finally, the paper critically analyzes the fact that the pedagogy of competences is the main theoretical reference of the philosophy teaching curriculum in the São Paulo state high school system.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Psicologia da EducaçãoGrupo de Pesquisa 'Estudos Marxistas em EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Psicologia da EducaçãoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Grupo de Pesquisa 'Estudos Marxistas em EducaçãoDuarte, Newton [UNESP]2014-05-20T15:14:28Z2014-05-20T15:14:28Z2010-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article75-87application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072010000100006Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 21, n. 1, p. 75-87, 2010.0103-7307http://hdl.handle.net/11449/2920110.1590/S0103-73072010000100006S0103-73072010000100006S0103-73072010000100006.pdf2161593951236436SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T14:25:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/29201Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:15:13.582007Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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