A presença cenica na obra de Antonio Nobrega
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593223 |
Resumo: | Orientador: José Roberto Zan |
id |
UNICAMP-30_6c3b59ac176cd083c1b9da78b4c76a7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::271587 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A presença cenica na obra de Antonio NobregaNóbrega, Antônio, 1952-Artes cênicasPerformance (Arte)Orientador: José Roberto ZanDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Este trabalho busca um entendimento acerca da presença cênica na obra de Antônio Nóbrega, desde o plano material dos elementos de representação presentes na música, na dança, na teatralidade, até a dimensão simbólica que tais elementos refletem. A dissertação inicia-se com a conceituação da presença cênica como representação da realidade, partindo da idéia das ações fisicas como elemento transformador da realidade e criador de espaço simbólico, criando um jogo de representação que revela o universo estético do artista. Em seguida desenvolve-se uma breve biografia de Nóbrega, que passa pelo Movimento Armorial, analisando e procurando revelar o universo estético que está na base da formação do artista. Sob o prisma conceitual da presença cênica e do contexto histórico no qual se enquadra o artista, segue-se uma análise do espetáculo Madeira Que Cupim Não Róe, buscando um esclarecimento das relações entre a música, a dança e a teatralidade presentes no espetáculo e na atuação do artista. Por fim há uma análise do jogo de representação presente na obra, a unidade de discurso, sua relação com a arte popular e o processo criativoAbstract: This work search an understanding concerning the scenic presence in Antônio Nóbrega's work, from the material plan of the present representation elements in the music, in the dance, or in the theatricality, until the symbolic dimension that such elements contemplate. The dissertation begins with the conception of the scenic presence as representation of the reality, leaving of the idea of the physical actions as element transformer of the realityand creator of symbolic space, producing like this a representation game that reveals the artist's aesthetic universe. Soon afterwards the research present an abbreviation biography of Nóbrega, that goes by the Armorial Movement, analyzing and trying to reveal the aesthetic universe that it is in the base of the artisfs formation. Under the conceptual prism of the scenic presence and of the historical context in which the artist is framed, an analysis of the show "Madeira que Cupim Não Róe", looking for an explanation of the relationships among the music, the dance and the present theatricality in the show and in the artist's performance. Finally an analysis ofthe game ofpresent representation in the work, the unit of speech, the relationship with the popular art and the creative processO exemplar da biblioteca do IA (tombo 52229) acompanha 1 CD-ROMMestradoMestre em Artes[s.n.]Zan, José Roberto, 1948-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em ArtesUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASHaddad, Luiz Naim20022002-11-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf220 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593223HADDAD, Luiz Naim. A presença cenica na obra de Antonio Nobrega. 2002. 220 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593223. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/271587porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-16T11:10:48Zoai::271587Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-05-16T11:10:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A presença cenica na obra de Antonio Nobrega |
title |
A presença cenica na obra de Antonio Nobrega |
spellingShingle |
A presença cenica na obra de Antonio Nobrega Haddad, Luiz Naim Nóbrega, Antônio, 1952- Artes cênicas Performance (Arte) |
title_short |
A presença cenica na obra de Antonio Nobrega |
title_full |
A presença cenica na obra de Antonio Nobrega |
title_fullStr |
A presença cenica na obra de Antonio Nobrega |
title_full_unstemmed |
A presença cenica na obra de Antonio Nobrega |
title_sort |
A presença cenica na obra de Antonio Nobrega |
author |
Haddad, Luiz Naim |
author_facet |
Haddad, Luiz Naim |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zan, José Roberto, 1948- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Artes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Haddad, Luiz Naim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nóbrega, Antônio, 1952- Artes cênicas Performance (Arte) |
topic |
Nóbrega, Antônio, 1952- Artes cênicas Performance (Arte) |
description |
Orientador: José Roberto Zan |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002-11-11T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593223 HADDAD, Luiz Naim. A presença cenica na obra de Antonio Nobrega. 2002. 220 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593223. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593223 |
identifier_str_mv |
HADDAD, Luiz Naim. A presença cenica na obra de Antonio Nobrega. 2002. 220 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593223. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/271587 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 220 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188878082375680 |