A presença cenica na obra de Antonio Nobrega

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haddad, Luiz Naim
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593223
Resumo: Orientador: José Roberto Zan
id UNICAMP-30_6c3b59ac176cd083c1b9da78b4c76a7a
oai_identifier_str oai::271587
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A presença cenica na obra de Antonio NobregaNóbrega, Antônio, 1952-Artes cênicasPerformance (Arte)Orientador: José Roberto ZanDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Este trabalho busca um entendimento acerca da presença cênica na obra de Antônio Nóbrega, desde o plano material dos elementos de representação presentes na música, na dança, na teatralidade, até a dimensão simbólica que tais elementos refletem. A dissertação inicia-se com a conceituação da presença cênica como representação da realidade, partindo da idéia das ações fisicas como elemento transformador da realidade e criador de espaço simbólico, criando um jogo de representação que revela o universo estético do artista. Em seguida desenvolve-se uma breve biografia de Nóbrega, que passa pelo Movimento Armorial, analisando e procurando revelar o universo estético que está na base da formação do artista. Sob o prisma conceitual da presença cênica e do contexto histórico no qual se enquadra o artista, segue-se uma análise do espetáculo Madeira Que Cupim Não Róe, buscando um esclarecimento das relações entre a música, a dança e a teatralidade presentes no espetáculo e na atuação do artista. Por fim há uma análise do jogo de representação presente na obra, a unidade de discurso, sua relação com a arte popular e o processo criativoAbstract: This work search an understanding concerning the scenic presence in Antônio Nóbrega's work, from the material plan of the present representation elements in the music, in the dance, or in the theatricality, until the symbolic dimension that such elements contemplate. The dissertation begins with the conception of the scenic presence as representation of the reality, leaving of the idea of the physical actions as element transformer of the realityand creator of symbolic space, producing like this a representation game that reveals the artist's aesthetic universe. Soon afterwards the research present an abbreviation biography of Nóbrega, that goes by the Armorial Movement, analyzing and trying to reveal the aesthetic universe that it is in the base of the artisfs formation. Under the conceptual prism of the scenic presence and of the historical context in which the artist is framed, an analysis of the show "Madeira que Cupim Não Róe", looking for an explanation of the relationships among the music, the dance and the present theatricality in the show and in the artist's performance. Finally an analysis ofthe game ofpresent representation in the work, the unit of speech, the relationship with the popular art and the creative processO exemplar da biblioteca do IA (tombo 52229) acompanha 1 CD-ROMMestradoMestre em Artes[s.n.]Zan, José Roberto, 1948-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em ArtesUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASHaddad, Luiz Naim20022002-11-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf220 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593223HADDAD, Luiz Naim. A presença cenica na obra de Antonio Nobrega. 2002. 220 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593223. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/271587porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-16T11:10:48Zoai::271587Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-05-16T11:10:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A presença cenica na obra de Antonio Nobrega
title A presença cenica na obra de Antonio Nobrega
spellingShingle A presença cenica na obra de Antonio Nobrega
Haddad, Luiz Naim
Nóbrega, Antônio, 1952-
Artes cênicas
Performance (Arte)
title_short A presença cenica na obra de Antonio Nobrega
title_full A presença cenica na obra de Antonio Nobrega
title_fullStr A presença cenica na obra de Antonio Nobrega
title_full_unstemmed A presença cenica na obra de Antonio Nobrega
title_sort A presença cenica na obra de Antonio Nobrega
author Haddad, Luiz Naim
author_facet Haddad, Luiz Naim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zan, José Roberto, 1948-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Artes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Haddad, Luiz Naim
dc.subject.por.fl_str_mv Nóbrega, Antônio, 1952-
Artes cênicas
Performance (Arte)
topic Nóbrega, Antônio, 1952-
Artes cênicas
Performance (Arte)
description Orientador: José Roberto Zan
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002-11-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593223
HADDAD, Luiz Naim. A presença cenica na obra de Antonio Nobrega. 2002. 220 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593223. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593223
identifier_str_mv HADDAD, Luiz Naim. A presença cenica na obra de Antonio Nobrega. 2002. 220 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593223. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/271587
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
220 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188878082375680