O pianismo de Ronaldo Miranda em seu Concerto para Piano e Orquestra (1983)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Umbelino, Laura Moraes, 1988
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635319
Resumo: Orientador: Mauricy Matos Martin
id UNICAMP-30_6a33e18f8f7ab00154cf85d771145be1
oai_identifier_str oai::1079616
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O pianismo de Ronaldo Miranda em seu Concerto para Piano e Orquestra (1983)Ronaldo Miranda's pianism in his Concerto for Piano and Orchestra (1983)Miranda, Ronaldo, 1948-Interpretação pianísticaConcertos (Piano)Miranda, RonaldoPianistic interpretationConcert for pianoOrientador: Mauricy Matos MartinTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A tese tem como objeto o Concerto para Piano e Orquestra (1983) de Ronaldo Miranda (1948) e, como objetivo, a investigação do pianismo caracterizado pelas peculiaridades rítmicas, melódicas e tímbricas. Organizada em três capítulos, a tese contou com aporte teórico para se pensar a interpretação, a performance e seus elementos pertinentes (ritmo, timbre, harmonia, dinâmica e articulação), a análise musical, o idiomatismo, o pianismo e a relação colaborativa entre intérprete e compositor. Lançou mão de traços biográficos do compositor, mediante suas quatro fases criativas (modal/brasileira, atonal, neotonal e mista), com destaque à sua produção com piano. A análise pormenorizada de cada um dos movimentos (Tenso, Grave e Lúdico) sob o prisma interpretativo de elementos basilares (ritmo, melodia, harmonia), salientou efeitos sonoros ricos, que demandam do performer uma pesquisa quanto à utilização das texturas, timbres, dinâmica, articulações/toques e pedalização. O pianismo de Ronaldo Miranda no Concerto para Piano e Orquestra anuncia a maneira que o compositor abordará o instrumento em peças futuras, caracterizando-se como obra representativa. Visto a necessidade da pesquisa em performance musical não ficar confinada ao espaço acadêmico, foi disponibilizada, como produto de pesquisa, a gravação em vídeo do concerto realizado no dia 15 de abril de 2018, em Goiânia, com a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, sob a regência de Thiago Santos e solo da pianista Laura Umbelino. Foi, ainda, anexada uma tabela a partir do levantamento geral dos compositores brasileiros ou naturalizados que contribuíram para o gênero concertante para piano e orquestra, entre 1890 e 1986, perfazendo 94 anos de músicaAbstract: The thesis aims at the Concerto for Piano and Orchestra (1983) by Ronaldo Miranda (1948) and, as objective, the investigation of pianism characterized by rhythmic, melodic and timbral peculiarities. Organized in three chapters, the thesis had a theoretical contribution to think about the interpretation, the performance and its pertinent elements (rhythm, timbre, harmony, dynamics and articulation), musical analysis, Linguistic, pianism and the collaborative relationship between interpreter and composer. He used biographical traits of the composer, through his four creative phases (modal/Brazilian, atonal, neotonal and mixed), with emphasis on his piano production. The detailed analysis of each movement (Tenso, Grave and Lúdico) under the prism of basic elements (rhythm, melody, harmony) emphasized rich sound effects, which demand of the performer a research on the use of textures, timbres, dynamics , joints / touches and pedaling. The pianism of Ronaldo Miranda in the Concerto for Piano and Orchestra announces the way that the composer will approach the instrument in future pieces, characterizing itself as representative work. Considering the need for musical performance research not to be confined to academic space, a video recording of the concert held on April 15, 2018, in Goiânia, with the Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, was made available as a research product. the regency of Thiago Santos and solo of the pianist Laura Umbelino. Also includes a table with a general survey of Brazilian or naturalized Brazilian composers who contributed to the genre of piano and orchestra between 1890 and 1986, making 94 years of musicDoutoradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaDoutora em MúsicaCAPES1662620, 88882.180234/2018-01[s.n.]Martin, Mauricy Matos, 1955-Fiorini, Carlos FernandoAlmeida, Alexandre ZamithCarneiro, Gyovana de CastroRosa, Robervaldo LinharesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASUmbelino, Laura Moraes, 198820182018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (182[200] p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635319UMBELINO, Laura Moraes. O pianismo de Ronaldo Miranda em seu Concerto para Piano e Orquestra (1983). 2018. 1 recurso online (182[200] p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635319. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1079616Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-01T17:16:02Zoai::1079616Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-07-01T17:16:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O pianismo de Ronaldo Miranda em seu Concerto para Piano e Orquestra (1983)
Ronaldo Miranda's pianism in his Concerto for Piano and Orchestra (1983)
title O pianismo de Ronaldo Miranda em seu Concerto para Piano e Orquestra (1983)
spellingShingle O pianismo de Ronaldo Miranda em seu Concerto para Piano e Orquestra (1983)
Umbelino, Laura Moraes, 1988
Miranda, Ronaldo, 1948-
Interpretação pianística
Concertos (Piano)
Miranda, Ronaldo
Pianistic interpretation
Concert for piano
title_short O pianismo de Ronaldo Miranda em seu Concerto para Piano e Orquestra (1983)
title_full O pianismo de Ronaldo Miranda em seu Concerto para Piano e Orquestra (1983)
title_fullStr O pianismo de Ronaldo Miranda em seu Concerto para Piano e Orquestra (1983)
title_full_unstemmed O pianismo de Ronaldo Miranda em seu Concerto para Piano e Orquestra (1983)
title_sort O pianismo de Ronaldo Miranda em seu Concerto para Piano e Orquestra (1983)
author Umbelino, Laura Moraes, 1988
author_facet Umbelino, Laura Moraes, 1988
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martin, Mauricy Matos, 1955-
Fiorini, Carlos Fernando
Almeida, Alexandre Zamith
Carneiro, Gyovana de Castro
Rosa, Robervaldo Linhares
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Umbelino, Laura Moraes, 1988
dc.subject.por.fl_str_mv Miranda, Ronaldo, 1948-
Interpretação pianística
Concertos (Piano)
Miranda, Ronaldo
Pianistic interpretation
Concert for piano
topic Miranda, Ronaldo, 1948-
Interpretação pianística
Concertos (Piano)
Miranda, Ronaldo
Pianistic interpretation
Concert for piano
description Orientador: Mauricy Matos Martin
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635319
UMBELINO, Laura Moraes. O pianismo de Ronaldo Miranda em seu Concerto para Piano e Orquestra (1983). 2018. 1 recurso online (182[200] p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635319. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635319
identifier_str_mv UMBELINO, Laura Moraes. O pianismo de Ronaldo Miranda em seu Concerto para Piano e Orquestra (1983). 2018. 1 recurso online (182[200] p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635319. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1079616
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (182[200] p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189137518952448