Um estudo das tendencias em teses e dissertações brasileiras sobre o laboratorio didatico de fisica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvarenga, Rodrigo Gontijo de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600319
Resumo: Orientador: Dirceu da Silva
id UNICAMP-30_6bb2acf0ee6fd03cef5492e9aa4f30f1
oai_identifier_str oai::344703
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Um estudo das tendencias em teses e dissertações brasileiras sobre o laboratorio didatico de fisicaLaboratórios de físicaDidáticaFísica - Estudo e ensinoTrabalhoOrientador: Dirceu da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Nesta pesquisa, analisamos trabalhos acadêmicos sobre o laboratório didático de Física. Mais especificamente, investigamos a possibilidade de existir algum tipo de tendência ao longo do tempo em dissertações e teses defendidas no Brasil, nas últimas três décadas, que de uma forma ou de outra, abordam o tema laboratório didático de Física. Para isso, tomamos uma amostra composta por 17 trabalhos: 15 dissertações e 2 teses que abordavam esta temática. Estes trabalhos foram analisados qualitativamente buscando identificar as seguintes categorias: Objetivo da pesquisa; Metodologia de pesquisa; Nível de ensino e Conclusões. Tal análise mostrou haver entre os autores a busca por novas metodologias de ensino de laboratório, bem como a comparação com as já existentes, como uma proposta de solução para os problemas de ensino e aprendizagem de Física. Observamos ainda uma forte queda no número desses trabalhos a partir da década de noventa. Tal fato é explicado a partir do advento do paradigma construtivista que coloca o laboratório didático de Física como um recurso coerentemente integrado no processo de ensino e aprendizagemAbstract: This research focuses on the analysis of academic papers on physics didactic laboratories, more specifically; we have looked into the possibility of the existence of some kind of tendency throughout the time on essays and theses presented in Brazil in the last decades, which in a way or another, focus the subject of physics didactic laboratory. To do so, we considered a sample of 17 papers: 15 essays and 2 theses that focused this subject. These works were qualitatively analyzed in search of an identification of the following categories: Research/Objective Issue; Research Methodology; Teaching Level and Conclusion. This analysis has showed there are a search for new teaching methodologies on laboratories among these authors and also a searching on comparisons among the existent ones as a solution for the problems of physics teaching and learning. We also noticed a strong decline on the number of papers dated back to the 1990's. This is due to the advent of constructivism paradigm, which places physics didactic laboratories as a coherent integrated source on learning teaching processMestradoEducação, Ciência e TecnologiaMestre em Educação[s.n.]Silva, Dirceu da, 1957-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlvarenga, Rodrigo Gontijo de20052005-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf181 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600319ALVARENGA, Rodrigo Gontijo de. Um estudo das tendencias em teses e dissertações brasileiras sobre o laboratorio didatico de fisica. 2005. 181 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600319. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/344703porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:14:08Zoai::344703Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:14:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo das tendencias em teses e dissertações brasileiras sobre o laboratorio didatico de fisica
title Um estudo das tendencias em teses e dissertações brasileiras sobre o laboratorio didatico de fisica
spellingShingle Um estudo das tendencias em teses e dissertações brasileiras sobre o laboratorio didatico de fisica
Alvarenga, Rodrigo Gontijo de
Laboratórios de física
Didática
Física - Estudo e ensino
Trabalho
title_short Um estudo das tendencias em teses e dissertações brasileiras sobre o laboratorio didatico de fisica
title_full Um estudo das tendencias em teses e dissertações brasileiras sobre o laboratorio didatico de fisica
title_fullStr Um estudo das tendencias em teses e dissertações brasileiras sobre o laboratorio didatico de fisica
title_full_unstemmed Um estudo das tendencias em teses e dissertações brasileiras sobre o laboratorio didatico de fisica
title_sort Um estudo das tendencias em teses e dissertações brasileiras sobre o laboratorio didatico de fisica
author Alvarenga, Rodrigo Gontijo de
author_facet Alvarenga, Rodrigo Gontijo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Dirceu da, 1957-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvarenga, Rodrigo Gontijo de
dc.subject.por.fl_str_mv Laboratórios de física
Didática
Física - Estudo e ensino
Trabalho
topic Laboratórios de física
Didática
Física - Estudo e ensino
Trabalho
description Orientador: Dirceu da Silva
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-02-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600319
ALVARENGA, Rodrigo Gontijo de. Um estudo das tendencias em teses e dissertações brasileiras sobre o laboratorio didatico de fisica. 2005. 181 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600319. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
ALVARENGA, Rodrigo Gontijo de. Um estudo das tendencias em teses e dissertações brasileiras sobre o laboratorio didatico de fisica. 2005. 181 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600319. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/344703
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
181 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188925516808192